"Esse é o verdadeiro espírito do GreNal." (Foto:intermedioesportes.final.com.br) |
Pra quem não é da "aldeia" pode parecer surreal, mas até a cor do ponto de ônibus já foi motivo de discussão recente por aqui.
Basicamente vivemos a eterna pergunta: "Vermelho ou azul?"
Uma pergunta que desencadeia uma série de disputas que ultrapassam as 4 linhas.
Por vezes o que deveria se limitar ao futebol, ser uma rivalidade sadia, extrapola os limites e invade o campo da loucura, sim, muitas vezes penso viver em um estado doente, tomado por loucos defensores do azul ou do vermelho que se contrapõem a tudo e todos que contrariam ou de certa forma tentam diminuir sua "paixão" apresentando fatos concretos e plausíveis.
Ontem tivemos o clássico GreNal 409, um jogo normal, jogo "de turno do Gauchão", e também válido pela Primeira Liga, um clássico pequeno diante de tantos outros que já vivenciamos.
O Grêmio focado na Libertadores da América, o Inter com um time em construção, sem grandes pretensões, tinha tudo pra ser um GreNal mais tranquilo, se bem que isso é quase impossível por aqui.
Pois bem, em um lance fatídico a história do clássico 409 mudou seu rumo, saímos do futebol e vamos mais uma vez pra discussão, julgamentos, condenações, apontamentos, brigas vazias, egos inflados e um péssimo exemplo de rivalidade.
A disputa de Willian e Bolaños, a lesão grave do equatoriano e as ofensas e acusações de dirigentes de ambos os lados deram vida aos "lixos da internet", aquele pessoal que na humilde opinião desse que vos escreve tem no mínimo uma vida real bem frustrante e no mundo virtual externam sua raiva, é inadmissível colocar o futebol e a rivalidade acima dos valores humanos.
"Bolaños e Willian protagonizaram o polêmico lance do clássico." (Foto: zh.clicrbs.com.br) |
Penso que Willian em hipótese alguma agiu de caso pensado, insisto que o lateral colorado foi imprudente e a lesão de Bolaños foi uma fatalidade, fatalidade essa que não aconteceu por sorte com Rodrigo Dourado após sofrer entrada forte de Maicon.
"Entrada forte de Maicon em Dourado." (Imagem:https://www.facebook.com/intervqttv/) |
Willian errou ao estender o cotovelo na altura do rosto do equatoriano, assim como Maicon errou ao deixar o pé em Dourado, assim como Rui Costa errou em algumas declarações no fim do jogo, Pellegrini também errou, Inter e Grêmio cometem erros imensos alimentando de forma errada essa rivalidade.
Fatalidades, imprudências , cabeça quente e pouco futebol, assim foi o clássico 409, fica o apelo para que dirigentes e torcedores da dupla GreNal não diminuam nosso maior espetáculo, fica nossa torcida pela plena recuperação de Miller Bolanõs, e um pedido honesto e sincero para que não crucifiquem o menino Willian, que jamais teve a intenção de machucar um colega de profissão.
Chega de dar espaço para esse pessoal doente, não é possível que em 2016 ainda existe quem comemore "lesão/morte/tragédia" de outro ser-humano pelo simples fato de vestir outra cor, isso nunca foi e nunca será rivalidade, não me arrisco a buscar mais adjetivos pra esse tipo de gente.
Comparar/comemorar a lesão de Miller com a morte de Fernandão
(infelizmente já vi nas redes sociais) é de uma falta de caráter imensurável, é triste, é vazio, é pequeno demais.
São tragédias distintas, proporções distintas, dores diferentes, mas que atingem pessoas de maneira semelhante.
Vamos enaltecer nosso clássico no que ele tem de melhor, vamos brigar para que as festas nas arquibancadas continuem, para que tenhamos clássicos com bom futebol, com grandes jogadores, em grandes competições, valendo algo mais importante que 3 pontos em um estadual.
Coloca na tua cabeça e na de quem for possível, que a partir do momento que tu se propôs a vestir o azul, preto e branco do Grêmio ou o vermelho e branco do Inter tuas atitudes e pensamentos deveriam ser tão grandes quanto a história desses dois gigantescos clubes.
Somos opostos, porém gigantes!
Que venha o GreNal 410!
Por: Jonas Almeida
Siga no twitter: @InterVQTTV
Curta no Facebook: Inter VQTTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário