Breaking News

sexta-feira, 4 de março de 2016

Clássicos Eternos: Santos x Corinthians

Nesse domingo (05) Santos e Corinthians voltam a se enfrentar, desta vez em jogo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista. Os alvinegros são os clubes paulistas que mais venceram títulos importantes na atualidade. Com histórico marcante, a expectativa para o confronto é grande. Para aquecer os ânimos das torcidas o “Vai Que Tô Te Vendo” preparou um texto especial para relembrar grandes jogos desse confronto pelo estadual: 

29/01/2014: Santos 5x1 Corinthians – Chuva de gols para lavar a alma

Santos goleou o Corinthians em 2014 (Foto: Google Imagens)
O Santos não fazia grandes atuações no início de campeonato daquele ano, mas foi ter o seu primeiro clássico pela frente, na 5ª rodada do Paulistão, que a história mudou.

A equipe santista deu um verdadeiro show de bola. Anulou o Corinthians que não era derrotado em um clássico há mais de um ano. Chuva de gols na Vila Belmiro para lavar a alma do torcedor santista.

Arouca abriu o placar aos 12 minutos, a bola sobrou para o volante que não perdoou e mandou para o fundo da rede. Aos 22 minutos em ótima jogada de Arouca, Gabriel apareceu sozinho para cabecear e fazer o segundo do Peixe. Um minuto depois o Corinthians respondeu com Guilherme. Fim de primeiro tempo: Santos 2x1 Corinthians.

Na segunda etapa o Alvinegro da Vila foi avassalador. Aos dois minutos Thiago Ribeiro fez o terceiro. Explorando a velocidade de seu time jovem, o Santos não deixava o adversário jogar. Aos 17 Bruno Peres fez o quarto, após ótima jogada de Geuvânio. Aos 32 em jogada individual Thiago Ribeiro fez o quinto para fechar a goleada. Fim de jogo: Santos 5x1 Corinthians.

Com 5 gols aos 32 minutos do segundo tempo e jogando um futebol pra ninguém colocar defeito, a equipe santista diminuiu o ritmo de jogo e apenas administrou o placar. Quem não ficou satisfeito com a atitude foi a torcida santista que viu nessa uma ótima oportunidade de aplicar (nos tempos modernos) o tão falado 7x1.

O Santos comandado por Oswaldo de Oliveira estava sendo bastante contestado no início de temporada, mas uma vitória desse porte, diante de um grande rival, renovou as esperanças e contribuiu para o crescimento da equipe no decorrer do campeonato. 

26/04/2009: Santos 1x3 Corinthians - A estrela de um fenômeno brilhava 

Cristian reverencia Ronaldo após gol na Vila Belmiro (Foto: Ernesto Rodrigues/Agencia Estado)
O ano era 2009, a final do Paulistão daquele ano era nada mais, nada menos entre Corinthians e Santos, o clássico paulista mais antigos dentre os grandes. Como toda final entre dois gigantes do futebol brasileiro, a tensão pairava no ar. A pergunta mais frequente que rondava a cabeça dos torcedores dos dois times era: a estrela de Ronaldo vai brilhar ou a de Kléber Pereira? Quem, realmente, vai ser o protagonista da final?

O primeiro jogo foi, praticamente, a decisão do título. O jogo foi na casa do Santos, o estádio histórico da Vila Belmiro, palco do maior jogador do mundo, Pelé. Lá, na casa santista, mais um dentre os grandes jogadores do futebol mundial mostrava o porquê seu apelido era fenômeno. Já ultrapassado, depois de inúmeras lesões, após muitos desacreditarem de sua carreira, Ronaldo fez, sem dúvidas, muito mais do que sua condição física permitia. Ele triunfou naquele domingo.

O jogo era tenso, o menino Neymar ainda estava longe dos holofotes e era apenas um figurante diante daquela final. Ronaldo fez dois gols memoráveis do placar de 3 a 1. Antes de detalhar, 2 golaços, deixo aqui os nomes de mais dois figurantes que contribuíram para o placar. Quem anotou o gol do Santos foi Triguinho, um dos 3 gols do Timão foi de Chicão, como sempre, cobrando falta. Os outros 2 falaremos agora. Aquela final contribuiu e muito para mais uma história de jogos inesquecíveis do futebol. De um lado, Fenômeno, protagonista, 3 vezes melhor do mundo e, até então, maior artilheiros das Copas. Do outro, um time de tradição, time de gigantes jogadores do futebol mundial, time do maior jogador de todos os tempos, a lenda Pelé.

O primeiro gol que Ronaldo anotou foi de uma jogada um tanto confusa. A bola resvalava na intermediária do campo, então o meio-campista corintiano, Douglas, chutou a bola ao alto, sem direção, o 9 do Timão dominou de primeira e finalizou, anotando um belíssimo gol. Mas, mal sabíamos, que o melhor estava por vir. Após sua bela pintura, o Fenômeno recebeu passe de Elias, passou por Triguinho e encobriu o goleiro santista Fábio Costa. Golaço de cobertura, mais um de muitos gols brilhantes na carreira mais do que consagrada de Ronaldo Nazário de Lima.

Após o maravilhoso jogo na Vila e, ainda, com o gol fora de casa, o Timão colocava, praticamente, as duas mãos na taça. O jogo de volta foi no estádio do Pacaembu, 1 a 1, gols de Kléber Pereira anotando de pênalti para a equipe santista e, André Santos anotando para o Timão. Como o Corinthians venceu o primeiro jogo por uma boa vantagem e empatou no jogo de volta, sagrou-se campeão paulista pela vigésima sexta vez.





Nenhum comentário:

Postar um comentário