Breaking News

segunda-feira, 1 de abril de 2019

O que significa a sigla GT presente em alguns carros

GT - A Origem


A sigla utilizada em alguns carros esportivos, veio da abreviação do modelo Grand Tourer. Esse modelo de carro idealizado para proporcionar um conforto e luxo, além de alta velocidade para viagens de longas distâncias. Originado na Europa durante os anos 50, com o Lancia Aurelia B20 GT como o primeiro protagonista, o recente modelo de carro rapidamente ganhou destaque nas competições de corrida. Da mesma maneira, o ambiente de competições ajudou muito na evolução dos modelos, uma vez que esses ambientes testam os veículos e exigem constantes evoluções nos matérias, performance, velocidade e conforto.


Lancia Aurelia B20 GT  (Reprodução/Wikipédia)


Vale lembrar que o termo deriva da expressão italiana Gran Turismo, muito comum em carros esportivos a partir da década de 30. Outro ponto que vale lembrar, foi que os EUA se tornaram rapidamente um grande mercado consumidor nos anos 50. Uma vez que, durante o pós-guerra, as fabricantes de automóveis americanas estavam focadas em carros pensados para suas estradas e seus trabalhadores, ou seja, carros para todos os tipos de bolsos. Contudo, graças a rápido crescimento econômico daquela década, os carros GT se tornam um produto de importação muito cobiçado pelas estrelas de cinemas, celebridades e em pouco tempo se tornou o sonho de consumo de muitos americanos.

O que faz um carro ser um GT?


De acordo com o Wikipédia, nas categorias promovidas pela FIA, um carro GT é definido por:

" Um automóvel aberto ou fechado que tenha não mais que uma porta em cada lado e um mínimo de dois assentos em cada lado da linha central-longitudinal do carro, assentos estes que devem ser cruzados pelo mesmo plano transversal. Este carro deve estar apto para ser perfeitamente usado em vias públicas e adaptado para circuitos de corrida ou percursos fechados. "

Porém, segundo Sam Dawson a sigla GT é uma das mais mal utilizadas no automobilismo.

Para o autor, "o ideal é de um carro com a capacidade de atravessar um continente em velocidade e conforto, mas ainda assim fornecer emoção quando exigido" e deve exibir o seguinte: 

  • Os motores "devem ser capazes de atuar confortavelmente nos limites superiores de todas as estradas continentais, sem inconvenientes ou perda de energia utilizável".
  • "Idealmente, o carro GT deve idealizado desde o projeto como um Grand Tourer, com todas as considerações associadas em mente."
  • "Deve ser capaz de transportar pelo menos dois confortavelmente com sua bagagem e ter espaço de sobra - provavelmente na forma de um arranjo de assentos de dois mais dois ( 2 + 2 )."
  • O design, tanto "por dentro quanto por fora, deve ser orientado para o controle completo pelo motorista".
  • Seu "chassi e suspensão fornecem manuseio adequado e Road holding em todas as rotas" durante as viagens.


Gran Turismo -  O Jogo

O jogo foi desenvolvido como título exclusivo do PlayStation (PS1 ou PSONE), aproveitando o enorme sucesso que os jogos de corridas , como Need For Speed, faziam na época. Porém, para torna-lo original, o piloto Kazunori Yamauchi desenvolveu um simulador de corrida onde o condutor teria que tirar licença para dirigir, além da parceria com montadoras renomadas e assim usar carros e protótipos reais. 

Kazunori Yamauchi e o piloto brasileiro de Automobilismo Virtual Adriano Carrazza. (Reprodução/PlayStation)


O sucesso foi estrondoso e Gran Turismo hoje é a série de corrida mais vendida da marca PlayStation. A consagração do projeto veio com algo inédito para um jogo eletrônico, a certificação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Atualmente Kazunori é o Ceo da Polyphony Digital e organizador da FIAGTC, o maior campeonato de eSports no ramo do automobilismo com alcance global.


FIAGTC - Etapa Paris (Reprodução/PlayStation)

Esperamos ter conseguido matar essa curiosidade, deixe nos comentários o que achou dessa matéria.






Por: Fernando Campo Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário