Continuando a série dos maiores artilheiros da equipe do São Paulo FC. Nos aproximamos da reta reta final, neste penúltimo post venho com a segunda posição na história tricolor. Após as participações de grandes nomes, o nosso homenageado de hoje é mais uma lenda da velha guarda. Participou da Seleção em 22 jogos, e vestiu o manto em tricolor entre 1953 e 1967. Descobriu quem é?
2° Lugar: Gino Orlando - 232 gols
Nascido em 3 de setembro de 1929, Gino começou sua carreira no Palmeiras, porém praticamente não atuou. Foram somente 4 jogos, não obtendo sucesso, foi para o XV de Jaú e depois teve destaque no Comercial - SP, chegando no tricolor no ano de 1953.
Gino era um típico centroavante, alto e forte, ganhava muitas divididas, além de um grande faro de gol. Destacou-se nas jogadas áreas, um excelente cabeceador, fazia a diferença em campo. Gino se definia como um jogador "grosso", um típico atacante trombador, característica ainda mais acentuada haja vista seu biotipo forte.
Na sua carreira pelo tricolor foram 447 jogos - entre os dez jogadores que mais atuaram pelo São Paulo - e 232 gols, foram 250 vitórias, 96 empates e 101 derrotas. Conquistou os campeonatos paulistas de 1953 e 1957.
Teve como grande feito histórico um gol de "bicicleta" marcado pela Seleção Brasileira na vitória sobre a de Portugal em 1957, o primeiro do gênero marcado em território lusitano. Também foi o primeiro a acertar a trave do Morumbi, isso em 1960.
No atual momento, cairia bem para o clássico de domingo um cara como ele, não?
Siga-nos no Twitter: SPFC_VQTTV
Thais, Gino também foi administrador do Morumbi por anos.
ResponderExcluir