Breaking News

domingo, 15 de setembro de 2019

Duas vezes Leclerc

Twitter F1


    Vou começar este texto falando que ele conterá histórias das duas ultimas corridas da Formula 1. O grande prêmio da Bélgica deve um tom escuro após a morte de Anthoine Hubert, piloto da Formula 2 que sofreu um acidente na primeira prova da categoria. Já o grande prêmio da Itália teve tom de festa, não só pela vitória da Ferrari, mas pela comemoração do aniversário da Scuderia Italiana. Mas o que as duas provas tem em comum? O nome do ganhador Charles Leclerc.

    Leclerc provou que é um piloto que possui um psicológico muito bem preparado para acontecimentos que acontecem sem precedentes. Anthoine era seu amigo e o jovem monegasco era junto com Pierre Gasly os pilotos mais atingidos pela fatalidade na Bélgica. Durante o minuto de silencio ambos foram amparados pela mãe de Hubert, e era nítido o quão devastador foi a perda para eles. Gasly conhecia Hubert desde os seis anos de idade, cresceram juntos não só dentro das pistas como na escola. Os dois pilotos mostraram como deve ser uma homenagem a um amigo, vale lembrar que ambos também sofreram a quatro anos atrás com a morte de Jules Bianchi. Para Leclerc, Jules era muito mais que um amigo, era seu padrinho e o jovem também lidou com a perda de seu pai com pouca diferença entre uma perda e outra.

    Sobre o GP da Bélgica...
    
    A corrida começou sobre grande emoção e um tom de preocupação em relação a um novo acidente de proporções gigantescas como o de sábado. Leclerc largou na pole enquanto Vettel era ultrapassado por Lewis Hamilton e logo em seguida recuperou sua posição de origem. No meio do pelotão Kimi Raikkonen e Max Verstappen se enroscavam e o holandês levou a pior com avarias na suspensão dianteira esquerda o que levou o piloto a bater na barreira de proteção e ter a intervenção do safety-car.

    Ao mesmo tempo em que o holandês encontrava problemas, outra jovem promessa da Formula 1 encantava com suas ultrapassagens, mais precisamente seis logo na primeira volta, chegando a quinta colocação... o nome dele?! Lando Norris. Já seu companheiro de equipe Carlos Sainz Jr, recebia um presente de grego no dia do aniversário. O espanhol acabou abandonando a prova. 

   O circuito de Spa-Francorchamps se mostrava mais para os carros da Ferrari do que para as Mercedes, que não acompanharam o ritmo de Charles Leclerc.  O piloto de Mônaco não tinha adversários por perto e ia abrindo vantagem.
  
   Vários aplausos se ouvia pelo circuito na volta de numero 19 em homenagem a Hubert, que corria com o numero #19 no carro. Este sem duvidas foi um dos momentos mais emocionantes da corrida. 

Twitter F1


   Após as paradas para a troca de pneus, Vettel estava a frente de Charles e o momento que pensávamos que nunca iria chegar chegou, a Ferrari pediu para que Sebastian deixasse seu companheiro ultrapassar naquela volta, por ter um ritmo melhor. 

    Na ultima volta da prova Antonio Giovinazzi decidiu se chocar com a barreira de pneus. Outro piloto que acabou abandonando na ultima volta foi Norris que vinha fazendo uma corrida brilhante mas seu carro quebrou na ultima volta. 

   O que chamou a atenção na classificação desta corrida foi Alex Albon fazendo sua estréia pela RBR chegando em quinto, Gasly retornando a STR chegando em nono, Vettel fora do pódio e Charles Leclerc ganhando a corrida pela primeira vez e fazendo uma lindo homenagem ao amigo. 

Twitter F1


  Grande prêmio da Itália 
  
   Que prova digna de um óscar, essa é a sensação que fica após assistir o GP da Itália.  Após a trabalhada dos pilotos no treino de classificação, eles decidiram se atrapalharem na corrida de domingo também. 

   As primeiras voltas foram recheadas de ultrapassagens, Hulkenberg foi para quarto, Vettel indo para o quinto lugar,Stroll chegando na sétima posição, enquanto Max Verstappen que largava no fim do grid passava reto na chicane para evitar um acidente. Em disputa por posição, Alex Albon e Carlos Sainz Jr, faziam uma bela disputa, até Albon escapar e dar uma volta na brita do circuito. 

   Vettel acabou rodando na pista na pista e voltou de forma imprudente, acertando de leve Lance Stroll, que acabou rodando e voltando da mesma forma que o alemão para a pista. Esse incidente acabou gerando punições aos dois pilotos, mas com peso diferente. Vettel recebeu a punição de stop-and-go de 10 segundos, já o piloto canadense um drive through.

   Alex Albon, piloto recém chegado na RBR, foi outro que recebeu punição. O jovem saiu da pista e acabou ganhando vantagem sobre uma ultrapassagem feita em Magnussen e sua punição foi uma sanção de 5 segundos.

   Os protagonistas da prova Charles Leclerc e Lewis Hamilton, fizeram estratégias totalmente diferentes. A Mercedes para Hamilton antes do piloto da Ferrari, pois os desgastes no pneu já estavam atrapalhando o rendimento do carro. Não demorou mais que uma volta e Leclerc também parou. A diferença de uma volta entre as paradas, fez uma diferença e tanto no momento decisivo da prova, já que Hamilton, após nos agraciar com uma belíssima disputa  junto a Charles Leclerc, que até rendeu um cartão amarelo para o piloto da Ferrari e pneus sendo gastos ao extremo pelo britânico. 

    No meio do pelotão o espanhol Carlos Sainz, tem sua parada nos boxes prejudicada com uma roda que ficou solta. Fim de prova para o piloto da McLaren, que vem para o segundo abandono após as férias de verão.

    Perto do fim a briga pela vitória ganhou a presença do finlandês Valtteri Bottas, que estava com os pneus em melhor estado. Com um duelo entre três pilotos, Hamilton cometeu um erro ao tenta ultrapassar Leclerc e acabou perdendo a posição para Bottas. Dai em diante a briga pela vitória ganhou um clima de tensão por conta da diferença entre os pneus dos dois pilotos. Bottas tinha o momento perfeito para dar o bote, mas errou, foi o momento da torcida italiana comemorar loucamente o erro, já que Leclerc abriu vantagem na liderança.

     A vitória de Leclerc encerra um jejum da Ferrari de nove anos sem ganhar em Monza, e ele se torna o primeiro piloto a vencer de forma consecutiva pela primeira e segunda vez no seu ano de estréia pela Scuderia, juntamente no ano em que se comemora seus 90 anos de fundação.

   m momento curioso da prova foi quando Charles Leclerc deu uma volta sobre a Ferrari de Sebastian Vettel que estava na 14° colocação. 

Twitter F1


        

  
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário