Breaking News

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Entrevista com Léo Lamelas

28/01/2019


O paulista Leonardo Lamelas é um dos novos talentos da atual geração do automobilismo brasileiro, e em 2019 irá correr no Prototype Challenge (protótipos LMP3). A categoria de protótipos atua como preliminar do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, esse que é o principal torneio de provas de longa duração norte-americano.

Iniciou essa temporada com o pé direito, dando um show de pilotagem em Daytona. Já de casa nova na equipe ANSA Motorsports, foi o vencedor da prova de 3 horas de duração (The Roar Before The Rolex 24), ao lado de Neil Alberico, a bordo do Ligier #4.


Mas voltemos a 2018, quando junto com a equipe Charles Wicht Racing, foi vencedor da etapa de Sebring junto a outro destaque do esporte à motor americano, Pato O’Ward, atual campeão da Indy Lights. Léo também conquistou um pódio no Alabama, onde dividiu seu Ligier JS P3 com o piloto Will Owen.

Imagem: Blakely Photography

O jovem brasileiro teve uma breve carreira no kart nacional, quando já surgiu essa oportunidade de ir para os Estados Unidos e dar um grande paço em direção a elite do Endurance internacional.

"Na verdade, me pegou um pouco de surpresa porque não esperava fazer uma transição tão rápida como foi, esperava até ficar mais um tempo no kart e até mesmo tentar uma categoria aqui no Brasil; mas ai acabei tendo a oportunidade de fazer um treino em Daytona no ano passado. Gostei da equipe, me adaptei rápido ao carro e acabei ficando por lá mesmo. Esse ano está sendo o meu primeiro com protótipo, e também um ano com muitas novidades. Estou tendo que me adaptar ao carro e ao trabalho feito pela equipe. Venho tendo bons resultados e espero continuar assim".

Para uma transição tão rápida do kart para os protótipos, Léo mostrou que teve uma adaptação fácil ao carro e se mostrou confiante para o restante de 2018.

"É um carro até mais simples que os outros, porque é um carro em que só se pode mexer na asa traseira e no freio, que é o permitido. Na parte de telemetria é igual a qualquer carro, tanto turismo como fórmula, é bem básica e não tive muita dificuldade. A única dificuldade que tive foi o primeiro contato com o carro, que é bem arisco de guiar. Conforme passam os treinos e as corridas, estou tendo que me adaptar a esse novo estilo de pilotagem. A equipe inteira está fazendo um ótimo trabalho, já temos uma vitória e no Canadá conseguimos fazer a pole position. Todo mundo está se dedicando bastante; estou evoluindo a minha parte como piloto, até porque não conheço 100% do carro. Todo mundo está bem empenhado. É uma equipe nova, não é uma equipe de ponta ainda, mas estou muito feliz com o que estão fazendo".


Imagem: Blakely Photography

Questionado se haveria algum interesse em retornar ao Brasil para participar de alguma categoria, Léo mostra que já tem suas favoritas.

"Sempre gostei bastante da Porsche GT3 Cup, até pelo carro que é. Sempre fui fã de Porsche e até cheguei a fazer alguns treinos em 2016. Se um dia tiver a oportunidade de correr, gostaria de participar de uma prova do Brasileiro de Endurance, que é o tipo de prova que participo nos Estados Unidos".

Como qualquer piloto de sua idade, o objetivo é se destacar entre outros grandes nomes já estabelecidos e mostrar seu potencial. O ano de 2019 ainda é uma incógnita, mas Léo quer seguir na linha dos protótipos.

"A ideia é sempre seguir a linha dos protótipos, mas nunca sabemos o que pode acontecer. Meu sonho é chegar numa LMP2 e seguir a carreira nos protótipos".


Obs: o material para essa entrevista foi apurado no meio da temporada 2018.

Texto: Vinicius de Oliveira dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário