Foto: DTM.com |
O DTM teve um marco em sua história na prova deste Domingo. 500 provas de DTM na história. O Pole position para essa prova histórica foi Jamie Green, seguido do jovem Jonathan Aberdein. O vice líder do campeonato, Nico Müller abriu a terceira fila, e dividiu a fila com o líder do campeonato, Renè Rast. A melhor BMW foi novamente a de Marco Wittmann com o sexto posto, Pietro Fittipaldi largou em oitavo.
Nico Müller e Jonathan Aberdein não fizeram um bom inicio de prova, e foram ultrapassados, o contrário de Rast e Frijns que pularam para a segunda e terceira posições respectivamente, Fittipaldi pulou para 5º, atrás de seu companheiro de equipe, Aberdein. Nico Müller, vice líder do campeonato caiu para a 10ª posição. Vale destacar também a largada de Phillip Eng, que largou da ultima posiçãp e se encontrava em 11º na segunda volta.
Na 4ª volta, enquanto Jake Dennis retirava seu Aston Martin da prova, Rast assumiu a liderança da prova, Jamie Green, que é companheiro de equipe de Rast não ofereceu resistência ao piloto do carro #33, que após realizar a ultrapassagem abria terreno para o pelotão.
Na 7ª volta, Bruno Spengler abriu o pitlane, e na volta seguinte Rockenfeller, Müller e Eng realizaram seus pitstops e retornaram à frente de Spengler. A temporada da Aston Martin segue sendo desastrosa, além de ocuparem as ultimas posições da prova Habsburg foi obrigado a abandonar seu Aston Martin na volta 8. Pietro Fittipaldi parou na volta 11, mas teve problemas e ficou parado cerca de 2 segundos a mais que seus rivais.
Na volta 12 Rast e Frijns realizaram seus pitstops sem problemas, no retorno à pista Frijns com pneus frios foi ultrapassado por Müller, Rockenfeller e Aberdein. Eng não conseguiu aproveitar o momento e ficou preso atrás de Frijns, e após leve toque entre eles a BMW de Eng perdeu rendimento e fez com que Pietro Fittipaldi se aproximasse do austríaco, a ultrapassagem só aconteceu no 16º giro, em uma bela manobra do brasileiro, dividindo a reta e passando por fora na curva 1.
Nada é tão ruim que não possa piorar, Paul Di Resta também foi forçado a abandonar a prova, e após 21 voltas, somente Juncadella mantinha um Aston Martin em pista. Na 22ª volta, Spengler e Glock optaram por realizar outro pitstop, era a BMW mostrando problemas com os pneus, que também apareceram na M4 de Joel Eriksson. 5 voltas após o pitstop Glock voltou para os boxes, e mesmo com a equipe se esforçando pra trazer o ex-f1 de volta à pista, não foram suficientes.
Rast cruzou a linha com 5 segundos de vantagem para Nico Müller, e conquistou sua 5ª vitória na temporada, Rockenfeller fechou o pódio, assim como fez na corrida de ontem. Fittipaldi cruzou em 9º e Daniel Juncadella trouxe a única Aston Martin para a chegada na 12ª colocação. Agora Rast abre 20 pontos de vantagem para Müller na luta pelo campeonato e 67 para Marco Wittmann. O troféu de vencedor foi entregue por Harald Grohs, vencedor da primeira prova da categoria em 1984.
Müller, Harald Grohs, Rast e Rockenfeller na cerimônia do pódio. |
A próxima etapa do DTM é em Nürburgring entre 13 e 15 de setembro. Wittmann,
Eng e Rockenfeller ainda possuem chances matemáticas de título, mas a disputa
realmente ficará entre Rast e Müller. Já o título de montadoras foi vencido
pela Audi, chegando a 395 pontos de vantagem para a BMW após o fim de semana em
Lausitzring.
Texto: Mauricio Campelo
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