Foto: Divulgação/DTM.com |
Na manhã deste Sábado (04), o DTM (Campeonato alemão de carros de turismo) deu início não só a uma nova temporada, mas a uma nova era. Os motores V8 aspirados de 4 litros deram lugar a novos 4 cilindros em linha turbinados. A Mercedes abandonou o campeonato para voltar suas atenções à Formula 1 e Formula E, dando lugar aos ingleses da Aston Martin, com o suporte da R-Motorsport e da HWA, equipe que era responsável pelos carros da montadora alemã.
Na largada o pole Marco Wittmann teve um bom inicio e conseguiu se manter na liderança, e Robin Frijns levou seu Audi da 5ª para a 2ª colocação, enquanto isso, logo atrás Timo Glock foi tocado por René Rast, o que fez o alemão rodar na curva 1.
Enquanto a pista permanecia molhada, Witmann abria cada vez mais distância para Frijns, que por sua vez que perdia terreno para Rockenfeller e René Rast. Porém, conforme a pista secava, Rockenfeller e Rast diminuíam a distância e Rast, após assumir a segunda colocação, chegou a ficar a menos de meio segundo de distancia do piloto da BMW #11. A perseguição do Audi #33 atrás de Witmann durou cerca de 10 voltas, e quando a tensão começava a crescer, (já que ambos teriam que realizar os pitstops obrigatórios) o Audi de Rast perdeu potência e foi obrigado a abandonar a prova.
Assim, Witmann realizou seu pitstop, e seguiu tranquilamente para vencer a corrida, com 13.7 segundos de vantagem para Mike Rockenfeller no Audi #99, que foi seguido por Robin Frijns, 34 segundos atrás de Witmann.
Os destaques da prova foram Sheldon Van der Linde, que fazia sua estréia na categoria e em uma corrida brilhante, conseguiu uma 6ª colocação, e Pietro Fittipaldi que conquistou o 10º lugar, também em sua estréia.
A montadora estreante, Aston Martin não teve a estréia dos sonhos, já que abandonou com 2 carros (Von Habsburg, e Di Resta), e o melhor carro da fabricante britânica, terminou na 9ª posição, guiado por Daniel Juncadella.
"Que inicio perfeito! Primeira vitória da temporada, a primeira na nova era turbo e a primeira com a nova pintura do meu novo patrocinador também. Não poderia ter sido melhor. Primeiro, Mike Rockenfeller me pressionou, assim como René Rast fez mais tarde. Apenas após o abandono de René eu pude trazer a vitória para casa em segurança." Disse ao site oficial da categoria.
O DTM retorna as pistas neste domingo (05) para a segunda prova de Hockenheim, com os treinos classificatórios para a segunda prova às 05:30, e a corrida às 08:00, ambos os horários são de Brasília. A transmissão fica por conta do canal do DTM no Youtube, que conta com narração em inglês e câmeras onboard nos carros de pilotos selecionados.
Texto: Mauricio Campelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário