Breaking News

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Clássicos Eternos: Fluminense x Flamengo


Um confronto entre as duas equipes que somam mais títulos em seu estado marcará a 23° rodada do Campeonato Brasileiro 2015. Fluminense e Flamengo entram em campo no próximo domingo, às 16h00, no estádio Mário Filho, o Maracanã e o “Vai Que Tô Te Vendo” lembrará alguns confrontos históricos do clássico mais charmoso do Brasil, o nosso querido FLAFLU. Nesse confronto antigo do futebol e tão acirrado, o Flamengo leva a vantagem de ter o maior número de vitórias em todas as 315 partidas já disputadas, são 112 vitórias para o rubro-negro e 103 vitórias para o tricolor, além de 100 empates.


Fluminense 0 x 5 Flamengo – Campeonato Brasileiro – 02/12/1989

Foi em um Fla x Flu pelo Campeonato Brasileiro, em Juiz de Fora – MG, com 13.783 pagantes e uma goleada Rubro-Negra, que o maior jogador da história do Flamengo vestiu pela última vez o manto sagrado em um jogo oficial. Arthur Antunes Coimbra, para o mundo, Zico; para uma nação, Rei; para outros, um dos maiores carrascos. Com 19 gols, em 44 partidas disputadas, Zico é o maior artilheiro da história do clássico mais charmoso do Brasil. Em uma partida histórica, o Flamengo goleou o adversário por 5x0, com direito a última cobrança perfeita de falta do camisa 10 da Gávea, aos 22’ do primeiro tempo. Pouco antes de deixar o campo, Zico deu assistência preciosa para Renato Gaúcho ampliar o placar aos 4’ do segundo tempo, 2x0. E era o fim de uma lenda nos gramados, Zico entregou a faixa de capitão para Júnior e foi substituído, causando um misto de emoções aos torcedores e acima de tudo, uma eterna gratidão. Zico ainda pôde comemorar os gols de Luiz Carlos, Uidemar e Bijuca fechando a goleada. Obrigado por tudo, Zico do Flamengo! Flamengo do Zico! 

Despedida do Zico (FOTO: Globoesporte.com)



Fluminense: Ricardo Pinto, Alexandre Torres, Edson Mariano, Carlos André e Marcelo Barreto; Vítor, Donizete Oliveira e João Santos, Vander Luís, Sílvio e Franklin.
Flamengo: Zé Carlos, Josimar, Júnior, Rogério e Leonardo. Renato Gaúcho, Bujica, Zico, Zinho, Aílton e Luis Carlos.
Gols: Zico 22’, Renato Gaúcho 4’ 2t, Luiz Carlos 22’ 2t, Uidemar31’ 2t e Bujica 43’ 2t.

Fluminense 4 x 1 Flamengo – Taça Rio 2005

Falar de FlaFlu e não lembrar das aulas de futebol que o pai deu no filho, é impossível. Então achei importante separar este jogo, por ser uma decisão a qual ganhamos em cima deles, algo que é raro no outro lado...

Mas vamos falar do jogo, era um típico domingo carioca no auge dos 40° e o estádio Mario Filho começava a se despedir da presença dos geraldinos – o estádio iria passar por uma reforma e a geral daria lugar às cadeiras. Uma decisão da Taça Rio, o vencedor iria enfrentar o Volta Redonda, na disputa pelo caneco carioca daquele ano e o jogo começou meio morno, com o primeiro tempo passando em branco, vale resaltar que sem sequer ter havido um chute em direção ao gol tricolor. 

Chegou o segundo tempo, e o time comandado por Abel Braga voltou arrasador, logo aos três minutos em cobrança de pênalti, o matador Tuta abriu o placar para o tricolor. O que se viu depois foi uma grande aula de futebol do Fluminense, aos seis minutos Leandro estufou a rede para ampliar o placar – vale ressaltar que Leandro jogava no sacrifício, pois estava com uma clavícula fraturada-, seguido de Alex, que substituiu Leandro, aos 26 minutos e por fim Preto Casagrande transformou o jogo em uma sonora goleada e consagrou a festa tricolor no Maraca lotado, com 74.650 pessoas, aos 29 minutos. 

O time tricolor chegou naquele jogo ao seu nono jogo invicto no campeonato, o qual se consagrou posteriormente o campeão. O campeonato de carioca era a 100° edição e nada mais justo do que o maior e primeiro clube de futebol do Rio, ter se sido o campeão. O time foi apoiado por sua massa que cantou a todo o momento, uma das músicas mais lindas do futebol, "A benção, João de Deus, nosso povo te abraça.", o Papa havia falecido um dia anterior e com certeza deu um abraço de alegria na torcida tricolor que estava no céu!! 

Ops, quase ia me esquecendo... Naquele jogo lindo, houve também um momento pequeno-flamenguista, Zinho em seu último lance como jogador marcou o gol de honra dos derrotados aos 45 do segundo tempo. Mas naquele momento mais nada importava para a torcida e jogadores do Flusão, a festa já estava montada!

Comemoração (FOTO: vexamesdofla.blogspot.com.br)


Fluminense 3 x 5 Flamengo – Taça Guanabara – 31/01/2010

Quinta rodada da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. As duas equipes cariocas haviam vencido na rodada anterior, o que aumentava a expectativa de um bom jogo para os 54.726 torcedores presentes, no Maracanã.  De um lado, o Fluminense não contava com Fred, vetado por uma lesão na panturrilha. Já, de outro, o Flamengo com o seu trio ofensivo, Pet, Vagner Love e Adriano.  Aos 40’ o placar de 2x0 para a equipe tricolor, com gols de Alan e Conca (Pênalti), refletia o domínio tricolor, que anulou completamente o adversário durante o primeiro tempo. Mas, em um FlaxFlu pode acontecer o imponderável e aos 42’, Adriano, de pênalti, diminuiu o placar para o Rubro-Negro, que em seguida, aos 45’ viu sua rede ser balançada pela terceira vez, 3x1. O segundo tempo foi de festa na favela e de silêncio para o outro lado! Antes dos 10’, Vagner Love e Kléberson haviam deixado o clássico empatado 3x3, era o Maracanã se pintando de vermelho e preto. Aos 16’ o Flamengo ficou com um a menos, o jogo ficou aberto e pegou fogo. Aos 44’, o placar marcava 5x3 para o Flamengo, com dois gols de Adriano Imperador e uma virada incrível de fazer qualquer Rubro-Negro se arrepiar até hoje! Uma noite épica para os apaixonados por futebol. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou à liderança do grupo A, com 15 pontos e o Fluminense permaneceu com 12 pontos. 

Flamengo consegue virada espetacular (FOTO: Globoesporte.com)

Fluminense: Rafael, Gum, Cássio (Kieza) e Leandro Euzébio; Mariano, Diguinho, Conca, Everton e Julio Cesar (Marquinho); Maicon (Willians) e Alan. 

Flamengo: Bruno; Fierro (David), Álvaro, Ronaldo Angelim e Juan; Toró, Fernando (Willians), Kleberson e Petkovic (Vinícius Pacheco); Adriano e Vagner Love.

Gols: Alan 14’, Conca 40’, Adriano 42’, Cássio, 45’ do primeiro tempo; Vagner Love 07’, Kleberson 08’, e Adriano 37’ e 44’  do segundo tempo.


Fluminense 1 x 0 Flamengo – Centenário do FlaFlu, Brasileiro de 2012

Quando comecei a pensar em confrontos históricos, a todo o momento me vinha à imagem do gol de barriga naquela final linda no Maraca, mas decidi deixar esse confronto de fora, porque muito já se é falado dele e os flamenguistas devem estar cansados de ser zoados por isso, vou respeita-los. 

Me veio a ideia então, de colocar este confronto histórico, que marca o 100° FLAFLU. Como todo grande jogo, o time vitorioso foi o tricolor, pode ser lembrado o primeiro confronto, a primeira final, o centenário flamenguista e por ai vai. 

O jogo em si, foi de bastante festa antes do apito final, foi criado até uma taça para o confronto, que no final foi dividida entre os dois clubes. O lamento foi este jogo ter sido disputado no Engenhão, o Maracanã estava fechado para reformas da Copa do Mundo, e o público ter sido tão pequeno, para a importância e história do confronto, apenas 38.862 presentes. 

O tricolor, mais uma vez mostrou aos rubro-negros, quem manda no Rio de Janeiro, e logo aos 10 minutos de jogo abriu o placar, no que podemos chamar de um verdadeiro gol de placa de Fred, as más línguas dizem que os Flamenguistas se arrepiam até hoje quando se lembram desta cena. O atacante aproveitou um cruzamento perfeito de trivela do maestro Deco, e emendou um lindo voleio para o gol, culminando no único gol da partida, mas que valeu por dez. 

Os flamenguistas afirmaram que o Flamengo jogou melhor este jogo e houve toda aquela ladainha de perdedor, mas a verdade que o time que mais se aproximou de um gol, foi o Flu em um lance com Thiago Neves, aquele do créu lembra? Mas ai também já é outro jogo..., as 34 do segundo tempo. 

É importante ressaltar que esta vitória, foi uma das 22 vitórias do Flu no campeonato Brasileiro de 2012, o qual nos consagrou tetracampeões!! Obrigado Flamengo, nós não seriamos os mesmos sem o nosso eterno freguês!!

Comemoração tricolor (Foto: esporte.ig.com.br)


Saudações Tricolores e Saudações Rubro-Negras! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário