A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) já estão discutindo meios de trazer a F4 para cá. Junto aos órgãos, a empresa F/Promo Racing, que atualmente realiza a Fórmula Vee Brasil, será quem organizará o campeonato.
Imagem: ADAC Motorsport (Divulgação)
Com a vinda da categoria, os pilotos poderão somar pontos para atingir a superlicença da FIA, e assim subir os degraus até a Fórmula 1. No atual regulamento da federação internacional, o piloto deve alcançar 40 pontos na licença em três anos para poder competir na F1.
“A Fórmula 4 é hoje a porta de entrada no automobilismo mundial para os jovens que sonham em fazer carreira no automobilismo. Nosso objetivo é oferecer a oportunidade para jovens pilotos correr aqui, no Brasil, com chances de seguir para a F3, depois a F2 e quem sabe chegar à F1. E ele já começa a somar os pontos da superlicença" comentou Flávio Menezes diretor da F/Promo Racing.
Buscando uma visibilidade maior entre os pilotos brasileiros, a categoria aqui no Brasil terá o menor custo do mundo, comparado aos demais países que contam com o mesmo torneio. O custo total de uma temporada completa deverá estar em torno de 470 mil reais.
“É bem menor do que se cobra na Europa ou na China, por exemplo, e menos até do que um piloto gasta numa temporada de kart no Brasil. Na Europa, o custo da temporada na F4 é de cerca de 300 mil euros, quase R$ 1,4 milhão" disse Andrey Valério, diretor esportivo da F/Promo Racing.
O piloto João Pedro Maia, atual competidor da Fórmula Vee Brasil, é o primeiro piloto a anunciar sua participação no novo torneio. "Estou seguindo o caminho de muitos jovens pilotos que sonham com a F1. Além disso, a F4 é a grande oportunidade para muitos garotos do kart, como eu, que não tinham no Brasil uma categoria de formação tão forte. Éramos obrigados a ir para a Europa ou EUA, e agora podemos correr aqui, e com custos mais baixos.”
De início, serão importados 12 monopostos, já no modelo 2020, em fibra de carbono, devidamente homologados pela FIA. A previsão é do calendário ser anunciado até novembro, com as etapas tendo início em Abril do ano que vem, passando pelos circuitos de Interlagos, Velo Città, Goiânia e Curitiba.
Pontuação para a superlicença FIA na Fórmula 4:
- Campeão: 12 pontos
- Vice-campeão: 10 pontos
- Terceiro colocado: 7 pontos
- Quarto colocado: 5 pontos
- Quinto colocado: 3 pontos
- Sexto colocado: 2 pontos
- Sétimo colocado: 1 ponto
- Vice-campeão: 10 pontos
- Terceiro colocado: 7 pontos
- Quarto colocado: 5 pontos
- Quinto colocado: 3 pontos
- Sexto colocado: 2 pontos
- Sétimo colocado: 1 ponto
Ficha técnica do Fórmula 4:
- Chassis: Monobloco em fibra de carbono homologado pela FIA.
- Motor: 4 cilindros, homologado pela FIA por fabricantes como Fiat, Ford, Honda e Renault, com no máximo 160 CV.
- Suspensão: Dianteira e traseira com braços triangulares com pushroads, com ajuste de barra estabilizadora.
- Segurança: Padrões FIA. Estrutura dianteira e traseira para absorção de impacto, laterais antiperfurante, assento removível, encosto de cabeça, cabo de aço prendendo as rodas e coluna de direção retrátil com o impacto.
- Medidas do carro : 4467 x 1738 x 958 mm
- Rodas dianteiras: 8’’ x 13’’
- Rodas traseiras: 10’’ x 13’’
- Pneus: Fabricante de acordo com a escolha do campeonato.
- Motor: 4 cilindros, homologado pela FIA por fabricantes como Fiat, Ford, Honda e Renault, com no máximo 160 CV.
- Suspensão: Dianteira e traseira com braços triangulares com pushroads, com ajuste de barra estabilizadora.
- Segurança: Padrões FIA. Estrutura dianteira e traseira para absorção de impacto, laterais antiperfurante, assento removível, encosto de cabeça, cabo de aço prendendo as rodas e coluna de direção retrátil com o impacto.
- Medidas do carro : 4467 x 1738 x 958 mm
- Rodas dianteiras: 8’’ x 13’’
- Rodas traseiras: 10’’ x 13’’
- Pneus: Fabricante de acordo com a escolha do campeonato.
por Vinícius de Oliveira
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