Ceviu.com.br |
Meus amigos, hoje pela manhã voltei a ver nas redes sociais que o Cruzeiro esta insistindo para trazer o Lucas Lima, jogador do Santos Futebol Clube, sinceramente, esta história de busca por um meia já me cansou e me decepciona a cada dia que passa.
Diferente do que pensa a maioria da torcida celeste um meia não vai resolver todos os nossos problemas e respondendo a questão proposta por esta coluna hoje, penso que o Cruzeiro precisa é de planejamento! Acompanhem comigo:
Ceviu.com.br |
Todos nós sabíamos que Lucas Silva, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart seriam os jogadores que mais interessariam ao mercado internacional e o que nós fizemos pra que eles ficassem aqui ou que fossem substituídos a altura e imediatamente? Nada!
Na nossa lista de substitutos já circularam, entre outros, os nomes de: Centurion, Gedoz, Cleiton Xavier, Alex, Diego, Valdívia e Lucas Lima. Bons nomes, o problema não é este. A questão principal é outra, vendo esta lista fica claro que continuamos sem saber o que queremos. São jogadores que não tem as mesmas características, ou seja, não temos um padrão para nossa busca. Aí fica difícil. E Quer mais?
Esta situação pode se repetir. Mayke é hoje o jogador de maior visibilidade no nosso plantel e as perguntas se repetem: temos substituto no grupo? Se não, quem estamos observando? Qual o perfil buscamos? Quando vamos agir? Isto sem falar que ao fim da temporada Ceará pode/deve sair. E ai o que faremos?
Fica claro a cada dia que passa que não temos respostas a questões como: onde queremos estar daqui a 5 anos, qual o plano de marketing vamos aplicar ou quais os títulos vamos nos programar para conquistar?
Estes últimos 2 anos foram um engodo neste sentido, diferente do que eu também acreditei, tivemos apenas um diretor de futebol ambicioso e audacioso que conseguiu emplacar uma série de apostas, e que ao deixar o clube levou consigo suas ideias, não mais do que isto. Quando se tem planejamento, se tem “know-how”, se tem ações estruturadas de curto, médio e longo prazos, que independem de pessoas e isto não temos no clube. Infelizmente!
E não é só isto: vejo diretores dando força ao lema “Maior de Minas”, fim da picada! Com todo respeito ao nosso rival local, ser maior não é questão de gritar mais alto, é questão de conquistas. E neste aspecto existe um abismo entre os 2 times, fato! E alimentar esta rivalidade só interessa ao Atlético. Do ponto de vista de marketing não temos benefício nenhum no mercado nacional ou internacional. Pense num menino em SP ou em Miami, começando a se interessar por futebol ou no mercado publicitário de SP, o que esta rivalidade local pode interessar, quanto isto vai vender a mais de jornal? Quanto a mais de exposição nossos patrocinadores terão? Não é preciso ser um gênio pra entender que o Cruzeiro tem uma cota maior de TV, tem mais espaço porque ganha títulos importantes e não porque vence disputas rurais.
Falando em exposição da marca Cruzeiro, tivemos um acerto no apoio ao vôlei. Conheco várias pessoas que hoje simpatizam pelo nosso time de futebol porque gostam do time de vôlei. E penso que, como clube, o nosso foco é e sempre será futebol, mas que ações como esta fortalecem o posicionamento como grande clube. E por falar nisto, vejo uma oportunidade no basquete, ainda mais agora que a NBB fechou parceria com a NBA. Um time de basquete seria de baixo investimento e grande exposição.
Pra finalizar ontem vi um momento que reputo de histórico para o futebol brasileiro: os presidentes do Flamengo e do Fluminense juntos na ESPN, enfrentando o presidente da FERJ, falando como aliados, como executivos, como profissionais e em nome dos 2 clubes. Tomara que não parem por aí, que ações concretas venham em decorrer disto. Mas esta atitude também me preocupa ao ver que nossos presidentes aqui continuam a agir como torcedores, lutando individualmente. Pense na hora que o mercado publicitário visualizar que pode acontecer uma mudança real no futebol carioca, pobre de nós mineiros e nossos clássicos regionais.
Alô Cruzeiro, precisamos urgentemente é de um diretor de futebol, de planejamento e de um choque de realidade, com menos egos inflados e mais trabalho em equipe!
Saudações Celestes e ótima páscoa a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário