Breaking News

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Luis Enrique estava certo.

Estamos bem próximos de ver um desfecho perfeito logo no primeiro ano de treinador do Barcelona sob o comando de Luis Enrique. Este, que chegou vindo do pequeno Celta de Vigo para suceder o regular trabalho de Gerardo Tata Martino, desembarcou em Barcelona com status de "novo Guardiola" pelo fato de ser um treinador jovem, com ampla identificação com o clube catalão e ja pegando um dos grandes da Europa como desafio.
Logo em sua primeira entrevista, Luis Enrique quis mostrar seriedade e pregou que todos os jogadores são iguais, sem regalias e que cedo ou tarde iria acertar e deixar o time com a sua cara, tendo em vista uma reformulação no elenco que há muito não se via, como jogadores indo embora e outros chegando.
Por vários jogos usou inúmeras formações e jogadores diferentes, deixando Suárez, Neymar e ate Messi no banco. Este último o que provocou um mal estar no grupo, e iniciou-se uma certa crise no clube. Pessoas que convivem mais de perto o dia-a-dia do Barça, afirmaram que havia um racha no elenco. Os que defendiam Luis Enrique e os que estavam ao lado do argentino. Mas o que deveria ser o fim do trabalho ou a queda do time virou ascensão. Após o episodio, o time engatou uma serie de vitorias. A defesa, antes vista com desconfiança, mas ponto alto do time, até então, tornou-se mais consistente, o meio com o recém-chegado Rakitic estava encaixado, Suárez desencantou e Neymar tornou-se mais útil ao time.
O Barcelona classificou-se em primeiro na sua chave na UEFA Champions League, tomou a ponta da tabela do espanhol contra o Real Madrid, que até então estava na liderança, e estava caminhando a passos largos à final da Copa do Rey,
Ainda sim, jornais espanhóis exaltavam que Luis Enrique ainda fazia rodízios de goleiros, zagueiros...mas acabou que hoje, no final da temporada, o Barcelona pode conquistar a tão almejada tríplice coroa e conta com 100% do seu elenco em plenas condições físicas e técnicas (exceto Suárez que sentiu um incomodo na coxa no intervalo do jogo contra o Bayern de Munique, mas não deve ter maiores problemas).
Luis Enrique, antes contestado, hoje é alvo de elogios e aplausos. Resta saber se a temporada que teve altos e baixos irá se traduzir em títulos, pois em  polêmicas, golaços e recordes ela já entrou para a história.

Um comentário: