Ontem (02), o Grêmio estreou em casa pela Copa Libertadores, em jogo contra a LDU. E com pouco mais de 37mil torcedores, o tricolor Gaúcho venceu a partida por 4 x 0, com gols de Maicon, Bolaños, Henrique Almeida e Everton. E não só venceu, como jogou bonito na maior parte do tempo, com raça e vontade de mostrar ao torcedor gremista que os tropeços foram apenas um momento para se reencontrar, para voltar ao jogo que tinham mostrado ano passado.
Com certeza, até o mais otimista torcedor do Grêmio não imaginava que o jogo terminaria com 4 gols e com todos os seus jogadores fazendo uma bela partida. Sim, todos jogaram bem. Alguns mais que outros, mas foi incrível ver a entrega de todos em campo. Maicon já no inicio chegou junto e mostrava o espírito que a equipe vinha pra partida. Edinho só "fungava" no pescoço do adversário e nem precisava fazer muito mais - e detalhe, não tomou cartão! Geromel e Grohe, sem palavras, monstros da nossa defesa! Até o Douglas jogou bem, e bem! Wallace Oliveira e Fred mais confiantes, mesmo errando alguns passes. Marcelo Oliveira fechando mais, e se aproximando mais. Giuliano, guerreiro e fundamental para ajudar na recomposição do meio pra trás, e na transição para a frente. E o que falar de Luan e Miller Bolaños? Que bela dupla!
De um primeiro tempo muito bom, de aproximação, marcação na frente, movimentação e passes certos, o Grêmio foi a um segundo tempo abaixo do normal. Com o time recuado, e com um jogador a mais, desde os 2 minutos, em que Bolaños sofreu falta de Romero, que já tinha cartão amarelo - o Grêmio não conseguiu produzir o que produziu no primeiro tempo. Mas, ainda assim, conseguiu encontrar espaços e marcar os dois gols.
E o que mais abrilhantou a noite de ontem? Com certeza a estreia de Bolaños no Grêmio. Durante o dia eu já comentava nas minhas redes que Miller Bolaños seria o "fator" psicológico mais importante que poderia fazer a diferença no jogo. E foi o que aconteceu. O time veio confiante, veio pra cima, jogou com vontade. E ainda, das suas duas finalizações ao gol, uma deu certo! Ele marcou o segundo gol do Grêmio no jogo. Não poderia ter sido melhor, pois aí, o fator meramente "psicológico" se tornou fato e força, e pode ser o que faça a equipe mudar de postura, do que vinha apresentando em campo. Fora o gol, Miller jogou muito bem e não foi preciso muito para mostrar entrosamento com Luan. Pareciam que já tinham jogado juntos várias vezes.
Mas o melhor de tudo, o gosto bom do jogo de ontem, foi o sentimento de ter a "alma lavada"! Não só por parte dos torcedores, que sempre estão apoiando e acreditando que o Grêmio pode sim conquistar algum título este ano. Mas mais por parte dos jogadores, que até prepararam - junto com a diretoria - uma carta para os torcedores que estavam nas cadeiras do estádio, como forma de agradecimento pelo apoio e forma de dizer "vamos continuar tentando" mas precisamos do seu apoio. Esta "alma lavada" por parte dos jogadores, se viu em campo. Na entrega de todos, na raça, na vibração dos gols. Nas jogadas que todos tentavam até o final e não desistiam. Na resposta que conseguiram dar ao torcedor, principalmente àqueles, minoria, que foram protestar. Isso sim, foi alma lavada.
E quer momento melhor para isso? Domingo teremos um Grenal, e não "só" um Grenal. Um jogo que vale por dois: são 6 pontos disputados, pelo Gauchão e pela Primeira Liga. Não tanto pelas competições em si, pois é claro que o Grêmio prioriza a Libertadores. Mas por toda a mística que envolve esse clássico, estamos - agora - preparados para este jogo. De alma lavada!
Débora Saldanha - @deb10saldanha
Nenhum comentário:
Postar um comentário