Primeiro o turno de um, como sempre, disputado e emocionante campeonato brasileiro chegou ao fim, com algumas boas surpresas mas também com muitas decepções.
Corinthians
Talvez o time que mais tenha superado as expectativas. Entrou no campeonato em um momento complicado, com a saída de importantes titulares, como Fábio Santos, Sheik e Guerrero. A equipe do técnico Tite conseguiu um padrão de jogo que, se não é lá muito bonito, é extremamente eficiente, e que conta com a melhor defesa do campeonato. Encontrou em Jadson e Elias o destaque do ponto forte do time: o meio campo.
Atlético-MG
Vem fazendo um campeonato dentro do esperado, visto que era apontado pela maioria como um dos grandes candidatos ao título de 2015. Levir Culpi armou uma equipe muito ofensiva, que tenta propor o jogo e pressionar seus adversários. O time que teve como destaques Jemerson, Rafael Carioca e o argentino Lucas Pratto tem o melhor ataque do campeonato (33) e também é a equipe que mais finaliza.
Grêmio
Outra grande surpresa é o time do técnico Roger Machado. Um elenco que foi desprezado por Felipão, hoje é seguramente um dos grandes times do Brasileiro. Prova disso é a goleada por 5x0 sobre o maior rival e a vitória sobre o então líder Atlético-MG em pleno Mineirão. O jovem atacante Luan é quem dá o tom à equipe.
Fluminense
Fez um turno com altos e baixos, mas fecha essa primeira metade de campeonato no G4. Se no início do ano houve uma enorme desconfiança acerca da saída da UNIMED, hoje crise nem é uma palavra especulada. Um maior ritmo de jogo à dupla Ronaldinho e Fred pode fazer a diferença nessa sequência de brasileirão.
Palmeiras
Depois de trocentas contratações, algumas que se mostraram muito boas, outras, nem tanto, o Palmeiras viveu um início de campeonato fraco, que culminou na saída do então treinador Oswaldo de Oliveira. Depois o time passou por uma ótima sequência com o bicampeão brasileiro Marcelo Oliveira, até que este também viu uma pequena turbulência na equipe nesse finzinho de turno. Faz uma campanha dentro do imaginado.
São Paulo
Uma equipe com qualidade, porém muito oscilante, é a definição perfeita pro time do colombiano Osório. Uma defesa que muitas vezes dá vacilos cruciais impede uma melhor campanha do SPFC. Está devendo, na minha opinião.
Sport
Uma grata surpresa nesse 2015. Tem o técnico a mais tempo no comando de um time da série A, vários nomes já consagrados como Durval e Diego Souza, e ainda jovens com bom potencial como Marlone e Renê. Disputa forte uma vaga no G4 com um orçamento bem abaixo dos seus concorrentes diretos.
Atlético-PR
Outro time acima das expectativas. Passou por um estadual muito complicado e iniciou a competição sob certa desconfiança. É um dos melhores mandantes do campeonato, e tem na sua casa sua principal força na difícil porém não impossível missão de disputar novamente a Copa Libertadores.
Chapecoense
Em nono lugar da tabela, a Chape passa bem longe da briga contra o descenso, onde teoricamente deveria estar, e já se dá ao luxo de pensar mais alto no campeonato, como em garantir uma vaga na Copa Sulamericana de 2016 muito em vista do bom aproveitamento do time na Arena Condá. Faz ótima campanha.
Ponte Preta
Foi uma das grandes sensações do começo do campeonato, e chegou a figurar entre os líderes durante algumas rodadas. Depois, teve uma queda de rendimento natural - até por ter perdido Renato Cajá, seu principal jogador - mas que não compremete a campanha segura que faz na série A.
Internacional
Uma das grandes decepções do campeonato. Passou um bom tempo dedicando seu foco à taça libertadores, mas depois da eliminação, não conseguiu retomar as boas atuações que já teve nessa temporada. A instabilidade em campo somada à demissão de Diego Aguirre e as vendas de jogadores como Aránguiz e Nilmar explicam como um dos sempre favoritos ao topo da tabela está só na 11ª posição.
Santos
Teve um início complicado, chegando a rondar o Z4 durante algumas rodadas, mas vem em uma crescente com Dorival Jr. Se é praticamente imbatível em casa, o fraco desempenho fora explica a posição modesta na tabela. Tem elenco pra figurar em posição melhor, mesmo nesse campeonato que mostra um alto nível de equilíbrio e competitividade.
Flamengo
Por mais que o Flamengo não tenha time pra brigar por alvos grandes nesse brasileiro, os reforços importantes que trouxe pro setor ofensivo já deveriam lhe credenciar ao menos uma campanha tranquila, longe do Z4. Decepciona, mas não acho tão surpreendente sua colocação.
Cruzeiro
Grande decepção desse campeonato, junto com o Internacional. Por mais que aquele time bicampeão em 13-14 tenha sido desmontado, o time celeste ainda conta com jogadores de nome, e deveria ter um desempenho muito melhor. Passa por uma fase difícil, estando à apenas 3 pts do Z4, e perdeu muitos pontos, até dentro de casa, contra equipes de menos expressão.
Figueirense, Avaí, Goiás, Coritiba e Joinville
Resolvi agrupar essas quatro equipes na minha avaliação por ter uma visão bem parecida sobre ambas. O primeiro turno foi complicado, mas isso já era de certa forma esperado, visto a grande diferença de tradição e investimento econômico para com as outras equipes da série A. Os confrontos diretos entre estas equipes provavelmente dirão quem se salva e quem cai para a segunda divisão. Ocupam respectivamente a 15ª, 16ª, 17ª, 18ª e 19ª posição.
Vasco
Nem os mais empolgados imaginavam que o Vasco brigaria nesse campeonato por uma vaga no G4, por exemplo. Por outro lado, nem os mais pessimistas imaginariam que o gigante da colina seria o lanterna à essa altura do campeonato e já visto por alguns como virtual rebaixado. Como se isso não bastasse, tem o pior ataque (8) e a pior defesa (33) da série A, e o pior saldo de gols de todas as divisões do campeonato brasileiro. Imaginava uma campanha difícil para o cruzmaltino, mas não tão melancólica.
Enfim, essas foram as minhas colocações acerca da expectativa x desempenho das equipes do brasileirão. Forte abraço pra todos!
Concorda comigo? Discorda? Vamos interagir, deixe um comentário mostrando a sua opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário