Nesta quarta-feira, 20 de Maio, a empresa 99Táxis, que gerencia um aplicativo de chamadas de táxis, anunciou oficialmente um acordo com o Corinthians. O novo patrocinador fechou contrato até o final deste ano e terá sua marca estampada nos ombos das camisas do time de futebol profissional.
A parceria será iniciada a partir do jogo contra o Fluminense, no domingo. O valor do novo patrocínio gira em torno de R$ 3,5 milhões. O patrocínio master continua sendo da Caixa Econômica Federal, que paga R$ 30 milhões por ano.
Vale lembrar que em evento recente, a diretoria do Corinthians apresentou a um grupo de empresários todas as propriedades no uniforme da equipe. A região do ombro foi oferecida por R$ 6 milhões ao ano (12 meses de contrato). Com contrato assinado somente no fim de Maio com validade até o fim de 2015, a 99Taxis deve pagar um pouco mais da metade desse valor. Quantia essa que agradou a diretoria alvinegra.
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| Parceria entre 99Táxis e Corinthians renderá R$ 3,5 milhões ao Timão até o final do ano |
Entretanto, nem tudo são flores. Ao anunciar a parceria em seu site oficial, a 99Táxis cometeu uma gafe idêntica à cometida pelo ex-lateral Gustavo Nery. Ao ser contratado pelo Timão, em 2005, ele se disse muito feliz pelo acerto com o "Corinthians Futebol Clube". A recente gafe já gerou piadas nas redes sociais, onde a empresa ganhou o apelido de "99Gafes".
A mensagem enviada à imprensa foi a seguinte:
O Corinthians Futebol Club acaba de fechar seu mais novo patrocínio para os uniformes.
A 99Taxis, aplicativo para chamar táxi em todo o Brasil e que já patrocina Cruzeiro, Botafogo e Sport Recife, estará no ombro do time já no próximo jogo contra o Fluminense, no Maracanã.
O último patrocínio dos mesmos moldes da 99Táxis aconteceu no ano passado, onde a Car System, empresa de monitoramento e rastreamento de veículos via satélite, se tornou patrocinadora corinthiana de Agosto a Dezembro daquele ano.
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| Uniforme do Corinthians na apresentação do patrocinador Car System, em 2014 Foto: Divulgação/Agência Corinthians |
O Coringão ainda continua buscando novas formas de captar recursos para quitar dívidas com alguns atletas. O departamento de marketing ainda pode tentar negociar novos patrocinadores para ocupar os espaços das mangas, barra inferior da camisa e calção. Caso isso aconteça, poderemos voltar a ter um uniforme quase todo estampado por marcas, assim como foi na época de Ronaldo Fenômeno (2009-2010), onde o Corinthians havia fechado parceria em praticamente todo o uniforme: peito, costas, manga, ombro, barra, calção, número e axila.
Vale ressaltar que na Europa é muito comum que as equipes vendam espaços secundários de publicidade em uniformes de treino, de viagem, placas no CT, estádio, site e produtos oficiais, etc, mas não na camisa de jogo. Se por um lado os torcedores mais saudosistas, tradicionais e conservadores reclamam que o uniforme fica feio, que o DNA do Timão se perde, por outro, a saúde financeira do clube consegue respirar sem a ajuda de aparelhos.
E pra você? Vale a pena "leiloar" a camisa em troca de uma gestão financeira mais sólida e linear? Quais medidas os clubes brasileiros podem tomar para que isso não seja uma frequente, pelo menos não grandes clubes?
Vai, Corinthians!


O modelo de gestão dos clubes exige uma busca muito forte em receitas extras para suportar condições contratuais e negociações e patamares financeiros cada vez mais altos; vide o caso Guerrero.
ResponderExcluirabraço
Jorge Jabor