Breaking News

segunda-feira, 7 de março de 2016

CALOURADA NFL: Dicionário

      


Olá! Me chamo Carol, sou a nova colunista da equipe e gostaria de apresentar a nova série do site: Calourada NFL. É um guia sobre NFL para iniciantes, e posteriormente, para pessoas com um nível de conhecimento intermediário. Na primeira matéria, trago um "dicionário", com os termos que mais ouvimos nas narrações e causam dúvidas em quem está começando a acompanhar o esporte agora. Temos mais dois posts essenciais para quem quer entender melhor o jogo e a liga: regras básicas do futebol americano e guia do torneio para iniciantes. 

Imagem: Google / edição: Carol


Kickoff – Chute inicial, ocorre para dar início a cada tempo do jogo ou após uma pontuação do ataque.
End Zone – Área de 10 jardas em cada extremidade do campo.
Red Zone – 20 jardas que antecedem a end zone, onde as chances de pontuar são maiores.
Linha de Scrimmage – Linha onde a bola é colocada para dar início a jogada, onde os jogadores de linha ofensiva e defensiva se alinham.
Snap – Movimento que dá início a jogada. O center passa a bola por debaixo das suas pernas para o quarterback.
Down (descida) – São as tentativas que um time tem para percorrer 10 jardas do campo. Cada equipe tem 4 downs para avançar.
First Down – Quando a equipe, dentro das 4 tentativas, consegue percorrer as 10 jardas (ou mais).
Touchdown – Pontuação com valor de 6 pontos, ocorre quando o jogador de um time consegue entrar com a bola na end zone do adversário, ou recebê-la dentro desta área.
Extra Point – Pontuação com valor de 1 ponto. Após o touchdown, o time tem direito a um chute para colocar a bola entre o “Y”. A bola parte da linha de 15 jardas.
Field Goal – Pontuação com valor de 3 pontos. Quando o ataque não consegue o first down, e estão numa boa posição de campo (geralmente a partir das 35 jardas do campo adversário), dispensam o último down e o time de especialistas entram em campo para tentar a conversão do field goal (chute entre as traves, o “Y”).
Conversão de dois pontos – Após o touchdown, o time pode optar pelo extra point ou pela conversão de dois pontos, que é um “mini touchdown”. A bola parte da linha de 2 jardas, e caso o time consiga completar, ganha mais dois pontos no placar.
Fumble – Quando o jogador tem o controle da bola, mas por algum motivo, o perde e a bola fica “livre”. Ela pode ser recuperada por um jogador do mesmo time, ou pelo time oposto.
Interceptação – Quando o quarterback lança a bola e um jogador da defesa a segura e mantem o controle dela.
Turnover – Quando um time perde a posse de bola, seja por fumble ou interceptação.
Two Minute Warning – Parada obrigatória nos dois minutos finais de cada tempo do jogo. (2° e último quartos).
Safety – Quando um jogador do ataque é derrubado dentro da sua própria end zone, ou quando o ataque permite que a bola saia pelo fundo da end zone. Equivale a 2 pontos para a equipe adversária.
Punt – Caso o time não consiga o first down e não esteja numa posição favorável para o field goal, optam pelo punt no 4º down, que é um chute para frente, onde o punter tenta colocar a bola o mais longe possível.
Huddle – Reunião que os jogadores fazem antes do início de cada jogada.
Pocket – Área onde o quarterback fica sob proteção da linha ofensiva.
Tackle – Ato de derrubar um jogador adversário.
Sack – Quando um jogador de defesa derruba o quarterback.
Blitz – Jogada onde os jogadores defensivos vão para cima do quarterback, para forçar o sack ou atrapalhar o passe.
Pass Rush – Parecido com a blitz, porém no pass rush, os jogadores da defesa vão para cima do quarterback com o intuito de apressá-lo. Forçam o qb a realizar o passe rapidamente para induzi-lo ao erro.
Play Action – Quando o quarterback finge entregar a bola para o running back, porém fica com a mesma para realizar o passe.
Handoff – Movimento em que o quarterback entrega a bola para o running back.
Catch – Quando o jogador recebe o passe do quarterback, ato de segurar a bola.
Audible – Quando o quarterback passa aos jogadores a jogada que será realizada, já na linha de scrimmage. Geralmente ocorre quando o qb lê a posição da defesa e prefere mudar a jogada, pois acredita que podem atrapalhar os planos do ataque.
Backfield – Área atrás da linha de scrimmage, onde ficam posicionados os jogadores do ataque.
Hail Mary – Jogada de “desespero”. Ocorre geralmente no final da partida quando o time está perdendo. O quarterback faz um passe longo e todos os recebedores correm para a end zone do time adversário com o objetivo de pegar a bola, para conquistar o first down ou o touchdown.
Shotgun – É uma formação do ataque, quando o quarterback fica um pouco mais afastado do center. É utilizada nas jogadas aéreas, para ter uma maior proteção e maior tempo para realização do passe.
Big Play – Grande ganho de jardas, da defesa ou do ataque,
Drive – Série de jogadas de uma equipe, a partir do momento que o time recebe a posse de bola, até perdê-la ou pontuar.
Fair Catch – Após o kickoff ou punt, o retornador tem a opção de pedir o fair catch (aceno com o braço enquanto a bola ainda está no ar), para que nenhum jogador do time adversário encoste ou o derrube.
Onside Kick – Mais uma jogada de desespero. Ao invés de realizar o kickoff, o kicker chuta a bola lateralmente, para que ela percorra as 10 jardas obrigatórias e seu próprio time recupere a posse da mesma, para continuar no ataque. Na maioria das vezes, o time que chuta não obtém sucesso e o adversário recupera a bola.
Scramble – Movimento que o quarterback faz para fugir do sack.
Strong Side – Lado do ataque em que o tight-end fica posicionado.

      Espero que tenham gostado! Qualquer dúvida, podem perguntar em nossas redes sociais ou nos comentários que teremos o maior prazer em responder.


Texto por: Carol Grigori
Siga nossa equipe no Twitter: @NFLvqttv
Curta nossa página no Facebook: NFL - VQTTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário