Breaking News

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Como se ganha um Grenal?

Como se ganha um clássico? Bom, um clássico qualquer pode se ganhar apenas jogando bem, mas um Grenal é diferente. É o maior clássico do Brasil. O Rio Grande para. Nada mais importa. Mas, voltando à primeira pergunta, um pouco mais complexa: Como se ganha um Grenal? Vamos tentar listar algumas coisas.


O primeiro grande motivo é o favoritismo. Todo mundo sabe que não tem favorito em Grenal, mas a torcida e os jornalistas insistem em apontar um. Os maiores exemplos são "os 4x1" do ano passado. Grêmio em excelente campanha na libertadores, levou quatro. Inter sem perder há dois anos e na frente do Grêmio, levou quatro. O favoritismo só complica o time "beneficiado". O time entra achando que tá com vantagem, mas acaba entrando com uma baita desvantagem.

Segundo modo é com catimba. D'alessandro que o diga. Pressionar o árbitro, principalmente em casa, SEMPRE dá vantagem para o time. O inter, principalmente, já ganhou muito jogo no grito, assim como o Grêmio também já ganhou na malandragem, na catimba. Lembram do Ruiz? Pois então... Catimbou tanto que precisou de 12 minutos para ir do anonimato à idolatria, com dois gols e provocação. A tal da "alma castelhana".

Outro tópico é a base. Você pode ter jogado 40 Grenais, mas se não vem da base do Grêmio ou Inter, você não tem o espírito. Obviamente que tem exceções, mas a quantidade de meninos que entram e jogam MUITO em Grenal é gigantesca. Só pelo Grêmio, Mário Fernandes, Neuton - que não "bombou" tanto assim - e Walace foram as principais revelações de Grenal, isso em um passado próximo. Isso fora os garotos que se destacaram em Grenal, que é o caso de Leandro - que está no Palmeiras -, Luan e Yuri Mamute.

O último fator, mas não menos importante, é o Técnico. Ter um técnico que conhece o Clássico, sendo dentro de campo ou na casa mata, é essencial. Felipão, por exemplo, é um especialista no assunto, tendo perdido apenas 3. Aguirre conhece mais como jogador, mas sabe bem como mobilizar os jogadores. É muito mais motivação do que táticas nesses jogos...

 Porém, de todos esses fatores o mais importante é a torcida. Tanto colorados como gremistas, tanto Popular como Geral, todos fazem um lindo espetáculo e deixam os jogos mais bonitos, além de ajudar muito o time. Esperamos mais uma linda festa tricolor, e uma baile azul em campo. Nada além da vitória me interessa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário