Breaking News

quinta-feira, 3 de março de 2016

A Lista ruim de Dunga

Hoje, 3 de março, Dunga convocou os 23 jogadores que irão defender a seleção em dois jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo em 2018, na Rússia. O primeiro jogo será contra o Uruguai (25/03) em Recife e o segundo contra o Paraguai, em Assunção, no dia 29.

Essa infelizmente é uma lista muito fraca e prova mais uma vez que Dunga não é um nome certo para dirigir a seleção. Não irei falar sobre os bastidores da CBF e todos os escândalos por lá. O foco é na convocação e nos jogadores.

LISTA DE CONVOCADOS

Goleiros: Alisson, Marcelo Grohe e Diego Alves
Zagueiros: David Luiz, Marquinhos, Gil e Miranda
Laterais: Danilo, Daniel Alves, Felipe Luís e Alex Sandro
Volantes: Luiz Gustavo, Fernandinho, Renato Augusto
Meias: Coutinho, Oscar, Lucas Lima, Kaká, Willian, Douglas Costa
Atacantes: Neymar, Ricardo Oliveira e Hulk

*Vale lembrar que Marcelo e Elias estão machucados e por isso não estão na lista e não serão mencionados.

Os nomes que não deveriam estar na lista:

Antes de tudo também devo explicar porque sou contra convocar jogadores que atuam em ligas fracas. Quando se joga em ligas ruins o bom jogador fica de certa forma defasado. Ele não precisa se esforçar como se esforçava antes. Pode jogar mais ou menos que é visto como craque. Em terra de cego quem tem um olho é rei.

Qualquer ser humano só melhora quando é desafiado a melhorar. Quando se tem um grande obstáculo pela frente. Você se torna um bom zagueiro, quando tem um Robben, um Messi ou um Cristiano Ronaldo para marcar. Marcar Zizao qualquer jogador da Série C marca. Assim vale para todas as outras posições. O nível da liga indiscutivelmente diminui ou aumenta o nível do jogador que atua lá. Prova disso é que em grandes ligas ou o jogador melhora ou vai parar em campeonatos inferiores.

Dunga Gilmar Coronel Nunes convocação da Seleção (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)
Dunga durante a Convocação do Brasil  (Foto: Lucas Figueiredo / MoWA Press)
Agora sim os nomes que com certeza não deveriam estar e estão:

Kaká: Não é mais o jogador que já foi melhor do mundo. Longe disso. Não tem o físico para as arrancadas de antes. Não está em nível de servir a seleção. Além de tudo joga na MLS. Mas aí algum fã da liga americana vai falar: "A MLS é muito boa! É organizada! Tem grandes jogadores!"

A MLS é organizada mas é uma liga ainda em desenvolvimento. Tem pouco mais de 20 anos. É muito fraca tecnicamente. Seus jogadores que possuem "nomes fortes" já estão prestes a aposentarem. Não desempenham o futebol como antes. Prova disso é a CONCACAF Champions League. No torneio continental de lá só dá time mexicano campeão desde 2006. O Saprissa da Costa Rica foi o último não-mexicano a ganhar em 2005. Times americanos mal chegam na final. O LA Galaxy levou 4 a 0 do Santos Laguna nas quartas de final desse ano. Para se ter ideia dessa discrepância, somente o RSL (2011) e o Montreal (2015) chegaram na final nos últimos 10 anos.

Renato Augusto: Foi para a China e sumiu. Com exceção de torcedores com gostos bem peculiares, ninguém acompanha futebol chinês que tem dinheiro mas é muito fraco.

Gil: Na opinião deste foi um erro a ida de Gil para a China. Caso ele não retorne o quanto antes, pode ter jogado a carreira fora. Note que não estou falando em questão financeira. No momento assim como o Renato Augusto, Gil está sendo chamado pelo que fez ano passado. Porém fique ciente torcedor, assim como nós, Dunga ou um novo técnico do Brasil não possui memória de elefante e não acompanha jogos da China. Se continuar lá será esquecido.

Ricardo Oliveira: Não vem apresentando bom futebol no Santos. A polêmica da quase saída dele para a China também vem atrapalhando o psicológico dele e as bolas pararam de entrar nas redes.

David Luiz: Mais um gol do Khedira. Brincadeiras a parte, não se posiciona bem, é estabanado e comete muitas faltas. Miranda joga por dois quando David Luiz atua com ele.

Nomes como Diego Alves que estava contundido a pouco tempo, Hulk, Daniel Alves e Felipe Luís também são bem discutíveis porém pela coerência do restante da convocação são aceitáveis.

O comandante da seleção está perdido. Prova disso que ainda não encontrou um padrão para a o Brasil jogar. O esquema ainda é toca para o Neymar. O meio campo ainda não se encontrou e os gols costumam sair em jogadas individuais ou falhas dos adversários. Os jogos contra Chile e Argentina provam isso. Os chilenos passearam em Santiago. Dominaram o jogo e o 2 a 0 foi pouco. Em Buenos Aires, Lucas Lima achou um gol e salvou a seleção de mais uma derrota.

Dunga ainda demonstra o atraso do futebol nacional. Convocou Renato Augusto para atuar de volante. Só falta Dunga "inovar" chamar Robinho, Ronaldinho e Adriano. A falta de Lucas e Thiago Silva do PSG, Jonas do Benfica e Firmino que voltou a jogar bem no Liverpool são evidentes e provavelmente serão sentidas. Isso para não falar de outros nomes que não colocarei por estarem servindo a seleção olímpica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário