Breaking News

domingo, 14 de abril de 2019

É GREnal outra vez...

   Quase todo domingo é igual. Acordar no meio da manhã cevar um mate e começar o dia com os planos do churrasco... A tarde vem e aí tem aquele futebol nosso de cada dia, e a gente acompanha nosso time é claro. Mas também não deixa de prestar atenção em tudo quanto é jogo, pra endossar a resenha até o meio da semana e zoar aqueles amigos dos times que tomaram uma ruim...
   Mas há alguns domingos diferentes...
   Alguns domingos tem algo no ar, algo que não se explica. Um sentimento que só conhece quem é gaúcho! É algo tão mais profundo que o futebol em si, que divide todo o estado entre quem veste azul e quem veste vermelho.
  Domingo de grenal é muito mais que qualquer domingo de futebol. O domingo de grenal dura uma semana no mínimo, tem alguns que duram pra sempre.
  É um dia todo diferente. Tu acorda cedo, tu incomoda o vizinho colorado, na fila do mercado tu vê um monte de torcedor, dos dois times, e a flauta já inicia na fila do açougue:
" O campeão me vê aí uns 2 quilos de picanha, uma costelinha de porco, um salsichão e uns pão de alho. Que hoje se for menos de 3 eu nem comemoro!"
  O olhar das pessoas muda, o horário vai chegando os nervos ficam a flor da pele, e quando finalmente rola a bola... Ah, aí meu amigo, nada mais importa!
   É maior clássico da terra, o melhor momento do mundo, é tudo ou nada.
  E qualquer torcedor deseja e cobra com veemência pra que os jogadores que estão em campo vestindo o manto honrem as suas cores. Porque o mínimo que a torcida espera de um grenal é que cada jogador de a vida em campo...
  Ganhar um grenal é um título, é um feito, e cada jogo vencendo ou perdendo o duelo é uma batalha épica.
  É amigos no domingo passado este grenal começou, e neste domingo senhores, é GREnal outra vez...
  E será como sempre, com entrevistas confiantes de ambos os lados, com as escalações saindo poucos minutos antes da partida, será o domingo de entrar na cancha e berrar a plenos pulmões pro estado, pro país e para o continente. "EU CHEGUEI!"
   Apesar da excelente fase tricolor no gauchão, estadual engana muito... Porém na última quarta, o alívio da massa azul foi ver a vontade de vencer de volta ao time. O acerto nas decisões, a imposição em campo. É um consenso da torcida sobre o último jogo, o          Grêmio voltou a ter cara de Grêmio!
   Domingo, não pode e não  será diferente.
   Tem que entrar em campo pra morder! Pra dividir cada jogada como se fosse a última!   Temos que entrar no nosso salão famintos e ver na bola o nosso prato de comida. Brigar por cada palmo da grama e voltar pra casa com alguma vantagem, e com alguma sorte, talvez até com a mão na taça...
  Será grenal uma vez mais... Vale taça! 
"Por isso te digo que de coração
Te alentaremos para sair campeão!"


Foto: internet

Jean Velho

Nenhum comentário:

Postar um comentário