De virada, o Cruzeiro venceu o AtléticoMG por 3x1 no Horto e chegou aos sete pontos no Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o atual Bi Campeão nacional, se encontra na zona intermediária da tabela, e se afasta por hora da zona de perigo. E em contrapartida, o clube celeste se aproxima um pouco mais dos times que estão no pelotão de frente da classificação. Foram apenas sete pontos em quinze disputados, mas com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, o panorama do time se vislumbra de maneira diferente daquele que vimos no pífio primeiro semestre do time.
O título desse texto é bem sugestivo, mas não me leva a irracionalidade de achar que o novo treinador é o mágico do futebol. Vanderlei ao longo do tempo vem apresentando trabalhos questionáveis, como a falta de foco e o egocentrismo que o acompanham pela sua carreira, principalmente nos últimos dez anos. Mas quando o mesmo resolve simplesmente em ser treinador de futebol, ele se diferencia dos demais. Lúcido, explicativo, motivador e "profexô de tática tá xerto", os comandados de Luxa surpreenderam o rival com uma atuação convincente, conquistando dessa maneira uma merecida vitória na casa alugada do adversário.
![]() |
| São apenas dois jogos, mas Luxemburgo com sua experiência começa a implantar a sua filosofia no clube. |
O Cruzeiro teve a cara do treinador, e isso ficou evidente depois do primeiro gol do time adversário. Em outros tempos, o time recuaria, sucumbiria a pressão dos comandados do Levir, e fatalmente perderia o jogo. Mas ontem foi diferente! O time celeste não se destabilizou e continuou a atacar o rival. Jogava ofensivamente e marcando forte o time adversário. No final do primeiro tempo veio a justiça com o gol no fim do primeiro tempo. E justiça maior no segundo no segundo tempo, com os gols de Gabriel Xavier e Marquinhos. Pronto! Estava sacramentado o mito de "caiu no Horto ta morto", e "Eu sei que você treme". No final das contas, a torcida rival, Levir (o previsível) e seus comandados tremeram com a atitude desse novo Cruzeiro.
A vitória foi especial porque quebrou paradigmas. O clima de pré jogo era totalmente favorável ao adversário. Muitos nem cogitavam a possibilidade de empate, pelo contrario, davam a vitória ( e de goleada) do rival como algo certo. Mas o futebol é fantástico porque não é uma ciência exata. Jogadores e Luxemburgo entenderam que o momento era de dar uma resposta á altura da tradição do clube, e nada melhor que ganhar de virada, e jogando bem. Foi um jogo memorável porque depois de dois anos, o Cruzeiro de fato entrou pra vencer o clássico. E venceu!
Que a vitória sirva de injeção de ânimo para esse novo Cruzeiro nas mãos do Luxa. A equipe ainda precisa de reforços, e de uma diretoria e presidente que trabalhem em sintonia. Mudanças estruturais precisam acontecer. Mas pelo visto, pelo menos na beira do gramado, o Cruzeiro terá um treinador "mais vibrante" e menos "mão no queixo". Prevejo o Vanderlei tempo tendo o grupo nas mãos em pouquíssimo tempo. Se vai dar certo até o final do ano, eu não posso afirmar, mas só de perceber que não precisava de muita coisa pra vencer o Atlético, e de que quando focado, Vanderlei Luxemburgo entende de futebol, as expectativas são muito boas. Vale a comemoração e a esperança de que estamos vivos no campeonato. Mas precisamos nos reestruturar. Viu Gilvan? Não caia na sua imensa zona de conforto. Queremos e podemos fazer ainda mais!
Abraços China Azul! Não deixem de seguir o @Cruzeiro_VQTTV


Ótima análise. Time tem tudo para crescer. Espero que dê certo essa aposta no Luxa. Belo texto!!
ResponderExcluirObrigado!!! Temos tudo para crescer sim!
ResponderExcluirCharges da Raposa ? Confira ae www.chargesdaraposa.blogspot.com.br - via Marcio Mata
ResponderExcluir