Breaking News

terça-feira, 23 de julho de 2019

Para (re)conquistar Santiago, é preciso superar o River

Uma certeza que o Cruzeiro tem nessa Libertadores é de que, se for fazer outra final em Santiago, dessa vez não será contra o River. Outra certeza é de que, para chegar à final em Santiago, terá que superar o clube argentino de qualquer forma. Mais uma vez Cruzeiro e River protagonizam duelos de gigantes sul-americanos, representando a grande e histórica rivalidade entre Brasil e Argentina. Rivalidade que conta com um ingrediente extra que não é brasileiro nem tampouco argentino: o Chile. Quem vai seguir no caminho para Santiago?



Perguntei a dois amigos argentinos o que eles acham desse confronto – especialmente nesse momento – e do Cruzeiro. O Matias Panero é torcedor apaixonado do Clube Atletico Talleres de Cordoba. Ele analisa o histórico dos confrontos pela Copa Libertadores, destacando que o Cruzeiro venceu 3 dos 5, enquanto o River venceu os outros 2. Mas, para esta primeira batalha, ele cita a falta do Fred como uma desvantagem para o Cruzeiro e aposta em uma vitória do River Plate. Falando sobre o Cruzeiro de uma forma geral, ele afirma que “é uma das equipes mais fortes que o Brasil tem hoje (e vem com a sequência há vários anos)” e que La Bestia Negra “pisa forte em todos os campos da América e que é um time a ser considerado quando enfrentado”.

O outro argentino a dar a sua opinião foi o Lucas Boczkowski, torcedor fanático do maior rival do River Plate, o Boca Juniors. Segundo ele “o River é o defensor da copa e tem a obrigação do resultado”. Com experiência recente em um grande clássico jogado como o jogo da vida que foi a final da última Libertadores, ele avalia que “o Cruzeiro ter batido o arquirrival Mineiro na Copa do Brasil pode motivar o time, mas pode também relaxar no confronto contra o River, por já ter cumprido um objetivo”. De qualquer forma, segundo ele, serão dois jogos muito equilibrados. E como bom torcedor xeneize, ele aproveita para provocar o rival e alertar o Cruzeiro: “O River tem muitas amizades dentro da Conmebol. Jogadas duvidosas são sempre marcadas a favor do River.”
Certamente o torcedor do River se apega ao último confronto entre as duas equipes. O confronto que até hoje muito torcedor do Cruzeiro não engoliu. Aquele 1 x 0 no Monumental encheu a torcida azul de esperança e até mesmo segurança. Mas a partida da volta no Mineirão foi um golpe duro. Eu estava lá no estádio e vi (e senti) cada um dos três gols que os hermanos marcaram naquela noite amarga. Depois ainda vimos o River percorrer um caminho “fácil” para o título, como foi também para o também argentino San Lorenzo que nos eliminou no ano anterior.

Cruzeiro x River - Libertadores 2015
Mas o histórico do Cruzeiro contra os argentinos não é só de derrotas. Muito pelo contrário, o Cabuloso não é tido como La Bestia Negra das Américas à toa. Por anos, o time azul foi temido, combatido e pouco vencido. O mais histórico dos confrontos contra argentinos foi exatamente contra o River Plate, na decisão da Libertadores de 76. Vitória azul no Mineirão e vermelha no Monumental. Decisão em Santiago. Um partida truncada e empatada (2x2) que parecia caminhar para a decisão por pênaltis. Mas o destino e a sorte reservavam algo muito maior para o time e torcida celeste, especialmente para o herói improvável Joãozinho.

Cruzeiro x River - Libertadores 76
Não é o Cruzeiro de 76 e nem o River Plate de 2015. Cruzeiro e River duelam novamente, em 2019. Duas equipes fortes, campeãs. O time celeste defende o bicampeonato da Copa do Brasil de 2017 e 2018. Já os argentinos defendem a faixa de atuais campeões da América, depois de bater o rival Boca – que eliminou o Cruzeiro no ano passado. Quando o Cruzeiro venceu o River, em 76, sagrou-se campeão. Quando o River venceu o Cruzeiro, em 2015, foi ele quem levantou o caneco. Certamente serão duas grandes batalhas, em dois grandes templos do futebol mundial. Talvez duas paradas obrigatórias na estrada para Santiago. Tomara que apareça um Joãozinho para nos indicar o caminho.

Por: Tarci

Um comentário:

  1. Tal cual creo que River tiene muchas amistades como dijo Lucas en la combol. El cruceiro en este partido debe estar muy bien preparado

    ResponderExcluir