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| Foto: Divulgação/BMW.com |
O DTM chegou a Itália para a terceira etapa do campeonato. Uma etapa que contou com a participação de Andrea Dovizioso, piloto da Ducati na MotoGP, que foi convidado para substituir Pietro Fittipaldi, que teria compromissos na Fórmula 1 com a Haas no Canadá, porém, na semana da etapa Italiana Jamie Green, piloto do Team Rosberg foi internado devido a uma crise de apendicite, fazendo com que a equipe chamasse Pietro Fittipaldi às pressas.
O grid de largada para a 5ª corrida do campeonato teve o então vice colocado René Rast na Pole Position, seguido de Jonathan Aberdein da WRT, na segunda fila mais dois Audis com Loic Duval e Robin Frijns, em 5º Sheldon Van der Linde e em 6º Bruno Spengler. Líder do campeonato, Eng largou em 7º, Pietro Fittipaldi em 11º, Dovizioso em 15º e Wittmann , que não teve tempo de volta na classificação, largou da última colocação.
Rast largou sem problemas, continuando na liderança seguido por Duval, Spengler largou muito bem e avançou para a terceira colocação, e Aberdein que largou em segundo, ocupava a 4ª colocação. Na primeira volta, Wittmann e Habsburg optaram por fazer seus pitstops obrigatórios, apostando em safety car ou em uma estratégia de duas paradas, e na terceira volta Joel Eriksson perdeu potência e foi obrigado a abandonar a prova, e o Safety Car foi chamado.
Na relargada Van der Linde foi bem agressivo para cima de Bruno Spengler, mas o experiente canadense se recuperou contra o novato. O fundo do pelotão estava competitivo, Fittipaldi, Dovizioso, Wittmann, Habsburg batalhando para se separarem e chegarem no pelotão mais à frente. Van der Linde e Spengler continuavam batalhando até a volta 13, quando Van der Linde optou por adiantar seu pitstop em relação a spengler que pararia duas voltas mais tarde, e deu certo, o sul africano retornou a frente do canadense e assim se mantiveram até o fim.
Na 16ª volta em com cerca de 30 minutos mais 3 voltas para o fim, Renè Rast realizou a sua troca de pneus e foi avisado por seu engenheiro que ele era o líder "virtual", só competiria com Wittmann que estava 20 segundos à frente, mas teria que ir até o final com pneus que naquele momento já tinham 15 voltas, o engenheiro de Rast não acreditaria que seu rival conseguiria se sustentar até o final. Na volta seguinte, Duval liderava a prova e realizou seu pitstop, fazendo a liderança da prova cair no colo de Wittmann e coroar a belíssima estratégia da BMW e garantir sua segunda vitória na temporada.
Wittmann cruzou a linha de chegada 8 segundos à frente de Rast, e Duval completou o pódio, Pietro Fittipaldi e Andrea Dovizioso chegaram em 11º e 12º respectivamente.
O campeonato de pilotos possui novo líder, Renè Rast assume a ponta com 7 pontos de vantagem para o novo segundo colocado Marco Wittmann, e o então líder, Phillip Eng se encontra na 3ª colocação, 10 pontos atrás do líder.
Texto: Mauricio Campelo

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