O GP da Bélgica começou do jeito que todo fã de Fórmula 1
gosta: com emoção. A emoção logo no início ficou por conta do novo sistema de
largadas, no qual os pilotos não podem contar com a ajuda dos engenheiros e
seus computadores para saber quais as melhores configurações para a largada;
mais uma tentativa de deixar a categoria mais competitiva, com menos ajuda
eletrônica para que se possa destacar o material humano, a real habilidade do
piloto. As Mercedes e as Willians largaram mal com esse novo sistema; Hamilton
continuou em primeiro, mas foi atacado por Perez, Rosberg caiu de 2º pra 5º; já
na Willians, Bottas caiu de 3º para 4º e Massa, que largava na 6ª posição, foi
parar na 9ª. Entre os 9 primeiros, ganharam posições Perez, Ricciardo, Vettel
e Grosjean.
Na ordem natural das coisas, Rosberg acabou conseguindo
retornar à segunda posição. Os carros da Mercedes continuam muito superiores
aos demais, é preciso contar com erros dos pilotos para que a equipe não fique
com as duas primeiras posições do grid.
Trapalhada da Willians
Um fato curioso que ocorreu na primeira leva de troca de
pneus foi o erro grosseiro da Willians. Os mecânicos da equipe inglesa acabaram se
confundindo e colocando 3 pneus macios e 1 pneu médio no carro de Valteri
Bottas. O finlandês acabou tendo que pagar uma punição de drive-through e teve
que continuar com os pneus diferentes até a sua outra parada.
A corrida foi bastante emocionante. Spa é uma das pistas que
os pilotos mais gostam de guiar, é um traçado que favorece as ultrapassagens,
com curvas desafiadoras, ou seja, todos os ingredientes de uma boa corrida.
Fortes emoções no final
A Ferrarri fazia a sua corrida de número 900, mas não tinha muitos motivos para comemorar antes do início da corrida, afinal, seus dois pilotos largavam em posições bem atrás do esperado. Vettel fez uma ótima corrida, foi um dos que mais conseguiram conservar os pneus macios no início da prova, trocando apenas na 14ª volta. Com isso, o alemão foi escalando posições e chegou até a figurar na 1ª posição. Porém, como Vettel estava conseguindo economizar bem os pneus, ele não parou mais, e o que parecia ter sido a estratégia perfeita, mostrou-se uma escolha bem errada ao final da prova. O tetracampeão mundial ocupava a terceira colocação quando um de seus pneus médios estourou na 42ª
volta, apenas uma para o final. Fim de corrida para ele, e não teve pódio para a Ferrari comemorar a marca de 900 corridas.
Em mais uma dobradinha da Mercedes, Hamilton venceu sua 6ª
corrida do ano, seguido de seu fiel escudeiro Rosberg, que, a cada dia que passa, demonstra mais que realmente está um nível abaixo do piloto britânico.
Completando o pódio, incríveis 36 segundos atrás do segundo colocado, a surpresa do dia:
Romain Grosjean. O francês da Lotus largou em nono e fez uma excelente corrida, com um
carro completamente nas mãos e foi premiado com a terceira colocação.
Felipe Nasr fez mais uma corrida discreta com o fraco carro da Sauber e terminou na 11ª posição, uma atrás do companheiro de equipe.
Já Felipe Massa não se adaptou aos pneus macios e fez uma corrida aquém das expectativas. Terminou o GP da Bélgica em sexto lugar, o que não
foi um mau negócio, já que o brasileiro passou do sexto para o quinto lugar no
campeonato de pilotos, ultrapassando o próprio companheiro de equipe.Classificação dos 10 primeiros colocados no campeonato de pilotos |
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