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quinta-feira, 30 de abril de 2015

CRUZEIRO: UMA EMPRESA ONDE OS TORCEDORES SÃO CLIENTES

Nos últimos dias notamos um fluxo de notícias envolvendo o Cruzeiro em possíveis negociações de atletas, além de marketing para a venda de produtos Fast-Food. Em relação a todo esse alvoroço causado, reservamos este espaço para você, torcedor cruzeirense, expor suas opiniões a respeito desta nova 'marca'. 
Abaixo, segue, um questionamento a respeito das diversas opiniões discutidas nas redes sociais. Comente e tenha sua voz ativa em nosso site:
  1. O que você acha da Hamburgueria Cruzeiro? Uma jogada de marketing ou além disso?
  2. Essa nova marca veio para revolucionar em atender os gostos do consumidor com novidades ou apenas para tirar o foco do futebol?
  3. Com essa nova 'empresa' serão proibidos os churrasquinhos em torno do Mineirão. Mito ou verdade?
  4. Essa jogada, em sua opinião, tem relação com a falta de um patrocinador Master ou com ambições particulares em capitalizar dinheiro e pouco aplicá-lo?
Há quem diga que a ideia é bastante interessante e uma ótima jogada de marketing - de fato é - além de aderir as novas modernidades de gourmetização. Por outro lado existem as pessoas mais tradicionais, que tem aversão ao novo e conservam ideologias passadas em que tudo girava em torno de um espetáculo, hoje, perdido ou mesmo difícil de ver a olho nu. 

Abaixo, segue pontos de vistas de torcedores a respeito do assunto elencados conforme os prós e contras.
  1. O que você acha da Hamburgueria Cruzeiro? Uma jogada de marketing ou além disso?A princípio a Hamburgueria do Cruzeiro parece uma nova jogada de marketing para capitalização de renda, pois o clube encontra-se em um momento delicado: sem patrocinador master e com o programa de sócios-torcedores estagnado.
  2. Essa nova marca veio para revolucionar em atender os gostos do consumidor com novidades ou apenas para tirar o foco do futebol?
    Veja bem, pode ser que tire o foco de questões internas do futebol e que mascare um pouco os lados negativos, ao passo que o torcedor terá opções, comodidades, benefícios que instigam o consumo com a marca do que move sua paixão: o escudo do Clube. Mas vamos deixar o tempo mostrar qual a realidade que essas novas propostas revolucionárias e tecnológicas tem a oferecer.
  3. Com essa nova 'empresa' serão proibidos os churrasquinhos em torno do Mineirão. Mito ou verdade?
    Alguns torcedores estão comentando esta argumentação. A realidade é que a causa/motivo não é a criação da hamburgueria, ou talvez sim, depende do ponto de vista. Explicarei: A PBH se pronunciou dizendo que planeja acabar com a aglomeração gerada em torno do Mineirão em prol dos 'churrasquinhos' antes das partidas por ser um local público e não haver fiscalização. Relacionando a nova empresa a ser lançada pelo clube mineiro: serão dispostos pontos de venda em food-trucks nestes locais. Aí gera uma "competição" comercial, no caso como é local público e a prefeitura quer capitalizar o lucro, o Cruzeiro terá que "alugar o ponto comercial" da prefeitura, ou seja, os churrasquinhos que não geram impostos à PBH serão dizimados. Todo esse atrito criado vem por parte de entidades mineiras que querem o tempo todo por o torcedor cruzeirense contra o clube e promover uma rachadura entre esse elo forte.
  4. Essa jogada, em sua opinião, tem relação com a falta de um patrocinador Master ou com ambições particulares em capitalizar dinheiro e pouco aplicá-lo?
    De certa forma tem relação a falta de patrocinador master, além da baixa do programa de sócios-torcedores em 2015, ao modo que o clube necessita de uma renda boa para manter o plantel e todos seus funcionários em harmonia, sem dívidas (ou mínimas). Vejo este negócio como uma válvula de escape que a diretoria encontrou para sanar alguns problemas, porém um lado negativo é fazer com que o torcedor seja 'o patrocinador máster', ao passo que este, é cliente e gera a receita que o clube precisa, muitas vezes com preços exorbitantes e fora do alcance de muitos. O que, neste caso, acarreta um esvaziamento do estádio. Em relação às ambições particulares, não podemos afirmar nada do tipo. É sim uma forma de capitalizar, mas com fins de aplicar este lucro internamente com investimentos em prol de melhorias. Se o Cartola vai ou não saber administrar isso é outra história a ser discutida no futuro.
De certa forma o Cruzeiro está virando uma empresa, onde nós (torcedores) somos os clientes e adquirimos os produtos para manter o clube. Só espero, sinceramente, que todo o investimento que fazemos seja aplicado e que possamos ver os resultados de toda essa comercialização. Afinal, por um lado, o clube deve vender sua marca e usar os meios que possui para fazer com que o torcedor seja cada vez mais participativo em gerar receitas. Cabe aceitar e dar credibilidade aos projetos.

Deixe nos comentários abaixo, a sua opinião sobre os questionamentos levantados por este texto.





3 comentários:

  1. Eu tinha vindo aqui criticar o texto, mas cometir o erro de não expor meu pensamento sobre o tema e nem propor melhorias ao que eu critiquei. Pois bem, segue abaixo um breve texto que escrevi sobre o tema que é aqui abordado:


    CRUZEIRO: UMA EMPRESA ONDE OS TORCEDORES SÃO CLIENTES ?

    Nessa semana, veio a notícia de que o Cruzeiro a exemplo de outros clubes do futebol brasileiro, irá entrar no segmento de fast-food inicialmente com uma hamburgueria. Esse fato pega de surpresa alguns torcedores e traz algumas dúvidas sobre o tema, como o próprio título dessa matéria já questiona.

    Primeiramente é necessário compreender os motivos que levam um clube de futebol a expandir sua área de atuação para além do esporte bem como o processo até chegar de fato a essa decisão. A razão geral mais comum é a necessidade de uma maior arrecadação de renda e a expansão do nome da marca.

    Precisamos começar a entender o futebol como um negócio, que de fato é. Um clube de futebol funciona quase como uma empresa. Ele precisa de capital para produzir um produto ou serviço. Um clube tem contas, obrigações tributárias a pagar todo mês, assim como uma empresa. E os clientes, quem são? Ora, os torcedores são e sempre foram os clientes. Eles consomem camisas, diversos produtos licenciados, ingressos, sócio-torcedor etc. Portanto não se sinta ofendido quando o torcedor é tratado como cliente, desde que o clube esteja dando o retorno e prestando contas do que está sendo feito.

    Futebol como um negócio, já é muito bem explorado no mercado europeu. Clubes como Real Madrid e Barcelona já possuem atividades em diversos segmentos para seus torcedores. O Real Madrid, por exemplo, estava até recentemente com um projeto de construção de um resort e parque de diversão em uma ilha artificial nos Emirados Árabes. O valor desse investimento era de aproximadamente 1 bilhão de dólares, mas teve que ser adiado devido a falta de recursos financeiros. Porém fica o destaque para a ousadia do Real Madrid que conhece bem sua grandeza e sabe até onde pode chegar.

    Retornando ao nosso universo (menor), o Cruzeiro segue essa tendência e começa com uma rede de fast-food que será administrada por um empresa criada pela Pluri Consultorias. É a Pluri a empresa responsável por apresentar esse projeto aos clubes e os convencer dos benefícios desse negócio. E quais são os benefícios desse negócio?

    Vamos a eles:

    1 – Expansão da marca Cruzeiro – o Cruzeiro Esporte Clube vem numa trajetória incansável para transformar o nome Cruzeiro maior do que ele já é. Inclusive esse foi o principal objetivo do Cruzeiro ter “criado” um time de vôlei, bem como as escolinhas de futebol e parcerias que o Cruzeiro mantém nos Estados Unidos e na Ásia. Tudo em prol de expandir a marca do clube. Portanto, adentrar no mercado de fast-food também está incluído nesse pacote.

    2 – Captação de renda – já explicamos aqui que futebol é negócio e sendo assim o Cruzeiro encontrou uma oportunidade que jugou não poder ser desperdiçada. Oportunidades aparecem e é feito uma plano de negócio para se poder chegar a conclusão de que tal projeto é viável e poderá dar frutos. O clube chegou a essa conclusão e tocou o projeto adiante. Pois afinal, essa hamburgueria já nasce com mais de 8 milhões de clientes potenciais, ou estou mentindo?

    3- Aproximação com os torcedores – o relacionamento com a torcida é muito importante. Cada vez mais queremos nos sentir mais próximos do nosso clube. Criar ambientes exclusivos para a torcida é algo que proporciona isso. Se for comercializado um produto de qualidade com um preço justo, naturalmente os torcedores vão preferir consumir tal produto dentro daquele ambiente que o clube criou para ele.

    (CONTINUA NO PROXIMO COMENTÁRIO DEVIDO AO LIMITE DE CARACTERES)...

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    1. (continuação)...

      Acredito que o Cruzeiro acertou nesse novo negócio e espero que mais pra frente o clube explore outros negócios também. O Cruzeiro poderia, por exemplo, desenvolver muito mais a TV Cruzeiro, trazendo conteúdos de ponta e dinâmicos a sua torcida, possibilitando a cobrança de uma mensalidade para se ter acesso a esse serviço. Real Madrid e Benfica são exemplos de clubes que já fazem isso. Nós temos muito a aprender com esses clubes.

      Espero que eu tenha conseguido esclarecer um pouco desse tema que naturalmente gera dúvidas a alguns torcedores, mas que quando o assunto é levado a um universo maior, não parece algo tão estranho assim.

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    2. Isso mesmo Pedro, concordo com tudo que disse acima. Inclusive, muito obrigado pela sua contribuição ao esclarecimento deste ponto que gerou muita confusão nas redes sociais esta semana. O que eu destaquei no texto, foram diversos pontos de vista dos torcedores e analisando o que poderia ser. Como já dito, é a opinião vista das arquibancadas. Se me permitir, gostaria de publicar seu texto como um esclarecedor de dúvidas para que o torcedor se tranquilize (por um lado), pois como eu citei acima (tudo que está escrito foram opiniões de mais de um torcedor sobre o assunto) tanto PBH, quando outras mídias vão utilizar meios para gerar conflitos entre o torcedor e o clube, como aconteceu com a notícia do corte dos churrasquinhos, incrivelmente após a publicação da nova marca (hamburgueria).

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