Breaking News

terça-feira, 17 de setembro de 2019

E aí Nação, lembra? Pierkarski

Foto: Agência O Globo

Hoje vamos falar do meio polonês, Piekarski, ele ficou no Brasil por três anos. O atleta chegou ao país muito cedo, com 21 anos de idade. Teve muito destaque na seleção na seleção olímpica de seu país.

Começou sua carreira em 1992, no Jagielonia, de Bialystoj, foi o primeiro polonês a jogar em uma equipe da primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Durante esse curto tempo ele se apaixonou pelo Athletico- Pr, conheceu a Kelley Vieira, ganhou o prêmio de mis Brasil em 1995 e por Picanha.

O primeiro time que ele defendeu no Brasil foi o furacão, onde ele defendeu de 1996 a 1997, onde se transferiu para o Flamengo, teve sua passagem no clube carioca bem nula, ficou apenas cinco meses, jogando 13 jogos e não marcou nenhum gol, quando ele chegou o Romário estava indo para a Espanha, para atuar no Valencia. 

Ele acabou não tendo o seu contrato renovado, e foi para Mogi Mirim, sem muito sucesso também. Ainda em 1998 ele voltou para o velho continente, com passagens pela França, no Bastia, depois foi para seu país de origem para jogar no Legia Varsóvia e depois seguindo para Chipre para atuar no Anorthosis.

O Piekarki se aposentou com 27 anos, depois de sofrer uma lesão no tornozelo, quando jogava no Chipre. Hoje, aos 38 anos ele aproveita a sua aposentadoria trabalhando como agente de atletas na Polônia lembra com carinho do Brasil. Ele conta que sua passagem pelo Flamengo foi muito legal. E ele como europeu, sentiu na época que o clube Rubro-Negro era o Real Madrid do Brasil, e conta que a experiência de jogar com o Romário foi muito bom. E que o baixinho  é o maior jogador com o qual ele já jogou.

Piekarski defendeu seu país  em duas oportunidades (ambas em jogos amistosos). Em sua primeira participação a seleção polonesa perdeu por 4-0 para Seleção Paraguaia em 1998, e sua segunda participação se deu na vitoria de 2-1 diante das Ilhas Faroe.

CURIOSIDADE:

Quando ele chegou ao Flamengo levou uma cadelinha, que se chamava Aninha, e colocou-a no chão. Nesse momento descobrimos que o Romário tem medo de cachorros, porque ele saiu correndo e chegou pular uma grade proteção, o baixinho disse que é um medo de infância. Lógico que o polonês colocou ela no chão sem maldade, pois ele não conhecia o Romário pessoalmente até aquele momento.

TÍTULOS:

Ele conquistou pelo Legia Warszawa 1 campeonato polonês, em 2002; e 1 copa da liga polonesa, em 2002. E pelo Arnorthosis ele conquistou 1 Cypriot First Division, em 2003.

Por: Iago Jesus
Twitter: @iagojesus07
Instagram: iagojesus07






Nenhum comentário:

Postar um comentário