Foto: Divulgação/DTM.com
Na manhã deste domingo, 19, Zolder recebeu a 4ª prova do DTM
em 2019. A pole position ficou com o novato Sheldon van der Linde, seguido de
René Rast e o vencedor da corrida de ontem, Phillip Eng enquanto Robin Frijns
fechou a segunda fila. Paul diResta não participou da corrida, devido a
problemas com pressão de óleo no qualifying que antecedeu a prova.
Na largada, Eng tentou um ataque à Van Der Linde, mas não
deu certo e o fez cair pra quinta posição, e após a primeira volta Timo Glock já
aparecia na terceira colocação. Repetindo a estratégia de sucesso vista nas
últimas corridas, Daniel Juncadella fez seu pitstop na primeira volta,
apostando em um futuro carro de segurança.
Após 10 voltas pressionando Van der Linde, Rast conquistou a
liderança da prova na primeira curva da volta 11 utilizando o DRS. No fim da
volta Sheldon realizou seu pitstop e Rast reagiu fazendo-o na volta seguinte, e
conseguindo retornar à frente da BMW #31, significando que após os pilotos à
frente realizarem os pitstops, a liderança voltaria para o alemão.
Rast e Van der Linde retornaram à frente de um pelotão
formado por Eng, Frijns e Glock, que teria a inclusão da BMW de Marco Wittmann
que realizava seu pitstop. Em uma briga que duraria quase 10 voltas, Eng Frijns
e Wittmann brigavam ferozmente por posições, enquanto Glock ficava um pouco
mais atrás, sendo conservador e poupando pneus.
Na saída da curva 1 na volta 22 Wittmann toca em Frijns
fazendo com que o holandês do Audi #4 perdesse o controle do carro e rodasse na
pista, obrigando a direção de prova a trazer o carro de segurança para a pista.
Sob regime de safety car, Green, Müller, Spengler, Aberdein, Fittipaldi,
Eriksson e Juncadella optaram por um pitstop a mais.
A corrida teve re-início na volta 27 e Rast não foi
ameaçado, enquanto Eng avançou contra Van der Linde para conquistar a segunda
posição. Na saída da curva 4 Glock, Wittmann e Duval encontram a brita, Duval e
Witmann perdem segundos importantes, e consequentemente várias posições.
Entre o fim da volta 28 e início da volta 29 Dennis tentou
atacar Glock na reta e dividindo a curva 1 enquanto Jamie Green esperou a curva
chegar e enquanto a BMW e o Aston dividiam a curva, Green ultrapassou os dois
por dentro da curva, enquanto Dennis não conseguiu realizar a ultrapassagem
sobre Glock.
Na volta 32 Green - que possuía pneus novos- ultrapassou
Rockenfeller e assumiu a 4ª colocação, e deu início a uma caça feroz pela última
vaga no pódio, que pertencia à van der Linde, e que seria decidida apenas na
última volta.
A prova teve um acréscimo de 5 minutos + 3 voltas devido ao
safety car, e nas 3 voltas restantes haviam 2 grandes grupos na pista, do 2°
(Eng) até o 5° (Rockenfeller) e do 6° (Glock) até o 13° (Duval). Glock tinha
problemas, Dennis o ultrapassou na chicane antes da reta dos Boxes, Spengler e
Müller aproveitaram o momento e
ultrapassaram o ex-F1, que até a curva 3 continuou perdendo posições, e por
pouco não colidiu com Aberdein.
Já última volta, Rast seguia tranquilamente para a sua segunda
vitória na temporada, e faltando 3 curvas para o final Green mergulha contra
Van der Linde, fazendo com que o piloto da BMW espalhasse, livrando seu caminho
e ainda abrindo para que Mike Rockenfeller ganhasse a posição do novato da BMW
#31 e por pouco "Rocky" não atacou Jamie Green, se a pista fosse mais
larga, com certeza o piloto do #99 conseguiria dividir a reta e a última
chicane com o Audi laranja de Green.
O piloto do dia foi Jamie Green, por conta de suas belas
ultrapassagens pós safety car, vale citar também Jake Dennis, sendo o único
Aston Martin a terminar a prova na 6° colocação.
Após a 4ª corrida do campeonato, o líder é Phillip Eng, com
5 pontos de vantagens para René Rast.
O DTM retorna daqui 3 semanas, dessa vez em Misano na Itália. A prova iataliana não contará com Pietro Fittipaldi, que se ausentará devido a compromissos com a
Haas na Fórmula 1, e será substituído por Andrea Dovizioso, piloto da DUCATI na Moto GP.
Texto: Mauricio Campelo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário