Galpão da McLaren na Inglaterra: ninguém sabe sua localização (Foto: Darren Heath) |
Quer dizer, ninguém além dos poucos selecionados que já estiveram por lá e viram uma coleção de carros, pneus, peças e ferramentas usados pela McLaren desde 1981, quando o controle da equipe foi assumido por Ron Dennis. Uma das primeiras coisas que o novo presidente fez foi determinar que, no fim de cada temporada, cada carro, jogo de pneus, componente ou ferramenta usado naquele ano não fosse vendido a ninguém.
Antes disso, era quase que uma tradição que os carros fossem vendidos quando as temporadas acabassem. Diferentemente do que acontece hoje, as maiores equipes construiam até dez carros por ano, e era natural que o que sobrevivesse no fim do ano fossem vendidos para ajudar a financiar a temporada seguinte. A McLaren não era exceção (até 1981).
Bicos dianteiros de carros de temporadas passadas guardadas no galpão secreto (Foto: Darren Heath) |
Isto significa que, fora os carros que estão expostos em museus ou em eventos, todos os carros usados pela McLaren na Fórmula 1 nos últimos 34 anos provavelmente está lá, bem como vários jogos de pneus, peças e até mesmo as ferramentas usadas pela equipe ao longo do tempo. Os carros que não estão lá podem ser encontrados na exposição permanente que fica no circuito de Donington e no McLaren Technical Centre, esse sim um edifício majestoso, que a companhia exibe com orgulho.
Carros embalados com plástico para não ficarem expostos ao tempo e se perderem (Foto: Darren Heath) |
No depósito, que “funciona” desde 1997, é possível presenciar a evolução das cores e formas dos carros de Woking, do branco-e-vermelho da Marlboro, passando pelos monocromáticos West, até o prata-e-vermelho da Vodafone. Hakkinen, Senna, Prost… também é possível ler seus nomes e os de outros pilotos na lateral dos carros. Entre os modelos históricos, estão o MP4-18, que jamais correu por problemas no desenvolvimento, e o MP4/8B, protótipo dom motor V12 Lamborghini testado por Ayrton Senna em 1993.
Ao fundo, um carro totalmente branco, sem pintura, provavelmente usado para testes (Foto: Darren Heath) |
O vídeo promocional:
Nenhum comentário:
Postar um comentário