Breaking News

terça-feira, 14 de maio de 2019

Um confronto em várias perspectivas


Ontem aconteceu o sorteio dos playoffs da Copa Libertadores da América, e para quem esperava vida fácil para Mano Menezes e sua tropa se enganou profundamente.  Mas será que este é o pior cenário para o Cruzeiro? Dificultou muito o sonho de reconquistar Santiago? Como joga o nosso adversário?

Reprodução: Twitter Cruzeiro
HISTÓRICO
Cruzeiro e River já disputaram 14 jogos, com 10 vitórias cruzeirenses e 4 derrotas.  Os dois times nunca empataram.

Além de grande vantagem no confronto direto, o Cruzeiro ainda conta com 3 títulos conquistados em cima do rival. A Libertadores de 1976, a Super Copa de 1991 e a Recopa 1998. Entretanto o River Plate, um rival histórico, que recentemente em 2015, foi o algoz de uma dura eliminação, onde após uma vitória épica em terras hermanas, gol de Marquinhos fomos amassado em um Mineirão lotado por 3x0.

Na vida temos o hábito de enxergar o copo meio vazio, mas existem alguns aspectos que nos ajudam a avaliar este confronto como promissor que são:

1 -    Um jogo ao estilo Mano Menezes:
É inegável que o Cruzeiro é outro em mata-mata. O estilo de jogo muito criticado nos últimos dias será útil para o confronto. Vale lembrar que na campanha do hexa da Copa do Brasil o Cruzeiro ganhou todos os seus jogos fora de casa, jogando contra adversários duros e de estilos diferentes.

2 -    Um time vindo de pré-temporada:
A temporada Argentina acabou, e nacionalmente foi bem fraca para o River. Uma campanha mediana no campeonato nacional, uma derrota acachapante na copa da Argentina para o Tucumã.

Internacionalmente conquistou uma Copa Libertadores recheada de polêmicas, como nas quartas de final um pênalti não marcado para o Independiente por Anderson Daronco, na semifinal a interferência de Gallardo mesmo suspenso, e a bizarra final, tão sonhada pela Conmebol, e que se tornou um inferno, tendo que ser decidida na Espanha. Como nosso rival, foi eliminado antes da final do Mundial de Clubes. E como o calendário argentino segue o Europeu, o time virá de pré-temporada, o que pode ser um ponto a favor do cabuloso.

3 -    Tempo para o Mano trabalhar:
O Cruzeiro caiu de produção, após o título mineiro conseguiu vitórias pragmáticas até para Mano Menezes. Jogadores como Fred, Rodriguinho, Dodô e Robinho tão importantes, tem jogado bem pouco. Mas a parada da Copa América está ai, e ano passado, a parada para Copa do Mundo fez um bem danado para o time que se fechou e o conquistou.

Ajustes na defesa se mostram necessários, Edilson não faz uma boa temporada e tem cometido muitos erros fatais, às vezes alguns jogos no banco podem fazer bem, como fizeram para Egídio.

Outro ponto preocupante em minha opinião é a dupla de volantes, nenhuma das alternativas formadas tem dado resultado, e tem prejudicado a saída de bola do time. Com a provável saída de Lucas Silva, um reforço pode ser necessário (como Barcos fez ano passado), mesmo vendo Romero como melhor opção, pelo menos para o jogo do Monumental.

ANÁLISE DO ADVERSÁRIO
O time do River não tem feito uma Libertadores animadora, foram 02 vitórias e incríveis 04 empates, sendo que passou por maus bocados contra o Inter nos dois jogos, conseguindo empatar depois de estar em desvantagem.

Gallardo joga no 4-4-2 com Lucas Pratto comandando o ataque, e seu companheiro tem variado entre Borre e o Argentino Matias Suarez. Não é um time de muita velocidade, mas assim como o Cruzeiro é bem frio. Tem no gol um grande goleiro, mas que não vive uma boa fase Franco Armani, e mesmo possuindo uma defesa solida, tem tomado muitos gols, principalmente de contra ataque. O promissor meio campista Palácios (este está sendo cotado para sair) consegue ajudar tanto na criação tanto na marcação. A equipe deve se reforçar, pois perdeu seu principal articulador Juan Quinteiro, que rompeu os ligamentos do joelho e dificilmente enfrenta a raposa. E com sua perda tem encontrado muitas dificuldades para construir jogadas.

Os cuidados de sempre devem ser tomados, por se tratar de um gigante, e dos últimos acontecimentos com a arbitragem e os argentinos, mas acho que se tem um time que pode conseguir passar, e é respeitado para isto, este é La Bestia Negra.

Reprodução: Twitter Cruzeiro
CLASSIFICANDO...
Caso consiga a classificação para as quartas, o Cruzeiro tem um cenário favorável, pois os possíveis adversários são: Cerro Porteño (Algoz do nosso rival, mas com um time inferior) ou San Lorenzo (Que mesmo classificado passa por uma fase terrível, e mandou o técnico Almiron embora).

Creio que o Cruzeiro tem vários ajustes a serem feitos, e que a parada da Copa América será importante para que eles possam ser de fato efetuados. Entra em um confronto onde será testado ao extremo, mas que em minha visão tem boas chances de ter êxito, e o fator de decidir o confronto em casa pode ser fator fundamental.

Vamos juntos, pois assim estaremos cada vez mais fortes para reconquistar Santiago mais uma vez.
Equipe CruzeiroVQTTV
Por: Abner Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário