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quarta-feira, 29 de abril de 2015

Fórmula 1 em modo turbo

A abertura da temporada da Fórmula 1 em 2016 ocorrerá em abril. Para quem gosta do esporte, poderia ser uma má notícia esperar mais para ver os bólidos em ação, mas na verdade não é. A temporada de 2016 vai ocorrer de forma condensada, um "modo turbo", já que teremos mais corridas em menos tempo.


Os organizadores do GP da Austrália (que continuará abrindo a temporada) já anunciaram que a corrida vai acontecer em 3 de abril, sendo assim a estreia da Fórmula 1 mais tardia desde 1988.
Ayrton Senna campeão mundial da F1 em 1988
Apesar da temporada começar mais tarde em 2016, isso não significa que teremos menos corridas (como era de se esperar). Na verdade, espera-se mais etapas do que em 2015 - já que o Azerbaijão possui contrato para integrar o calendário da F1 em 2016 e o GP da Alemanha retornará para Hockenheim -, porém com intervalos menores entre um Grande Prêmio e outro.

Essa decisão visa diminuir os custos astronômicos da Fórmula 1 (pelo menos em tese), visto que as equipes não precisariam voltar para a Europa após algumas corridas que têm um intervalo de espaço de duas ou três semanas até o próximo GP. As corridas com os menores intervalos aconteceriam em países próximos uns dos outros, já que é necessário tempo de descanso e montagem das estruturas de cada equipe.

A ideia de comprimir o calendário da F1 em 2016 também faz parte da tentativa da FOM (órgão detentor dos direitos comerciais da Fórmula 1) de deixar o esporte mais interessante para os telespectadores. Dessa forma, quem acompanha o esporte pela TV no mundo inteiro não precisa ficar de olho no calendário ou procurar algum meio de se informar quando será a próxima corrida; ficaria mais agradável para quem não acompanha a Fórmula 1 de perto, já que, atualmente, temos algumas corridas com uma semana de intervalo e a próxima com três semanas - a ideia é uniformizar um pouco mais esses intervalos entre cada GP. Essa é mais uma das várias tentativas de deixar o esporte mais atrativo para reconquistar uma parcela do público que vem caindo ao longo dos anos.

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