Breaking News

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Dez tópicos sobre Palmeiras 1x0 Botafogo -SP



A vitória segura do Palmeiras sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, foi importante para essencialmente testar variações. Independente de serem táticas ou de jogadores, o triunfo alviverde serviu para mostrar que o planejamento de 2019 está bem estabelecido quanto a utilização em rodízio dos jogadores. E para dimensionar isso, DEZ - quem tem mais tem 10, só para relembrar - tópicos que traduzem o que foi a vitória do Verdão.
1- "Enquanto houve bambú, teve flecha"
Enquanto houve condicionamento físico forte, os comandados de Felipão impuseram um bom futebol. Nada de outro mundo, mas o suficiente para ter um domínio amplo sobre o adversário.
2 - Novo esquema tático aplicado
Além do 4-3-3 e 4-4-2 utilizados por Luiz Felipe Scolari, o 4-2-4 foi visto pela primeira vez em campo, desde o retorno do 'Scolarismo'. Em alguns momentos, os meias se adiantavam e jogavam na mesma linha que Deyverson ocupava. Algo que era visto de forma mais próxima num eventual 4-2-3-1. Mas o 4-2-4 foi inédito pelos lados de Palestra Itália, e uma solução que pode render frutos futuramente, e dependendo da circunstância de jogo.
3- Ele segue com um chip caído...
Deyverson apesar de boa atuação, gol marcado e boa participação, perdeu um gol que rendeu bronca de Felipão. "Menino Dey" criou uma ótima chance aos 32 minutos, quando  girou para cima da marcação, invadiu a área e ficou cara a cara com o goleiro. Mas o centroavante enfeitou de mais e tentou driblar Rodrigo Viana antes de finalizar.Acabou perdendo a bola e desperdiçando a chance de marcar o tento.
4 - Zé Rafael estreou de forma inconsistente
O novo camisa 8 palestrino debutou perante a torcida, mas teve uma atuação muito irregular. Muito em função de notório nervosismo, Zé errava passes curtos e simples, na mesma proporção que desarmava e ocupava espaços com qualidade.
5- Questão física segue incomodando
É extremamente normal com oito alterações da partida de estreia, e vários jogadores ainda ganhando rítimo de jogo, Após os 15' da etapa final, o Porco cedeu mais espaços na etapa final. A ponto de
Carlos Eduardo, nas Felipe Melo e Lucas Lima nas vagas de Dudu, Scarpa e Zé Rafael.
6- Rodízio no gol
"Big Phil" promove em 2019 revezamento de goleiros titulares. E Fernando Prass iniciou a rotação após Weverton atuar diante do Red Bull. Prass precisou trabalhar em uma cobrança de falta na etapa inicial, e em cabeçada de Willian Oliveira, nos lances perigosos dos visitantes
7 - Estreante "ligeirinho" com defeito
Desde a época em que jogava pelo Goiás, Carlos Eduardo é conhecido como driblador e velocista. Dribles em velocidade e muita correria, são características do atleta. Mas ele acabou em sua primeira partida do ano, tendo apenas velocidade na maioria das jogadas e alguns dribles certos, como na penalidade máxima que sofreu. Errou alguns passes e dribles, que por escolhas erradas, atrapalhavam o rítimo da equipe. Mas tais erros são aceitáveis para o momento, já que foram os primeiros minutos na temporada.
8 - Pênalti perdido. E daí?
Um dos melhores em campo, Bruno Henrique bateu de forma bizonha o pênalti sofrido por CARLOS EDUARDO, aos 36 minutos do segundo tempo. Isso acabou não atrapalhando no resultado final, mas fica o alerta a respeito. Haja vista que recentemente houve um crônico problema de penalidades perdidas.
9 - Segurança defensiva
Dos clubes grandes de São Paulo, o Palmeiras é o único que ainda não sofreu um gol sequer. Defesas sólidas sempre foram características dos trabalhos de Felipão, e a tendência é que isso prossiga na temporada que iniciou.
10 - Novas trocas mas gols saíram
Pelo menos mais oito alterações ocorrerão na partida diante do São Caetano, no próximo domingo, às 19:00 horas (Brasília) no estádio Anacleto Campanela. Desde o goleiro (Jaílson deverá ser titular), até o retorno de Borja. Que não atuou no triunfo do Palestra. Porém, senão um ataque de muitos gols, as bolas que foram para o gol, vieram dos finalizadores em destaque da equipe: MIGUEL BORJA e DEYVERSON.


FICHA TÉCNICA
Palmeiras 1 x 0 Botafogo- SP
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 23/01/2019 Horário: 21h (de Brasília) Público: 23.752
Renda: R$ 1.272.384,60
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
Gol: Deyverson, aos 20 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Marcos Rocha (Palmeiras); Willian Oliveira (Botafogo-SP)
Palmeiras: Fernando Prass; Marcos Rocha, Antônio Carlos, Edu Dracena e Victor Luís; Bruno Henrique e Thiago Santos; Zé Rafael (Lucas Lima), Gustavo Scarpa (Felipe Melo) e Dudu (Carlos Eduardo); Deyverson.
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Botafogo-SP: Rodrigo Viana; Lucas Marques, Plínio, Ednei e Pará; Willian Oliveira e Diones; Pimentinha (Jean Silva), Renan Oliveira (Marlon) e Leonan; Bruno Moraes (Rafael Costa). Técnico: Léo Condé



Foto: Flickr Palmeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário