Foto: Michael Kunkel/ Audi Sport |
Na manhã deste Domingo o DTM iniciou a segunda prova de
Nürburgring, penúltima etapa da temporada.
O grid de largada ficou assim: Green conquistou a pole, e o possível campeão, René Rast em segundo, Rockenfeller e Frijns dividiram a segunda fila. Na largada Rast pulou para a liderança da prova e Jamie Green resistiu aos ataques de Rockenfeller.
Na segunda volta, um toque entre Van Der Linde e Glock fez com que o alemão perdesse o controle do veículo e rodasse, assim, consequentemente caiu para a última posição, e por conta do toque em Glock, Van Der Linde foi punido com um Drive-through.
Diferente da corrida de ontem, Rast não teve facilidade em se livrar do pelotão, e sua vantagem era cerca de 4 décimos até fazer seu pitstop. Green realizou seu pitstop na volta seguinte ao de Rast, e graças ao melhor trabalho de sua equipe, retornou à frente de Rast.
Após todos os outros pilotos realizarem seus pitstops, Green liderava com 1.4 segundos de vantagem para Rast, e Nico Müller, único piloto ainda com condições de disputar o título com Rast, ocupava a 5ª colocação. O ritmo dos Audis era muito superior, e dominavam as 7 primeiras posições, apenas Pietro Fittipaldi, que corre em uma equipe privada, via BMWs à sua frente.
O grid de largada ficou assim: Green conquistou a pole, e o possível campeão, René Rast em segundo, Rockenfeller e Frijns dividiram a segunda fila. Na largada Rast pulou para a liderança da prova e Jamie Green resistiu aos ataques de Rockenfeller.
Na segunda volta, um toque entre Van Der Linde e Glock fez com que o alemão perdesse o controle do veículo e rodasse, assim, consequentemente caiu para a última posição, e por conta do toque em Glock, Van Der Linde foi punido com um Drive-through.
Diferente da corrida de ontem, Rast não teve facilidade em se livrar do pelotão, e sua vantagem era cerca de 4 décimos até fazer seu pitstop. Green realizou seu pitstop na volta seguinte ao de Rast, e graças ao melhor trabalho de sua equipe, retornou à frente de Rast.
Após todos os outros pilotos realizarem seus pitstops, Green liderava com 1.4 segundos de vantagem para Rast, e Nico Müller, único piloto ainda com condições de disputar o título com Rast, ocupava a 5ª colocação. O ritmo dos Audis era muito superior, e dominavam as 7 primeiras posições, apenas Pietro Fittipaldi, que corre em uma equipe privada, via BMWs à sua frente.
Na volta 30, Wittmann foi obrigado a abandonar a prova, já
que possuía problemas de câmbio em sua M4.
Na 34ª volta, Frijns conquistou a vice liderança da prova em
ultrapassagem sobre Rast, e Aberdein ultrapassava Rockenfeller. 4 voltas depois
Aberdein se aproximava rapidamente de Müller, para disputa da 5ª posição, e
realizou a ultrapassagem em uma linda manobra por fora da chicane antes da
última curva do circuito.
Na penúltima volta Frijns tentou ultrapassar Green para
conquistar a liderança, mas o holandês passou reto na chicane e foi obrigado a devolver
a posição para Green. No inicio da ultima volta Rockenfeller não desistia de atacar
Müller, mas seus esforços foram em vão, e as posições não se alteraram.
O pódio foi composto por Green, Frijns e Rast, em uma prova
dominada pela Audi, com os 7 primeiros colocados todos de veículos da marca das
quatro argolas. Pietro Fittipaldi terminou a prova em 13º lugar.
O 3º posto de Rast e o 6º de Müller foram o suficiente para
que René Rast se sagrasse campeão do DTM em 2019. Rast, piloto regular do DTM
pela Audi desde 2017, conquistou seu segundo título na categoria.
“Eu ainda não consigo acreditar. Que ano! Nós estávamos fortes em todos os sentidos. Conquistar o título antecipadamente é incrível. O Team Rosberg fez um trabalho fantástico e é grande parte dessa conquista. E claro, a Audi também, o RS 5 DTM foi o melhor carro esse ano, e com o melhor motor turbo.”
Disse Rast após a conquista do título.
“Não esperávamos ganhar o campeonato tão cedo, e acima de tudo, de maneira tão dominante. René (Rast) é agora bicampeão do DTM e merece muito respeito. Parabéns a ele, à equipe e também a toda Família Audi. Obrigado a todos que fizeram esse sucesso maravilhoso ser possível. É fantástico trabalhar com uma equipe tão boa! Hoje teremos uma grande festa, e mais tarde iremos voltar as atenções para a última etapa em Hockenheim, que contará com os carros da Super GT japonesa. Será incrível!”
Palavras de Dieter Gass, chefe de Automobilismo da Audi.
A última etapa do DTM, acontecerá em Hockenheim entre 4 e 6 Outubro, e contará com pilotos e veículos da Super GT japonesa, que serão: Jenson Button a bordo de um Honda NSX, Tsugio Matsuda e Ronnie Quintarelli que pilotarão o Nissan GT-R, e Nick Cassidy e Ryo Hirakawa a bordo do Lexus LC 500.
Texto: Maurício Campelo
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