Breaking News

quarta-feira, 4 de março de 2020

O TORPOR NA PASSARELA ATLETICANA




Salve Massa! Ainda em ritmo de feriadão, vos escrevo com uma trilha ainda carnavalesca, ao som da escola de samba União da Ilha, 1982, com o consagradíssimo samba-enredo "É Hoje!"... Segue abaixo um trecho da letra:


🎵 Minha alegria atravessou o mar
E ancorou na passarela
Fez um desembarque fascinante
No maior show da Terra 🎶


Exatamente assim que está o espírito atleticano, após o desembarque de Jorge Sampaoli em BH: Um redemoinho de emoções, provocado pelo tsunami da envergadura que o nome do argentino carrega.


Alegria essa que será completa quando o argentino aparecer na tela da tv, carregando no peito o escudo do glorioso Clube Atlético Mineiro; será uma alegria mais densa que toda a massa do cosmo com seus infinitos multiversos. Daí sim cantaremos o refrão do samba.


🎵É hoje o dia da alegria e a tristeza
Nem pode pensar em chegar

Diga espelho meu
Se há na avenida (bis)
Alguém mais feliz que eu 🎶


É pra comemorar mesmo torcedor, afinal, depois de anos o Galo terá um treinador do peso das cores do preto e branco do clube.


E pra mim especialmente, é de fato um dia de alegria, pois notei que nas redes sociais o torcedor que por anos a fio era imediatista e resultadista, passou a ter uma súbita compreensão do que é planejamento a longo prazo.


Em janeiro, chegou em Belo Horizonte o técnico Dudamel: disciplina, filosofia diferenciada de jogo, baixo custo eram as justificativas usadas para defender a contratação do total desconhecido. Dudamel teve que conviver com a pressão desde o seu desembarque na cidade do Galo.Ou alguém aqui já esqueceu a linda "recepção" feita pela maior organizada do clube, com palavras de "apoio" cercando o treinador que -  coitado -  não sabia nem o que estava acontecendo, provavelmente nem entendendo o que estavam falando a ele?


Águas passadas: agora temos Jorge Sampaoli!
O torcedor que "subitamente" aprendeu como funciona um planejamento, agora vai dar tempo ao tempo.


ESPERA UM POUCO AÍ...


Será que aprendemos assim, de repente, ou era apenas má vontade com Dudamel?

O Atleticano sabe sim o que é planejamento a longo prazo, desde que seja executado com figuras que ilustrem o ego da massa, né torcedor!?

Ora, quanta hipocrisia: agora que temos um treinador com um dos sarrafos mais altos do mundo;agora que a cobrança certamente terá uma resposta positiva - cobrança por uma entrega à altura do investimento - , estamos falando em "metas modestas", que "o terreno tem que ser preparado pro ano que vem"...

Sampaoli custará 1,2 milhão/mês, e não será cobrado pelo gado que muge as baboseiras a cada fim de jogo com resultados ruins nas redes sociais. 

Gado esse que teve um estouro e passou com a boiada por cima do limitado Dudamel, sem dó nem piedade, ao fim de cada uma das 10 partidas que o treinador esteve no comando alvinegro. Era uma crise diferente a cada rodada, por motivos variados, insatisfação por escalação de um desafeto da torcida, ou substituição equivocada por desconhecimento do material, gado esse que não vai se criar pra cima do argentino Sampaoli.

O torpor causado pela contratação do novo treinador está causando um silêncio na turma pelo pacote de adesões.

O que nos leva à venda casada, que está inclusa no "pacote Sampaoli".


Tá no inferno? Abrace o demônio.


O presidente Sette Câmara tá íntimo do diabo, não só o abraçou como tirou selfie e deu um like na foto. Juntamente com Sampaoli, está vindo Gabriel Andreatta, profissional que herdará a cadeira de Rui Costa; o integrante da comissão de Sampaoli tem como seu maior destaque profissional... ser amigo de Jorge Sampaoli, e só! Nada mais! Em outra situação, jamais teria bunda pra sentar numa cadeira de diretor de futebol de um clube do quilate do Galo. O nosso futuro diretor de futebol vai chegar com Sampaoli e irá embora com ele, seja no fim do contrato, seja daqui um mês, 5 meses, enfim: não existe projeto de futebol! Existe, sim, um planejamento de reeleição!

Na minha terra, admitir no quadro de funcionários alguém com outro a tiracolo tem nome: cabide de emprego

Silêncio no rebanho a respeito disso, tudo em nome de ter um Sampaoli na prateleira pra chamar de seu.

O desespero bateu no presidente, que já abriu mão da sua convicção de austeridade cedendo aos caprichos e exigências do novo treinador, consequentemente abrindo mão também da sua autoridade.

Mas... se Sampaoli obtiver êxito em 2020, fatalmente o presidente se reelege, com o "carinho e afago" do conselho omisso, que certamente não vai cobrar do presidente o prejuízo de quase 16 milhões gerados pelo rompimento de contrato com o ex treinador venezuelano, Dudamel. 
Sampaoli é um xeque-mate na oposição; uma jogada que Fabiano Lopes e Fred Couto não esperavam, e até mesmo Alexandre Kalil, que havia "rompido" com Sette Câmara.


Essa brincadeira, em apenas 55 dias de temporada, já custou aos cofres do Galo quase 76 milhões - a desclassificação nas Copas Brasil e Sulamericana que juntas somariam aos cofres quase 60 milhões, e não entrarão mais na conta corrente do clube, somada à rescisão com Dudamel, que totaliza quase 16 milhões -.

Se adicionarmos o rompimento com Maicon Bolt, o rombo é de aproximadamente 90 milhões! As vendas feitas no fim do ano passado e início de 2020 que colocariam as contas nos eixos, foram em vão então, posto que a diretoria já fex outras novas dívidas, e maiores que as anteriores. 

E ninguém foi responsabilizado, ninguém é/foi ou será cobrado. 

E aí, presidente?

Só nos resta acreditar que tudo sairá como se espera, que essa nova empreitada do clube terá sucesso...

Acreditar, torcer e...Rezar! Muito!

Fiquem em com Deus, um beijo a todos que são de paz.

Felipe Damasceno

Twitter: @LipeDamasceno


Nenhum comentário:

Postar um comentário