Quarta-feira, dia 13 de Maio de 2015. É hoje! É o dia! Chegou a hora, Fiel Torcida!
Dentro de poucas horas o Corinthians entrará em campo com o objetivo de, novamente, fazer história. Em partida válida pelas oitavas-de-final da Copa Bridgestone Libertadores, o Timão busca inverter um revés de 2 a 0 frente ao jogo de ida, disputado semana passada no Paraguai, contra o Guaraní.
A tarefa não é fácil, porém não é tão difícil assim. O próprio Guaraní, nessa mesma Libertadores, chegou a vencer o Racing, da Argentina, pelos mesmos 2 a 0 em solo paraguaio na fase de grupos e perdeu fora de casa por 5 a 2.
Inspiração é o que não falta. Há exatos 14 anos, o Corinthians conquistava uma virada histórica sobre o Santos, na semifinal do Paulistão de 2001. Qual corinthiano não se lembra daquele gol de Ricardinho aos 47 minutos do segundo tempo, que garantiu o Timão na final?
![]() |
| Há 14 anos anos, Corinthians conquistava virada histórica sobre o Santos. (Foto: Ricardo Corrêa/Placar) |
Quer mais inspiração para hoje à noite? Pois bem, lá vai: na fria tarde de ontem, terça-feira, o Corinthians realizou o último treino preparatório com portões abertos na Arena Corinthians, em Itaquera. Atraiu nada mais, nada menos do que 7.000 torcedores! Com bandeirões e sinalizadores, o público manifestou apoio ao elenco desde o aquecimento.
Fábio Santos, um dos líderes da equipe, concedeu entrevista após as atividades, ainda na Arena Corinthians: "Temos de nos posicionar bem, ter tranquilidade, sem querer ser herói. O torcedor aqui ganha jogo mesmo, nunca tinha jogado num time assim. Não é ladainha aqui, não. Somos fortes aqui na Arena mesmo, contamos com o nosso torcedor. Se for para sofrer, que seja com a vaga depois", disse o lateral-esquerdo. E completou: "a equipe deles jogou muito melhor (a primeira partida), foi mais efetiva, soube entender o jogo e o gramado. Eles foram melhores, agora temos de ser melhores do que eles aqui na Arena".
A escalação corinthiana me preocupa um pouco. O técnico Tite leva a campo: Cássio; Fagner, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf, Elias, Jadson e Renato Augusto; Malcom e Guerrero. Por quê me preocupa? Simples! Pelo fato do Timão entrar com a obrigação de abrir pelo menos quatro gols de vantagem frente o adversário para ficar tranquilo. Acompanhe meu raciocínio:
- Com 1x0 a favor não basta. Temos que fazer mais gols!
- Com 2x0 a favor, teremos pênaltis. Grau de nervosismo que não pretendo passar novamente. Pelo menos não tão cedo.
- Com 3x0 a favor e mesmo jogando muita bola, caso o Guaraní apronte um contra-ataque ou uma bola espirrada na área corinthiana e diminuir o placar, seremos eliminados!
- Somente com 4x0 podemos diminuir o ritmo e cadenciar o jogo.
Na minha cabeça a formação ideal seria com Ralf no banco, somente Elias de volante e Danilo mais à frente. Com o placar a favor, Ralf viraria opção pra segurar o placar, na segunda metade do segundo tempo.
![]() |
| Fiel Torcida compareceu em peso no treino aberto desta terça-feira, na Arena Corinthians. (Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians) |
A verdade é que o Timão joga pela vaga nas quartas-de-final e encara a maior desvantagem em mata-matas da Era Tite. Com a Arena Corinthians lotada, a bola rola a partir das 22h (horário de Brasília), em Itaquera. A curiosidade fica por conta do banco de reservas: Vagner Love, Cristian e Petros sequer foram relacionados. Por outro lado, Mendoza e principalmente Romero são as surpresas. Emerson Sheik, punido pela Conmebol, segue suspenso.
Se Federico Santander, Fernando Fernández e Julián Benítez falaram de mais em entrevistas recentes no Paraguai - disseram que o Guaraní já está classificado e que será lindo calar a Arena Corinthians - só resta o Timão provar o contrário. Serão 90 minutos de tensão, onde os passes terão de ser precisos, os ataques mortais e os chutes certeiros. Enfim, que a sorte esteja a nosso favor e a competência esteja do nosso lado. Vai Corinthians!
Raça, Timão! Você é tradição! Vamos, Corinthians! Esta noite, teremos que ganhar!


VAI CORINTHIANS! ESSA NOITE, TEREMOS QUE GANHAR!!!!
ResponderExcluir