Breaking News

segunda-feira, 13 de abril de 2015

San-São, o verdadeiro duelo de titãs paulistas.

Olá nação tricolor!


São Paulo e Santos constituem os protagonistas do clássico mais vencedor do futebol paulista, em relevância mundial, por mais que esperneiem os demais rivais da capital.

São 11 conquistas, somente em Libertadores (6) e Mundiais (5) da dupla San-São, contra modestos e parcos 2 títulos de Libertadores e 1 Mundial autêntico do Derby. Claro, existem os asteriscos de Mundialito e Mundial de fax.

Confrontos mata-mata entre o Tricolor paulista e o alvinegro tem tido o predomínio santista no século XXI, porém, em finais propriamente ditas nesta modalidade, a vantagem é tricolor: 2 títulos contra 1.

Primeiramente, 1978. No Paulistão daquele ano, o título ficou em Santos, numa melhor de 3 jogos. A melhor campanha praiana contou a favor do time de Vila Belmiro, após 1 vitória para cada lado, intercaladas por um empate. O São Paulo fez até mais gols nos confrontos, 4 contra 3. 
A resposta veio em 1980. Esse sim, título legítimo mata-mata. Até hoje, o maior público do São Paulo em jogos de Campeonato Paulista: 122.209 torcedores na primeira partida. O segundo jogo levou 61.130 espectadores. Ao todo, mais de 183 mil assistiram Serginho Chulapa (ironicamente, santista) decidir os 2 jogos. 1 a 0 duas vezes, nas redes de Marola.

2000 foi o tira-teima das finais mata-mata e aí, deu São Paulo novamente. O Santos não saiu da fila estadual que já durava 16 anos porque França no primeiro jogo e Rogério Ceni e Marcelinho Paraíba, no segundo, não permitiram. Vitória são-paulina por 1 a 0 e empate consagrador em 2 a 2, com o time peixeiro em vantagem sempre, mas abatido por golaços de faltas tricolores.

Uma bela história dos maiores campeões do Estado de São Paulo.

Saudações Tricolores!

Crédito-Imagens: Placar, R7, SPFCpedia (Michael Serra), Jogos SPFC (Alexandre Giesbrecht).

Siga no Twitter: @CarlosPort 

Nenhum comentário:

Postar um comentário