Foto: Audi Communications Motorsport / Michael Kunkel |
O DTM chega à Lausitztring para a 7ª etapa de 2019, e a prova deste sábado marcou a 499ª prova da categoria em toda sua história, ficando para a segunda corrida, no domingo, o título de prova 500 do DTM.
Assim como em Brands Hatch o ritmo de qualificação dos Audis foi superior e a posição de honra ficou com o líder do campeonato, René Rast, que chegou à marca de 6 poles na temporada, e dividiu a primeira fila com Jamie Green e seu Audi laranja. Müller e Frijns formaram a segunda fila, Wittmann e Rockenfeller a terceira, e Fittipaldi e Eng a quarta fila.
Rast largou sem problemas e manteve a liderança da prova, Green não encontrou tração e caiu para a 4ª colocação, enquanto Müller e Wittmann dividiram as duas primeiras curvas, mas o piloto da BMW de número 11 ficou com a 3ª posição, atrás de Müller.
No início da 7ª volta René Rast teve problemas em seu RS5, e ficou muito lento na pista. De imediato, não chegou a abandonar a prova, mas o tempo perdido o jogou para a ultima colocação da prova. Sem carros à sua frente,Nico Müller começava a abrir vantagem na liderança. Na volta seguinte, Rast abandonou a prova, e segundo Arn Zensen, chefe da Audi Sport Team Rosberg, Rast teve problemas de potência no carro, e embora tenha conseguido retornar ao ritmo de corrida, a equipe preferiu recolher o Audi #33 para identificar e resolver o problema para a prova do Domingo.
Na 10ª volta, Loic Duval abriu os boxes para os pitstops, e segundo os calculos de seu engenheiro, o novo jogo de pneus teria que durar 24 voltas. Aberdein e Di Resta foram aos boxes na volta seguinte, e Aberdein foi punido por ter sido liberado do box de maneira perigosa.
O então segundo colocado, Marco Wittmann parou na volta 13 e acabou perdendo a posição para Robin Frijns que havia realizado seu pitstop na volta anterior. Já na volta 14 foi o líder, Nico Müller quem realizou a sua parada obrigatória, e mesmo com problemas, retornou à frente de Frijns e Wittmann. Pietro Fittipaldi conquistou a posição de Phillip Eng nos boxes.
Na volta 17, Green quase colide com Glock nos boxes. Enquanto o alemão chegava para realizar sua parada, a equipe liberava o carro de Green, por pouco os carros não colidiram, e esse quase incidente causou um drive through de punição para o Audi #53. E na volta seguinte, Glock teve problemas de câmbio e abandonou a prova. Na volta 23 Sheldon Van Der Linde realizou um pitstop de emergência e por um motivo inusitado, teve que trocar a porta de sua BMW M4, e caiu para a ultima posição.
Rockenfeller e Wittmann duelando pelo pódio. Foto: DTM.com |
Nos 15 minutos finais Rockenfeller aumentava a pressão em Wittmann, e na segunda tentativa conseguiu realizar a ultrapassagem. Joel Eriksson atacava Pietro Fittipaldi pela 7ª´posição, e logo a frente deles, Loic Duval tentava roubar a 5ª colocação de Phillip Eng.
No fim, Nico Müller cruzou a linha de chegada antes de seus rivais e conquistou sua terceira vitória na categoria, segunda só nessa temporada. Frijns e Rockenfeller completavam a trinca da montadora as 4 argolas no pódio, Pietro Fittipaldi conquistou sua melhor colocação em um carro da WRT, com o 7º posto. Agora, Rast ainda lidera o campeonato, mas sua vantagem para Müller foi reduzida para apenas 14 pontos.
A prova da manhã desse domingo, terá uma marca importante para o DTM, sera a de número 500 da tradicional categoria, e a Audi pode conquistar o campeonato de montadoras antecipadamente.
Texto: Mauricio Campelo
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