![]() |
| Torcida Uniformizada do Fortaleza faz a festa nas arquibancadas (Foto: Kid Júnior/Agência Diário) |
Permitam-me sair de assuntos de dentro do campo de jogo relacionados ao Fortaleza Esporte Clube. Deparei-me com algo que me chamou a atenção no início da tarde desta quarta-feira (15). A página da Torcida Uniformizada do Fortaleza (TUF) em uma rede social convocou todos aqueles que se sentem "insatisfeito com a repressão que a Policia e Ministério Público promove contra você Torcedor Organizado" ou se sentem prejudicados pelo chamado Futebol Moderno. A convocação pede para que os manifestantes vistam paletó, terno ou roupas sociais e compareçam às 20h30, no Posto G4, no dia da partida contra o River-PI, pela Copa do Brasil.
Essa mensagem me fez propor uma reflexão aos torcedores do tricolor. É inegável que as festas proporcionadas pela TUF são lindas, um espetáculo. Não podemos negar também que a grande maioria dos integrantes dessa, e de todas as torcidas organizadas são pessoas de boa índole, mas infelizmente, dentro delas encontram-se bandidos, que não vão ao estádio para torcer e apoiar seu time de coração, e sim para promover a anarquia e confusões. Refiro-me à todas as torcidas denominadas organizadas, e não especificamente às do Fortaleza Esporte Clube.
![]() |
| Torcedores de Fortaleza e Ceará são detidos pela polícia (Foto: Edimar Soares/Portal O Povo) |
Agora, vou me dirigir, particularmente ao protesto convocado pela TUF. Convocar manifestação contra a repressão da polícia e do Ministério Público? É bom deixar claro que a atitude dos agentes dos órgãos públicos que garantem a segurança, por vezes, não são realizados de acordo com a lei, havendo abuso de autoridade por partes de policiais, que agem de forma truculenta. Entendo que as atitudes da polícia, na maioria das vezes, é realizada em prol de pessoas que não estão brigando e vão ao estádio para seu lazer.
Em relação ao futebol moderno, o tema é polêmico. Com a reforma dos estádios e construção de novas arenas no Brasil, a qualidade do serviço oferecido ao torcedor aumentou. Com isso, o custo do torcedor também aumentou. Mas essa diferença não foi grande em relação ao Fortaleza Esporte Clube. Os ingressos se manteêm praticamente com o mesmo preço que tinham antes da reforma da Arena Castelão. Como o assunto não é unanimidade, acho totalmente válido o protesto da TUF em relação a esse tema, principalmente ao usarem paletó, terno ou roupas sociais. É uma forma criativa de manifestação dentro da lei, que não irá prejudicar ninguém.
Em prol das famílias nos estádios, onde pais possam levar seus filhos para uma partida de futebol despreocupados com a violência. Compareça, apoie, vibre! E que os responsáveis pela desordem e brigas, dentro ou foram das praças esportivas, sejam responsabilizados. E para que haja punição precisamos que a maioria dos torcedores, os de bem, protestem, também, contra o Ministério Público. Mas o objetivo da manifestação deve ser para que os órgãos competentes punam os vândalos que frequentam estádios de forma severa. É necessário afastar os que vão para os jogos com más intenções e separar o joio do trigo.
Viva às festas das torcidas organizadas! Abaixo à violência proporcionada por elas!


Nenhum comentário:
Postar um comentário