"Pero hay un sueño que aun me queda por lograr
Ya falta menos y nada me puede parar
Yo te prometo que muy pronto volveremos
A levantar los escalones en Boedo...♫"
Créditos:
A letra acima, é cantada em praticamente todos os jogos do Club Atlético San Lorenzo de Almagro, ou simplesmente San Lorenzo, por sua famosa "hinchada" (La Gloriosa Butteler), "volver" a Boedo (bairro que ganhou esse nome em homenagem a Mariano Boedo, uma das figuras do movimento independentista argentino) é um sonho próximo de se realizar como fala a letra, mas e porque "Los Cuervos" não jogam em seu bairro?
Pois bem, vamos entender melhor essa história.
O San Lorenzo fundado em 1908, no bairro de Almagro, na cidade de Buenos Aires, começou a escrever uma das histórias mais bonitas do futebol argentino em 1916, quando inaugurou o lendário estádio "El Gasómetro", no bairro de Boedo.
Porém, cercado de dívidas e em meio a um governo militar na Argentina, o clube se viu obrigado a vender o terreno que abrigava seu místico estádio, tempos depois as terras foram adquiridas pela empresa francesa Carrefour, que utilizou o espaço para construir mais um de seus hipermercados, deixando "Los Cuervos" órfãos de sua casa.
A despedida foi dura, na última partida em 2 de dezembro de 1979, o duelo foi entre San Lorenzo e Boca Juniors, um 0 x 0 que marcou o adeus ao "Viejo Gasómetro".
"Partida que marcou a despedida do "Viejo Gasómetro" em 1979". Foto: http://impedimento.org/ |
O tempo passou, e só em 1993 o San Lorenzo passou a ter uma nova casa, depois de perambular por alguns estádios da Argentina, estava enfim inaugurado o Estádio Pedro Bidegain, o "Nuevo Gasómetro", mas a obsessão de voltar a Boedo só crescia em meio aos torcedores do time azul e grená.
Os anos 2000 trouxeram a benção para "El Ciclón", em 2014 depois de tanto tentar enfim o San Lorenzo erguia a taça da Copa Libertadores da América, e exorcizava o fantasma de ser o único dos ditos "5" grandes da Argentina que ainda não havia conquistado a copa.
O time do Papa Francisco ainda não sabia que o melhor "regalo" estava por vir, em 23 de dezembro de 2015, a empresa Carrefour enfim aceitou a proposta do San Lorenzo, o sonho nunca esteve tão próximo de se realizar, e com aproximadamente 150 milhões de pesos argentinos, o San Lorenzo comprou a volta para sua casa.
"Volver a Boedo" é uma realidade, e em breve o estádio "Papa Francisco" estará de pé para receber uma torcida que por anos nunca se sentiu em casa em outro lugar!
"Mosaico da torcida exalta a volta para Boedo!" Foto:www.conmebol.com |
Por: Jonas Almeida
Siga no Twitter: Vai Que Tô Te Vendo
Acompanhe a coluna: "La Cancha"
Nenhum comentário:
Postar um comentário