![]() |
| Foto: Divulgação/DTM.com |
Neste Sábado, 18, o DTM retornou à Zolder,na Bélgica após um
hiato de 17 anos, e coincidentemente 35 anos após Herald Grohs vencer a
primeira corrida do DTM, também em Zolder a bordo de um BMW 635 Csi, a BMW retorna
ao lugar de prestígio do pódio.
Os três primeiros no classificatório foram Marco Wittmann, arrematando sua
segunda pole no campeonato, dividindo a primeira fila com ele, Rene Rast com
seu Audi #33, na segunda fila Bruno Spengler e Sheldon Van der Linde.
Spengler fez uma largada sensacional e assumiu a primeira posição antes mesmo
da primeira curva, Rast e Wittmann duelaram lado a lado nas duas primeiras
curvas, mas o #11 tracionou melhor na saída da curva 2 e assumiu a segunda
posição.
Em estratégias curiosas, Paul DiResta realizou seu pitstop ainda na primeira
volta da prova, e na volta seguinte, seu companheiro de Aston Martin, Habsburg
e o piloto do Audi #99 Mike Rockenfeller também apostaram nessa estratégia.
Robin Frijns, Pietro Fittipaldi e Loïc Duval foram punidos com 5 segundos por
terem largado a frente das marcações de suas respectivas posições no grid.
A 13ª volta trouxe azar para a R-Motorsport e dois de seus Aston Martin Vantage
DTM, pois Daniel Juncadella, que vinha em 8º teve problemas com seu carro, e o
abandonou na curva 11, causando um safety car, e mais à frente, Jake Denis que
após o abandono de Juncadella passou a ocupar o 8º posto, abandonou na entrada
dos Pitstops. Durante o período que o carro de segurança esteve na pista, Rockenfeller e DiResta retornaram aos boxes e
trocaram pneus novamente, e repetiram a mesma estratégia que René Rast utilizou
para vencer a 2ª prova de Hockenheim.
Na relargada Van der Linde assume a 3ª posição, ultrapassando Rast, enquanto
Pietro Fittipaldi que vinha em 7º caiu para 11º. Na 28ª volta a direção de
prova exibiu para Aberdein a bandeira preta com um disco laranja no centro,
significando que ele deveria ir para os boxes reparar seu carro, que tinha
problemas na carenagem, uma parte do capô estava levantado, Aberdein acabou não
retornando para a pista. René Rast também abandonou logo em seguida, cerca de 1
volta após realizar seu pitstop, Rast abandonou pois sentiu perda de potência,
durante a relargada o carro de Rast já apresentava problemas, já que caiu para
a 6ª colocação.
Eng disparou na liderança e a emoção na parte final ficou por conta de
uma ultrapassagem de Rockenfeller sobre Green e da disputa entre Joel Eriksson
e Nico Müller pela segunda posição, Müller ameaçou o sueco em duas
oportunidades, possuía um carro bem rápido, e embora na ultima volta Eriksson
tenha cometido um erro, Müller não conseguiu aproveitar a chance e cruzou a
linha 2 décimos atrás de Eriksson.
Phillip Eng cruzou a linha 8 segundos e meio a frente de Joel Eriksson, segundo
colocado. Uma grande corrida do austríaco para conquistar sua primeira vitória
em 23 corridas no DTM.
O piloto do dia foi Mike Rockenfeller, do Audi #99 que largou em 16º e terminou
em 5º, vale destacar também as provas de Paul DiResta levando seu Aston Martin
para a 8ª colocação e Von Habsburg com a 9ª colocação.
"Eu quero dedicar essa vitória para Charly Lamm, ele era um grande amigo de muitos de nós aqui, e era um mentor especial para mim. Ele me disse para seguir meu sonho. Eu fiz isso e aqui estou eu. Obrigado Charly, eu realmente pude sentir você do meu lado hoje."
Disse Eng após a vitória, lembrando Karl "Charly" Lamm
ex-chefe da BMW Team Schnitzer que faleceu em Janeiro.
O DTM retorna amanhã para a segunda prova de Zolder às 5:20 da manhã acontece o
treino classificatório e a segunda corrida às 8:15, a transmissão fica por
conta do canal oficial do DTM no Youtube.

Nenhum comentário:
Postar um comentário