Lembra do Herrera, o 'quase gol'? Pois bem, ele está no Rosário Central, está atuando em é um dos adversários do Palmeiras na Libertadores. (Foto:Espn.com.br) |
Caros amigos e amigas, vamos para uma análise dos próximos adversários da Sociedade Esportiva Palmeiras na Copa Libertadores da América (Grupo 2). Na última quinta-feira (25), Rosário Central (ARG) E Nacional (URU) se enfrentaram no Estádio Gigante de Arroyito, na cidade de Rosário, casa do Rosário Central. O resultado da partida foi 1x1, gols de Niko López para a equipe uruguaia, e Larrondo, para a equipe Argentina. Larrondo este que provavelmente não deve estar em campo diante do Palmeiras, na segunda rodada da Libertadores. Ele lesionou a coxa esquerda e é quase descartado da partida. Mas, vamos ao que interessa, a análise das equipes. De que maneira atuam, que esquema tático gostam de utilizar, quais pontos fortes e fracos? Vamos vê-los, e espero que a comissão técnica também tenha visto como ambas as equipes atuaram (rs).
Print maroto , mas com uma montagem didática (Via: Fox.PlayBrasil.com.br) |
Na foto acima, um dos esquemas mais utilizados pela equipe do Rosário Central, comandada por Eduardo Coudet. O 3-4-3, com boa compactação entre os setores. Esquema funciona mais ou menos desta feita: Alas adiantados como como meias, recuando um dos volantes para formar um trio de zagueiros, e mais um volante à frente da linha de zagueiros, para uma melhor distribuição de bola para o meio campo e ataque. Há também 3 meias, pois os alas/laterais se tornam meias, ou até variam durante a partida, colocando um volante como meia avançado, prende e recua um de seus laterais para jogar na linha de 3 zagueiros, e finalizando o esquema, atua quase sempre com 3 atacantes .
Marco Ruben, o craque do Rosario Central. (Foto via: lacapital.com.ar) |
Destes, o que mais se destaca é Marco Ruben, jogador de 29 anos, que foi artilheiro do último torneio, Apertura, com 21 gols. Não esteve em campo na estréia da Libertadores, devido a lesão, mas já retornou aos campos e de forma satisfatória, marcando 2 dos 3 gols da equipe Canalla (Assim são conhecidos os torcedores e jogadores da equipe de Rosário) sobre o Colón, por 3x0 no último domingo (28).
Outro bom destaque da equipe é o volante Pinola, que é o encarregado de começar as jogadas ofensivas. Com força física aliada a velocidade, inteligência, qualidade de passe e visão de jogo, o volante de 32 anos pode ser um elemento surpresa e desmontar muitos sistemas táticos. Olho nele!
Assim também como o lateral esquerdo e também meia Aguirre, que é muito acionado. Ofensivamente é um excelente jogador, mas defensivamente não é muito bom, e sempre deixa lacunas pelo seu setor.
Já os pontos fracos da equipe são:
- Retorno na transição entre ataque e defesa, após perder a posse de bola, no qual é lento;
- Bola aérea defensiva 'Padrão Palmeiras', ou seja, horrorosa;
- E o Zagueiro Donati, que é um zagueiro de qualidade bastante questionável;
No lugar de Lo Celso( lesionado), Cervi atuará como meia mais próximos aos atacantes, e Aguirre jogará como meio campista na 'linha de 3 do meio campo. ( Foto via @RCentral ) |
Mas, como o Palmeiras atua no 4-2-3-1 e provavelmente utilizará tal esquema contra a equipe argentina, o Rosário jogará no 4-3-1-2, que sem a posse de bola será um 4-5-1, recuando 2 atacantes, para recompor o meio, e ajudar na marcação. Mas a forma de tocar a bola, procurando triangulações e aproximações dos jogadores, ocorre em ambos os esquemas. Assim, numa forma bem simples, podemos ver os conceitos do Rosário Central.
Lembram de Mauricio 'ossos e músculos de vidro' ? Ele é titular do Nacional (URU). Foto via: PasionTricolor.Uy) |
Agora falaremos do Nacional, El tricolor, no qual é um time muito aguerrido, que marca muito e joga procurando estar sempre com linhas compactas em seus setores, mas há falhas.
Esquema 4-4-2, com brechas, já que não há compactação 100% bem feita. (Foto: FoxPlayBrasil.com.br) |
Reparem na imagem 'marota' acima, que o sistema de jogo da equipe treinada por Gustavo Munúa joga num 4-4-2 bem definido, mas com falhas. Reparem que temos duas linhas com 4 jogadores e dois atacantes avançados. Porém, reparem onde estão os espaços marcados com a letra X. Notaram que há lacunas grandes? Se a equipe adversária souber trabalhar no esquema 4-1-4-1, com um jogador tendo posse de bola entre as duas 'linhas de 4', haverá maiores possibilidades de uma jogada ofensiva ocorrer, pois um jogador livre, com qualidade, se souber aproveitar esse espaço, poderá causar danos graves a equipe adversária.
Foto via: FoxPlayBrasil.com.Br |
Na foto/print, houve a situação da equipe ficar momentaneamente com 10 jogadores, pois um deles estava sendo atendido clinicamente fora das 4 linhas. Reparem que as linhas estão mais próximas, num 4-3-2, mas notem no círculo que aparece na imagem. Repararam que um dos atacantes não voltou para recompor? Pois então, ficou um espaço muito grande, no qual poderia haver um aproveitamento melhor, por parte da equipe do Rosário, mas que não foi usado.
Por fim, os pontos fortes e fracos do Nacional:
PONTOS FORTES
Nico López é atacante, e o principal destaque da equipe. (Foto via:Teledoce.com) |
Nico Lópéz, (22 anos), é o principal destaque da equipe, o cara com melhor finalização, e que volta para ajudar na marcação com vontade e determinação.
Além do lateral Jorge Fucile, ex- Santos e Porto de Portugal, que mostra asegurança defensiva e um modesto apoio ofensivo, mas que colabora com sua experiência em campo.
PONTOS FRACOS
Fisicamente a equipe cai de nível depois dos 30 minutos, de forma assustadora, além de rifar muito a bola no primeiro sinal de forte marcação. Gosta muito de jogar no contra ataque, mesmo como mandante, pois não há um meia de qualidade, para criar jogadas na equipe, pelo menos não com qualidades suficientes para um toque orefinado com a bola, apenas correria, e lançamentos, ou no máximo toques laterais. Equipe que quando quer ir para o ataque, ou catimba muito, ou vai em 4 ou 5 toques ao gol, na maioria deles com lançamentos.
É isso pessoal, um breve resumo sobre 2 dos 3 adversários do Palmeiras na Copa Libertadores, já que o River Plate do Uruguai, já conhecemos um pouco melhor desde a estréia.
por Leonardo Bueno
Siga-nos no twitter: @Palmeiras_VQTTV
Nenhum comentário:
Postar um comentário