Breaking News

quarta-feira, 13 de março de 2019

Como o Automobilismo Virtual pode ser o primeiro eSport Olímpico?

eSports: Popular entre os jovens, criticado pelos adultos

Os eventos de eSports ultrapassaram as barreiras do nicho Geek. Atualmente, esses eventos lotam arenas no mundo todo, além disso apresentam números impressionantes nas audiências das transmissões online e na TV. Porém, a violência dos jogos de eSports mais populares ainda é muito criticada e vão contra os valores de algumas instituições tradicionais, como o Comitê Olímpico Internacional (COI). Nesse ponto que o Automobilismo Virtual sai na frente.


Rápido crescimento, organização, suporte e sem violência 

O Automobilismo Virtual (AV) deu start no mundo do eSport em larga escala basicamente, quando aconteceu o evento Vegas eRace na edição da CES 2017. Naquele mesmo ano, a Codemasters, que desenvolve o jogo oficial da Fórmula 1, e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promoveram o primeiro F1 eSports Series. Entretanto, foi no ano de 2018 que o AV se consolidou de fato no meio de competições online. O Jogo Gran Turismo Sports, principal franquia da PlayStation, lançou o FIA Gran Turismo Championship (FIA GT). Trata-se da primeira competição online/presencial com etapas em diversas cidades do mundo, com direito a transmissão ao vivo, produção de conteúdo nas redes sociais, certificação FIA e premiação. Como se não bastasse, o vencedor do FIA GT 2018, o brasileiro Igor Fraga, recebeu o premio junto dos campeões das demais modalidades de automobilismo na cerimônia  da FIA realizada na Rússia.

Como o Automobilismo Virtual pode ser o primeiro eSport Olímpico?
Fórmula 1 eSports Series. ( Reprodução/Codemasters)



Enquanto os demais jogos de eSports tentavam sem sucesso um diálogo com o COI, em 2018, o AV realizou os eventos: FIA GT, F1 eSports, Le Mans 24h, eRoc, McLaren shadow project, ForzaRC e outros. O Brasil também não ficou fora dessa, na BGS 2018, tivemos a final Latino-Americana Gran Turismo Logitec G Challenge. Mas o passo estratégico foi o acordo assinado em Janeiro de 2019 entre a FIA e COI. O documento prevê a produção de conteúdo do esporte automobilístico e segurança viária para o Olympic Channel. Vale lembrar que as duas instituições compartilham valores similares como respeito, excelência e amizade e ambas tem grandes preocupações quanto a queda audiência, principalmente entre o público mais jovem.



Em fevereiro de 2019, a Codemasters assinou um acordo com a Motorsport Network, o conglomerado é proprietário de marcas, websites, produz e divulga de conteúdos sobre automobilismo. O acordo tem o objetivo de lançar uma série de competições online globais e, dessa forma atingir um público muito maior. Para Frank Sagnier, CEO da Codemasters, isso ainda ajudaria na descoberta de novos talentos, através de uma democratização do acesso ao automobilismo, hoje restrito ao grande valor financeiro de investimento inicial.


Como o Automobilismo Virtual pode ser o primeiro eSport Olímpico?
FIA GT 2018 ( Reprodução/PlayStation)


O AV evoluiu de forma exponencial desde 2017 e está batendo a porta dos jogos olímpicos. Do lado de dentro, tem o Tony Estanguet, co-presidente do comitê olímpico de Paris, um defensor de trazer videogames para as Olimpíadas de 2024. Acompanhem os próximos capítulos.


Fernando Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário