Breaking News

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Série Histórica: Denver Broncos

Caros fãs da bola oval! A série histórica chega hoje pra começar a contar um pouco da história dos times da Divisão Oeste (West) da AFC, que é composta por Denver Broncos, Kansas City Chiefs, Oakland Raiders e San Diego Chargers.

O time que abre a divisão hoje é o Denver Broncos.


O Broncos foi fundado no dia 14 de agosto de 1959, quando Bob Howsam, dono de uma pequena liga de baseball, a Minor League Baseball, foi premiado com uma franquia na American Football League. Em 9 de setembro de 1960, o Denver conseguiu sua primeira vitória na AFL, vencendo o Boston Patriots por 13x10.

Em 1967, o Denver se tornou o primeiro time a vencer um oponente da NFL, no caso o Detriot Lions, ao ganhar o jogo por 13x7 em um jogo realizado durante a pré temporada. Porém, os anos 60 não foram um bom período para o time, e o Broncos terminou a década sendo o único time na história da liga a nunca ter terminado uma temporada de forma positiva, tendo um recorde de temporadas pífio de 39-97-4.

Uma informação curiosa é que em 1965 o Denver acabou perdendo sua franquia, mas um grupo local de donos deram um jeito de tomar o controle do time e restituí-lo novamente.

Ao migrar para o NFL nos anos 70, o Broncos deu início em 1972 a chamada era “Orange Crush”, quando o time contratou o técnico John Ralston (que comandava a equipe da Universidade de Stanford) para ser seu head coach. Já em 1973, o técnico foi premiado com o prêmio AFC coach of the year (treinador do ano da AFC), depois de fechar uma temporada vitoriosa a frente do time com um recorde de 7-5-2. O nome “Orange Crush” foi atribuído pra essa era devido a um refrigerante de laranja popular da época.
O head coach John Ralston que assumiu o Denver em 1972

Em cinco temporadas liderando o Denver, John Ralston levou o time a três temporadas positivas e vitoriosas, no caso, as três únicas da franquia até aquele momento. Em 1976, apesar de ter fechado o ano positivamente (em uma campanha 9-7), o Broncos não conseguiu uma vaga aos playoffs. Na temporada seguinte, descontentamento por parte de muitos jogadores para com o técnico Ralston (alguns até falaram publicamente sobre isto), acabaram por culminar na demissão do head coach.

O técnico contratado para substituir John no comando da equipe foi o novato Red Miller, que juntou-se a famosa defesa do Broncos apelidada de “Orange Crush Defense”; nome que surgiu no começo da década de 70 também devido ao refrigerante popular da época. A equipe também era liderada pelo QB Craig Morton, e assim, em 1977, o Denver alcançou sua primeira ida aos playoffs da NFL. O time conseguiu também chegar ao Super Bowl da temporada, mas acabou sendo derrotado pelo Dallas Cowboys por um placar de 27x10.


As coisas começaram a mudar quando, após 24 temporadas e 23 QB diferentes, o Denver adquiriu o quarterback John Elway, após uma troca com o Baltimore Colts (o jogador exigiu ser trocado com o Broncos, ameaçando migrar para o baseball caso recebesse uma resposta negativa). O jogador chegou aos Broncos em 1983 para mudar a história da franquia. Elway liderou o time a três finais de Super Bowl nos anos 80, mas infelizmente a equipe não conseguiu vencer nenhum deles. Primeiro o time perdeu para os Giants (39x20), depois para os Redskins (42x10) e por último, para o San Francisco 49ers (55x10).
O QB John Elway liderando o Denver Broncos

Na década de 90, Elway continuou a frente da equipe e em 1995, quando o técnico Mike Shanahan foi escolhido para ser o novo head coach do time, e juntamente com o running back Terrell Davis, o Broncos já conseguiu uma campanha vitoriosa na temporada seguinte (a melhor da AFC), fechando em 13-3. Porém, na fase Divisional Round, a equipe acabou sendo derrotada pelo Jacksonville Jaguars por 30x27.

Em 1997, o QB Elway e o RB Davis lideraram o time para uma boa temporada regular, que culminou no final no primeiro título de Super Bowl da franquia. O Denver acabou batendo a equipe do Green Bay Packers, que era liderada pelo QB Brett Favre, por 31x24, com Davis correndo para 157 jardas 3 três TDs. Assim, o time levantou seu primeiro troféu.
O QB John Elway levantando o troféu do primeiro SB do Broncos

No ano seguinte, o Broncos foi campeão novamente do Super Bowl, dessa vez derrotando o Atlanta Falcons por 34x19. Dessa partida, John Elway foi eleito o MVP da partida após completar 18/29 passes, para um total de 336 jardas, incluindo um touchdown sensacional de 80 jardas. Após essa temporada o QB Elway resolveu se aposentar.
O Denver Broncos no jogo que deu seu segundo título do SB

Com a aposentadoria do jogador, Brian Griese assumiu a posição de titular no time pelas próximas quatro temporadas. O Broncos acabou fechando sua primeira temporada sob o comando do novo QB em uma campanha negativa de 6-10. No ano seguinte, o time chegou a pós temporada, mas perdeu para o Baltimore Ravens na rodada Wild Card. Após isto, o Denver continuou conquistando vaga aos playoffs, mas sem sucesso em nenhuma delas.

Em 2005, o QB Jake Plummer, ex Arizona Cardinals, assumiu o time e o Broncos voltou a vencer a AFC Oeste, o que tinha acontecido pela última vez em 1998. A equipe venceu o Patriots por 27x13 no Divisional Round, mas acabou perdendo o jogo seguinte para o Pittsburgh Steelers por 34x17.

Em 2008, após uma temporada regular de 8-8 e mais um ano fora dos playoffs, o vitorioso head coach do time, Mike Shanahan, acabou sendo demitido após 14 temporadas à frente da equipe. Para seu lugar, foi contratado o ex coordenador ofensivo do New England, Josh McDaniels. Em 2010, o Broncos teve sua campanha mais medíocre desde sua fundação, terminando a temporada em 4-12, o que levou à demissão de McDaniels ainda durante a temporada.

Em 2011, John Elway voltou ao Denver, dessa vez como vice-presidente de operações de futebol. Em 2012, o Broncos assinou um contrato de cinco anos com o QB Peyton Manning, com valores equivalentes a 96 milhões de dólares. A contratação deu certo, e na última temporada, 15/16, o time conquistou seu terceiro Super Bowl sob o comando de Manning, ao bater o New England Patriots de Tom Brady.
Peyton Manning sendo apresentado ao Denver em 2012

O Denver Broncos manda seus jogos no Sports Authority Field at Mile High, no Colorado, que foi inaugurado no ano de 2001 e tem capacidade para 76.125 torcedores. O estádio custou cerca de US$364 milhões Anteriormente, o Denver mandava seus jogos no Mile High Stadium. O nome “Mile High” se refere ao fato do estádio da equipe estar localizado a aproximadamente uma milha do nível do mar.
O Sports Authority Field at Mile High, casa do Denver Broncos

Essa foi a história do Denver Broncos! Gostou? Fique ligado em nosso site e redes sociais que semana que vem traremos pra você a história do Kansas City Chiefs.


Referências:
http://extratime.uol.com.br/conheca-mais-sobre-a-historia-do-denver-broncos/
http://www.milehighbrasil.com/a-franquia/historia/
http://fantasynflbrasil.blogspot.com.br/2012/07/conhecendo-os-times-denver-broncos.html


Texto por: Taíza Diana
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV





Nenhum comentário:

Postar um comentário