![]() |
| radardabola.com |
Olá amigos, vamos iniciar a partir de hoje neste espaço, uma série de artigos tratando de forma mais ampla do futebol brasileiro. Falaremos não só das suas peculiaridades, de suas maravilhosas e importantes conquistas, mas, de suas mazelas e de seus problemas, principalmente. Encaramos este desafio de forma equilibrada e sem nenhuma pretensão de apresentar análises ou soluções definitivas mirabolantes, muito longe disto.
Mas entendemos que é importante caminharmos com algumas reflexões, discussões, sempre respeitando os diferentes pontos de vista e procurando enxergar, se possível, alguma luz no fim deste túnel, uma saída para este cenário desanimador no qual nos encontramos atualmente.
Abordaremos aqui temas e aspectos variados que impactam, direta ou indiretamente, o mundo do futebol. Questões sobre os clubes, dirigentes, técnicos, jogadores, marketing e torcida, por exemplo, serão debatidas aqui e você não pode ficar de fora. Então, desde já, você está convidado a participar ativamente desta discussão, deixando aqui sua opinião, comentário, crítica ou sugestão.
Como não estamos isolados no mundo, o método da comparação será amplamente usado aqui, principalmente, com o futebol europeu. Esta será inevitável e, até mesmo, necessária para entendermos melhor onde estamos e onde podemos chegar. Mas, nos fizemos uma pergunta pra aquecer o debate: será que tudo o que é feito lá, nas grandes ligas, serve de modelo e deveria ser copiado por nós? A resposta que chegamos é não. Nem tudo o que é feito lá, deve ser copiado aqui e os porquês você acompanhará aqui, nesta coluna, em breve.
![]() |
| estadiovip.com.br |
Pra finalizar nossas perguntas iniciais, pense nisto: Porque nossos treinadores não tem mercado na Europa? Quais os principais desafios encontrados e que limitam a carreira internacional dos nossos “professores” em grandes centros? E você gosta da “modinha” dos técnicos estrangeiros?
![]() |
| esportesR7,com,br |
É isto meus amigos, o objetivo desta coluna de hoje era só apresentar o que vem por aí, dar uma pequena amostra do que será abordado aqui. Gostaram? Espero que sim, então fiquem ligados e nos ajudem a aprofundar este tema e pensar um novo futebol brasileiro.
Grande abraço e até a próxima.
Walace Alves



Muito legal a iniciativa! Falem porque os técnicos brasileiros não tem mercado lá fora!
ResponderExcluirPra mim, eles não tem mercado porque não estudam, são preguiçosos!
ResponderExcluirCom este calendário? Com está mídia? Com estes dirigentes? Esqueçam!
ResponderExcluir