Breaking News

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

10 fatos que marcaram o 2014 do Santos

Certamente 2014 não estará nas melhores memórias do torcedor santista, mas entre trancos e barrancos, segue 10 fatos que marcaram o ano do alvinegro praiano:

1 - A contratação de Leandro Damião
No início do ano o Santos anunciou a contratação do atacante Leandro Damião. Junto ao Grupo Doyen Sports, detentor dos direitos do jogador, Damião chegou ao Santos no valor de R$ 42 milhões. O clube tem cinco anos para quitar a divida, e enquanto isso não acontece o Peixe ainda pagará 10% de juros ao ano. Recentemente foi anunciado o empréstimo do jogador ao Cruzeiro. Leandro Damião chegou ao Santos para ser um dos grandes nomes do elenco, mas não passou de uma grande decepção. O centroavante atuou 43 vezes marcando apenas 11 gols. 

(Foto: Lincoln Chaves)

2 - O Bicampeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Em janeiro o Santos conquistou o bicampeonato do torneio mais importante das categorias de base. Apesar de ser o segundo título consecutivo, foi a terceira vez que o Santos ergueu a taça. Com belas atuações os Meninos da Vila chegaram até a final onde derrotaram o rival Corinthians por 2x1, os gols do Santos foram marcados por Diego Cardoso e Serginho. Além do título o Santos teve dois jogadores na artilharia, Diego Cardoso e Stefano Yuri marcaram 9 gols. O melhor jogador do campeonato também foi um Menino da Vila: Lucas Otávio. 

(Foto: Divulgação)

3 - Santos 5x1 Corinthians
Há muito os torcedores santistas ouvem sobre os "7x1 eterno" e que nós sabemos que de eterno não tem absolutamente nada, afinal, o Santos já aplicou esse mesmo resultado no rival em 1932, mas o que interessa é que o Peixe ficou próximo de repetir o feito. Na primeira fase do Campeonato Paulista, na Vila Belmiro, o Santos goleou o Corinthians por 5x1. Os autores dos gols santistas: Gabriel, Thiago Ribeiro (2), Bruno Peres e Arouca. 

(Foto: Marcos Ribolli)

4 - O vice no Paulistão
Um fato que talvez grande parte da torcida nunca supere. Após fazer uma bela campanha na primeira fase, o Santos chegou a final do Campeonato Paulista, a decisão foi disputada contra o Ituano que eliminou o Palmeiras na semifinal. No primeiro jogo da final, Cícero perdeu um pênalti e o Ituano venceu a partida por 1 a 0. Na segunda partida o mesmo Cícero fez o gol do Santos. O empate na soma dos jogos levou a decisão aos pênaltis. Após Rildo e Neto desperdiçarem suas cobranças o Santos perdeu o título para o time do interior. Além da incompetência também podemos considerar que o Santos foi vítima do regulamento, afinal, de que valeu fazer a melhor campanha? 

(Foto: Alan Morici/ Terra)


5 - A volta do ídolo
Robinho vem aí e o bicho vai pegar!!! Após quatro anos, Robinho voltou ao Peixe. O jogador que foi especulado em times dos Estados Unidos acertou sua volta ao Santos por empréstimo junto ao Milan. O Rei das Pedaladas chegou ao Santos por empréstimo de um ano, podendo ser negociado pelo clube italiano na janela de janeiro.

(Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC)


6 - Racismo: #FechadoComOAranha
Um dos episódios que com certeza marca não apenas o ano do Santos, mas o ano do futebol brasileiro em geral. Em jogo válido pela Copa do Brasil, o Santos visitou o Grêmio em Porto Alegre. Vencendo por 2 a 0 no jogo de ida, a torcida do Tricolor não estava muito contente, e mais uma vez se envolveu em um escândalo de racismo. Dessa vez a vítima foi o goleiro Aranha, que durante o jogo foi chamado de "macaco" por alguns gremistas. A repercussão foi grande e parte dos envolvidos foram punidos pela justiça. O STJD optou por excluir o Grêmio da Copa do Brasil e assim, sem jogo de volta o Santos se classificou para enfrentar o Botafogo na próxima fase da competição.

(Foto: Ricardo Saibun/ Divulgação Santos FC)

7 - A quase final da Copa do Brasil
Um Santos desacreditado fez uma bela campanha na Copa do Brasil. Mesmo passando pelo Grêmio por decisão judicial, o time já havia feito um bom resultado no jogo de ida, 2 a 0. Posteriormente pegou o Botafogo e venceu o jogo no Maracanã por 3 a 1. No jogo de volta sem dar chances ao time carioca, goleou por 5 a 0 garantindo sua vaga na semifinal para enfrentar o Cruzeiro. No primeiro jogo da semifinal o Cruzeiro venceu no Mineirão por 1 a 0. O jogo de volta na Vila Belmiro teve direito a uma grande festa da torcida que acreditava no "Time da Virada". O Santos chegou a fazer a diferença de dois gols que o colocaria da decisão, mas não conseguiu segurar o resultado até o fim e nos minutos finais o Cruzeiro empatou a partida em 3 a 3 e avançou pra a final para enfrentar o rival Atlético MG. 

(Foto: Wagner Carmo/ VIPCOMM)

8 - A decepção no Campeonato Brasileiro
O time que só cumpre tabela, é assim que o Santos vem sendo lembrado nos últimos anos, 2014 não foi diferente. Após conseguir os pontos necessários para não correr risco de rebaixamento o Santos passou a ser um time apático. Em alguns momentos do campeonato chegou a iludir a torcida com a possibilidade de uma vaga pra Libertadores da América, mas logo em seguida mostrava o quão limitado era o elenco. O Santos terminou o campeonato em nono lugar com apenas 53 pontos conquistados. Foram 42 gols marcados e levou 35 gols. 

(Foto: Leandro Martins/ Futura Press)

9 -  O herói do rival
Se o Santos não ajudou em seu próprio ano, o mesmo não se pode dizer do ano do Palmeiras. O Santos chegou a última rodada podendo ajudar no rebaixamento do rival em pleno centenário. Após empatar com o Atlético PR em casa, o Santos precisava apenas deixar o Vitória fazer um gol para mandar o Palmeiras direto para a série B, mas resolveu marcar o ano do rival de outra maneira. Nos minutos finais o atacante Thiago Ribeiro marcou o gol que rebaixou o time baiano e salvou o clube alviverde. Até então, o gol mais comemorado no Allianz Parque foi o gol do Santos. 

(Foto: Adriano Vizoni/ Folha Press)


10 - Sob nova direção
Um dos momentos mais esperados para os santistas em 2014 era a eleição presidencial. Pela primeira vez na história o Santos teve cinco candidatos à presidência, o que marcou a democracia do clube. No primeiro dia marcado para que ocorressem as eleições uma suspeita de fraude adiou o pleito para o final de semana seguinte. Muitos sócios de outros estados que teriam viajado para darem seus votos na primeira  semana não puderam voltar. A eleição se enfraqueceu e de quase 20 mil sócios aptos ao voto, apenas 4.500 compareceram. O candidato Modesto Roma Jr, apoiado pelo ex-presidente santista Marcelo Teixeira, venceu as eleições com 1.321 votos. Por conseguirem a porcentagem necessária, as chapas 1 - Santos Vivo e 5 - Mar Branco conseguiram vagas no conselho deliberativo do clube. 

(Foto: Djalma Vassão/ Gazeta Press)

Com o início do novo ano se renova a esperança para um 2015 melhor. Que no próximo ano o Santos consiga voltar a ser o que era e principalmente, volte a protagonizar grandes conquistas. Aos torcedores santistas, os votos de um feliz ano novo, muitas realizações a todos e esperamos por aqui para levar até vocês as melhores noticias do esporte no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário