Foto: Marcelo Hazan |
Não é segredo para ninguém, que a base do São Paulo sempre colheu bons frutos, desde Sillas, Sidney e Muller conhecidos como os “Menudos do Morumbi”, passando por Denílson, Kaká, Hernanes, Lucas Moura e recentemente os “Made in Cotia” como David Neres, Luiz Araújo e Eder Militão.
“Made in Cotia” é o termo atualizado para as novas promessas que vem surgindo pelos canteiros de Cotia. Jogadores como Antony, Luan, Igor Gomes, Liziero, Helinho e Jonas Toró fazem parte dessa nova leva de atletas vindo da base que estão sendo utilizados em 2019.
Nisso, vamos analisar cada jogador que surgiu nesse ano, seus pontos positivos, negativos e números pelo clube de maneira imparcial.
Todos os jovens citados possuem multa de 50 milhões de euros.
Foto: Marcos Ribolli |
Igor Gomes: O jovem de 20 anos possui contrato até 2023. O meio campista conta 16 jogos e 2 gols em seu primeiro ano como profissional. O jovem jogador conta ao seu favor como ponto positivo sua versatilidade de posição e um bom passe. O seu ponto negativo é o mesmo que positivo, por possuir uma grande versatilidade taticamente, desde que subiu ainda não se definiu em qual posição deve buscar vaga na equipe titular.
Luan Santos: o jovem volante possui 20 anos como Igor e tem um contrato até 2022. O número 13 tem pelo clube o total de 27 jogos e 1 assistência e média de 1.6 desarmes por jogo entre 2018/2019, como um bom marcador, seus pontos fortes ficam pela imposição física e boa obediência tática em campo, praticamente um leão quando necessário.
Seu ponto negativo fica pela parte técnica, precisa refinar seu passe, melhorar sua saída de bola e crescer na chegada ofensiva, algo que todo 1° volante na Europa busca ter.
Igor Liziero: O maestro de 21 anos, conta com um acordo até 2023. Igor possui mais experiência entre os que já subiram. Conta com 50 jogos, 3 gols e 2 assistências. Parecem números baixos, porém a maturidade desse jovem jogador é algo impressionante, sua ótima visão e bom passe, fazem o diferencial no jogo do Cuca. Agora seu maior problema é sua fragilidade óssea e muscular, vive machucado, isso acaba afastando um pouco algumas equipes que possam querer contar com o seu futebol como o Borussia Dortmund ano passado, chegou a acenar com 10 milhões de euros.
Antony: A joia tricolor de 19 anos possui um longo contrato até 2024. Talvez, o jogador que o clube do Morumbi acha que possa ganhar mais dinheiro em uma futura transferência. Totalizando 27 jogos, 3 gols e 2 assistências, o jovem ponta tem como qualidades: bom passe, força física e seu ponto mais forte, o drible curto, deixar zagueiros para trás é algo corriqueiro em partidas pelo Tricolor Paulista.
Seu ponto negativo fica pela sua finalização bem precária, sem força e com pouca direção quando vai para o gol. Melhorando isso, acredito que acabe saindo por um valor alto e para uma equipe de ponta, como o Milan.
Jonas Toró: O último a debutar pelo profissional de 20 anos, com um contrato até 2022. O jovem atacante possui 12 jogos e 2 gols pelo clube. Sua velocidade misturada com sua força física faz ser um insinuante atacante, além de possuir um chute com curva muito bem lapidado.
Por ser tão veloz, acaba não pensando tanto às vezes, toma muitas decisões erradas, toca onde é pra chutar e vice versa.
Helinho: Esse é o caso mais inexplicável do atual elenco, com 19 anos e contrato até 2023. O flanco possui 20 jogos e 1 gol, golaço por sinal. Têm um bom chute e agressividade com o seu estilo de jogo, que impressionaram em suas primeiras partidas. Porém, depois de alguns jogos, começou a ficar inseguro, o chute não acerta mais, seu jogo agressivo se tornou previsível. Precisa ser emprestado ou vendido logo, não vejo tanto futuro em curto prazo no jogador.
São Paulo tem como dever lapidar, utilizar para o seu bem esportivo e vender quando necessário, manter a mística de bons jogadores que revelamos.
Repórter: Vinícius Mota
Nenhum comentário:
Postar um comentário