Bom senhores, o texto é para falar um pouco sobre o Conselho do INTER, que logo mais estará passando por eleições para renovação de seu presidente, mesa e principalmente para o Conselho Fiscal que tem papel fundamental para fiscalizar a gestão.
Hoje são aproximadamente 300 sócios Colorados que componham este espaço, esse conselheiros são eleitos em número de 150 a cada dois anos e alguns são considerados vitalícios por várias forma que estão no estatuto do Inter como por serem conselheiros por muitos mandatos e ainda ex-presidentes, que são vários atualmente ocupando por esses critério, mas não saberia dizer quantos.
Atualmente o nobre Sr. Ibsen ocupa o espaço como presidente do Conselho, até aonde sabemos ele pode vir a se candidatar para novamente ocupar esse espaço, não temos como precisar a informação até momento, as inscrições seriam até ontem as 18 horas é possivelmente as chapas podem ser conhecidas ao longo dessa semana.
O a presidência do Conselho Fiscal é ocupado pelo jovem Eduardo Knijnick que não sabemos se vai concorrer ainda novamente ao cargo, então para conhecer um pouco mais sobre esses espaços conseguimos uma entrevista exclusiva com conselheiro @sopadegranada ou conhecido as vezes como Eduardo Fristch, ele nos coloca algumas questões sobre o movimento que participa e que espera do Inter para o futuro próximo.
Escolhemos o Eduardo por ser um novo conselheiro, eleito recentemente na última eleição e por ser uma pessoa conhecida principalmente no twitter e ter fortes opiniões.
Segue a entrevista, lembramos ainda que foram feitas as perguntas por e-mail e por ele respondido.
Bom dia, Caro Eduardo, sou do site “Vai que to te vendo” gostaria de fazer algumas perguntas sobre o Inter, mais especificamente sobre o Conselho e a conjuntura atual que se aproxima da eleição do mesmo.
Sopa de Granada, Símbolo!! |
- Qual o teu nome completo e o movimento pelo qual foi eleito?
Eduardo Fritsch de Moraes, Fui eleito como conselheiro independente pela CHAPA 04. Como a reforma do regimento interno abriu prerrogativa para que presidente do conselho ouvisse os “lideres de movimentos”, tomei a iniciativa de registrar o meu movimento “Movimento do Eu Sozinho Colorado Independente” o qual eu sou líder, para que eu possa ser ouvido pelo clube nos assuntos de relevância para o clube
- Quantas pessoas foram eleitas nas eleições do conselho por esse movimento?
Pela Chapa 04 foram eleitos 31
- Quantos outros movimentos têm idéias afins com vocês?
Há sim, pelo menos 12 movimentos protocolados junto ao clube que defendem as prerrogativas que defendo.
- Quais as proposta no seu entendimento deveriam ser priorizadas no conselho do Inter, hoje?
Reforma do estatuto com participação efetiva do associado que contenha: fim da clausula de barreira para as eleições, proteção à área, patrimonio, formato e sócio do parque gigante, transparência dos atos do conselho, como voto aberto e divulgação de atas ao sócios. Vinculação de percentual obrigatório de investimento do clube na categoria de base, entre outras. São muitas, já que nosso estatuto e o regimento interno do conselho estão com muitas dualidades que prejudicarão o clube no futuro. Este é um primeiro passo, mas podemos concomitantemente tratar de profissionalização do clube, planejamento estratégico de longo prazo, valorização da marca, etc..
- Sabemos que as eleições para Presidente do Conselho Deliberativo e para Conselho fiscal serão realizadas em breve. Em vista disso, Vocês pretendem lançar um nome para Presidente nesses dois espaços importante do Conselho? Vocês apóiam alguém para algum dos cargos?
Apoio integralmente que o conselheiro Sergio Juchem seja o candidato à presidencia do conselho. Mas não há confirmação ainda até o momento se ele concorrerá.
- Vocês foram procurados por outros movimentos para conversar? Por algum da direção?
Não fui procurado
- Se vocês apóiam é existir essa movimentação, vocês diria que é um candidato de oposição dentro do Inter? Que nomes seriam estes?
Hoje, menos de 10% do conselho deliberativo que se enquadra na oposição, o resto quer participação de alguma forma no poder . E não penso em ser candidato a nada.
- Que grupos seriam esses? E de quantos Conselheiros estaríamos falando hoje? Existe chance real de vitória se isso se realizar?
O conceito de vitória é muito relativo. Ganhar uma eleição sob uma bandeira que eu não acredito seria uma derrota. Firmar minha posição e ter atitudes com as quais me comprometi com o sócio colorado que votou na chapa 04, mesmo tendo menos votos no conselho deliberativo, é uma vitória pra mim.
- Quais a tuas perspectivas futuras dentro do Inter?
Que eu possa ajudar o clube, para que o Inter torne-se modelo de gestão no mundo, revelando valores e ganhando titulos a todo o momento, em todas as categorias, tudo isso com planejamento, transparência, participação efetiva do sócio e sustentabilidade.
- Para encerrar, acredita que Inter pode se tornar tri-campeão da Libertadores e no trabalho do técnico ??
Como torcedor sempre acredito, se o Inter entrasse na Champions League, entraria acreditando que dá pra ganhar, pelo coloradismo. Mas, utilizando a razão, o Inter tem uma direção sem norte, planejamento pouco efetivo, departamentos desorganizados e pessoas alheias ao negócio futebol com grandes responsabilidades esportivas. Dentro deste contexto, o treinador não é culpado, e sim vítima de um clube com estrutura, diretoria e organogramas defasados.
Muito Obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário