Breaking News

terça-feira, 20 de agosto de 2019

Onde escalar Daniel Alves?

Paulo Pinto/saopaulofc.net
Estreia do capitão da seleção na Copa América não podia ter sido melhor, com o público de 47 mil pessoas presentes no Estádio do Morumbi neste último domingo  para a primeira apresentação dele e do Juanfran.
O jogador de 40 títulos na carreira correu, marcou, deu chapéu e fez o gol da vitória. Algo impressionante né?
O mais espantoso é sua reinvenção tática aos 36 anos, o jogador iniciou a partida como um verdadeiro camisa 10, número que aliás carrega na camisa.
Compondo com Tchê Tchê e Liziero, Dani era o terceiro homem do meio campo, sem o Luan, time ficou mais leve, bem técnico, porém um pouco desguarnecido.
Acostumado em atuar como lateral a carreira toda e um período como ala direita, Cuca resolveu utilizar o jogador na posição de meio campista, posição que nunca fez na carreira. 
O mais próximo de meio campista, foi na temporada 2016/2017 pela Juventus, sendo utilizado como meia direita, praticamente colado a linha lateral do meio de campo, com obrigação tática reduzida na hora de se defender, fechando a linha do meio de campo, porém com menos responsabilidade do que sendo lateral propriamente dito.
Esse período como ala pela direita na Juventus, lhe rendeu bons números, foram 6 gols e 2 assistências atuando na posição.
Nisso fica o questionamento, usar o jogador como ala, posição que lhe deu bons frutos, facilitando na ultrapassagem para tabelas, vendo o "jogo de frente" ou de meia armador?
Momentos durante a partida, acontecia do jogador receber a bola com marcação tripla, algo que vai ser comum ao longo do seu período em terras tupiniquins.
Outro questionamento, quando o Hernanes voltar, como irá ficar o trio de meio campistas? O comandante tem um amor tático e técnico pelo Tchê Tchê, será que pretende usar ele com o Profeta e Dani Alves? Meio campo bem vulnerável, porém muito bom com a bola nos pés, perigoso essa forma de jogar, não é bem a cara do Cuca. 
Como camisa 10 do São Paulo, têm tudo pra ter sucesso, qualidade técnica ele têm, basta o treinador saber aproveitar as opções táticas que lhe oferece. Dor de cabeça que todo técnico adoraria ter, onde escalar Daniel Alves?

Repórter: Vinicius Mota

Um comentário:

  1. Não importa onde ele jogar, certeza que vai ir muito bem! Mas um 4-3-3 com dois meias de ligação (Hernanes e Dani) com Hudson ou Tchê Tchê atrás seria top, hein?

    ResponderExcluir