Breaking News

domingo, 17 de fevereiro de 2019

JOGOS HISTÓRICOS (2) - GALO x DEFENSOR - URU


Salve, MASSA!!! Aqui estamos em mais uma coluna "JOGOS HISTÓRICOS" do nosso querido e amado GALÃO! Dessa vez, com nosso próximo desafio na Libertadores: mais um uruguaio, o Defensor. Já tivemos um enfrentamento,lá no ano de 1997. Bora falar desse jogo? Grande abraço, e boa leitura!

1997 foi um ano bom para o GALO. Naquele ano, vencemos a Copa Centenário, em cima do rival, e o Bi Campeonato da Copa Conmebol (INVICTOS,diga-se de passagem, e com direito a goleada na Argentina). Mas ainda em fevereiro, ocorreu um jogo amistoso entre GALO x Defensor-URU,no Mineirão, como preparação para o que viria na temporada. Ainda era uma época que dava para os times realizarem diversos amistosos. Não foi um jogo cheio, mas um jogo que marca o início do fim de alguns jogadores em seus últimos passos no GALO, como Taffarell, Doriva e Dedê. O GALO tinha feito apenas 1 amistoso (contra a Caldense) e 4 jogos pelo campeonato mineiro. Tínhamos Evair e Valdeir no time, além do campeão do mundo - junto com Taffarell -  em 1994 Márcio Santos. Esse time seria muito mudado até o fim do ano,depois de muitos percalços. Mas... trabalho iniciando, o técnico Eduardo Amorim ainda um novato na profissão (duraria apenas até o jogo contra o Villa Nova, onde o GALO venceu por 1x0, sendo substituído rapidamente por Emerson Leão; que já estreou fora de casa contra o Botafogo vencendo o time carioca por 2x1), alguns jogadores de peso, nada melhor que um jogo amistoso contra um adversário de um país tradicional, certo? E assim, ocorreu o jogo.
As escalações e informações do jogo foram as seguintes:


ATLÉTICO-MG: 
Taffarell; Marcos Adriano, Ademir, Márcio Santos e Dedé; Gutemberg, Doriva e Alex Oliveira (Alcir); Valdeir (Juninho Rodrigues), Evair e Leandro Tavares (Nilo). Técnico: Eduardo Amorim. 
Defensor: Emílio Haberli; Traversa (Leonardo Sum), Hernandez, Dos Santos e Tabaré Silva; Fleuquin, Muniz (Stagno) e Da Silva (Olivera); Chileli, Biscayzacú (Baleato) e Manuel Abreu. Técnico: Técnico: Ricardo Ortiz.
Local: Mineirão
Público:8593 pagantes - Renda: R$ 76.180,00
Árbitro: Antônio William Gomes (MG)
Expulsões: Marcos Adriano (A) e Emílio Haberli (D)
GOLS: Valdeir (29'), Da Silva (44') e Evair (69'). 


O jogo, como se vê, não era nada de mais; apenas um amistoso com a intenção de proporcionar um maior desafio ao time, pegando um time no início da temporada que exigisse mais do grupo. No entanto...
Encarar o Defensor (3º maior campeão uruguaio com 4 títulos, atrás somente de Peñarol e Nacional), até pela rivalidade Brasil x Uruguai, não foi nenhuma moleza. Em início de temporada, com jogadores experientes, contra um bom time - o Defensor viria a ser o campeão do Apertura naquele ano - que contava com jogadores com passagens pela seleção Uruguaia como Tabaré Silva (Campeão da Copa América 1995 / e da Liguilla Pré-Libertadores da América 1995 pelo Defensor); Jorge da Silva (Copa do Mundo de 1986/ Copa América de 1993/Mundial sub-20 de 1981 disputados pelo país, tendo conquistado títulos também na Espanha e na Colômbia); e  Gustavo Biscayzacú (à época um jovem de 19 anos, mas que se consagrou campeão Uruguaio e Chileno mais à frente) - , o jogo foi muito pegado. Uma expulsão para cada lado, catimba... o GALO saiu na frente com um gol de Valdeir, após passe de Doriva; 15 minutos depois, Da Silva cobrou uma falta rapidamente, com a defesa do GALO ainda sem se posicionar e Taffarell fora do gol, muito à frente ...  a bola impiedosamente  encobriu o tetracampeão do mundo. 1x1 no 1º tempo. No 2º, Em uma cobrança de escanteio de Nilo, a bola cai atrás do zagueiro do Defensor e Evair manda para o gol, dando números finais à partida. Foi um bom teste para o GALO, mas que, em certo ponto, iludiu a equipe e a torcida; tanto que o time ficou somente em 5º lugar no Campeonato Mineiro daquele ano, com o rival sendo campeão, e 3 meses e 5 dias depois Eduardo Amorim fazendo seu último jogo como técnico do GALO.
O resto, sabemos: Leão veio para provocar uma reformulação no elenco; chegaram também Jorginho, Valdir e Marques (ESSE SIM, ÍDOLO, que permanece no clube até hoje, atualmente como nosso Diretor de Futebol, fazendo um excelente trabalho); vencemos a Conmebol, a Copa Centenário, e encerramos o ano em alta. Infelizmente,no meio do caminho, perdemos um grande jogador: Dedê, nosso lateral esquerdo proveniente da base - que participou do jogo contra o Defensor - , foi vendido para o Borussia Dortmund, e nos preparávamos para outras despedidas no ano seguinte; após serem convocados para a Copa do Mundo, Doriva e Taffarell se despediram. Massss... aí já é outra coluna... tem muita história por trás dessas despedidas...

Novamente, como curiosidade - assim como contra o Danubio - coincidem as datas ... jogamos contra o Defensor em um 20/02, em 1997; e agora, de novo, enfrentaremos o time uruguaio em um 20/02. interessante é que se o time de Raí (aquele do Morumbi) passasse, jogaríamos dia 19/02;;; mas como ficou na 2a fase, a dona dos direitos de transmissão exigiu que passassem nosso jogo para o dia que estava "reservado" o jogo deles... será o destino? 2 times uruguaios... 2 datas coincidentes... já estou me preparando para a fase de grupos... tem outro uruguaio lá! Será que tem mais coincidências? Vamos saber futuramente, em outra coluna do "JOGOS HISTÓRICOS" ! Pois que o GALÃO VAI  PASSAR, não tenho dúvida! Aliás... alguém aí tem? Ainda mais com nosso "vovô artilheiro" Ricardo Oliveira e nosso 10, o "Pai do Anthuan" Cazares jogando o FINO como estão! Não tem jeito! Bora pra mais uma classificação, MASSA!!! E Não esqueçam: comentem, repassem nossos textos para os amigos, deem pitacos (a crítica construtiva sempre é bem vinda), mesmo se tiver de "jogar pedra"! Queremos essa interação com vocês! Lembrando que a Equipe GALO VQTTV está com uma parceria com a TV Arquibancada Do Galo, no Youtube! Tem sempre pré e pós jogo lá! Esperamos vocês lá, e aqui também!!!  Beleza?

Grande abraço a todos, e RUMO À CLASSIFICAÇÃO PARA A FASE DE GRUPOS!!!
#AQUIÉGALOPORRA !!!!!!!!!!!!!




Foto: Enciclopédia Galo Digital


Por: Renato Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário